PARAIBANO: SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE




Prof. Amaury Carneiro

Público presente na reunião / Promotor de Justiça
 José Emanuel e Sec. de educação Ilna Carla
O Comitê Nacional que realiza e fortalece as ações de enfrentamento à problemática da violência sexual de crianças e adolescentes, por meio de campanhas nacionais e apoio às ações dos comitês estaduais/distrital e municipais,  está realizando a  “SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE”,  o lançamento do Projeto em Paraibano com o título "FAÇA BONITO" foi realizado nesta segunda-feira (13) de Março, na Escola Municipal Sarney Costa, no bairro da Substação. O segundo evento de lançamento da campanha foi realizado ontem terça-feira (14/05), na secretaria municipal de educação, com a participação da secretária municipal de assistência social Edivânia Madeira, da secretária municipal de educação Ilna Carla, da assistente social e vice-prefeita Rejany Gomes, do advogado Daniel Veloso Furtado, do Promotor de Justiça José Emanuel da Silva e Sousa, coordenadores da secretaria de educação, diretores de escolas, representantes do Conselho Tutelar e do editor deste blog de notícias. A prefeita Aparecida Furtado não participou da reunião porque estar viajando.

Sec. de Assis. Social Edivânia Madeira e Vice-prefeita
Rejany Gomes, explorando slide
explicativo da campanha
A secretária municipal de assistência social  Edivânia Madeira, abriu a reunião abordando os temas da campanha e solicitando que os diretores das escolas municipais tenham um olhar clínico em relação aos alunos,  para poder observar qualquer sinal de violência sofrido na criança e adolescente.

“Peço que os diretores e professores que trabalham principalmente com crianças,  que tratam as mesmas, como se fossem de sua família, com carinho e atenção que as vezes elas não recebem esse tratamento em suas casas” Completou Edivânia.

Em seguida a a vice-prefeita Rejany Gomes acompanhada da secretária Edivânia, exploraram de forma explicativa um slide com todos os objetivos, metas, evolução gradual da violência e as conseqüências sofridas pelas crianças e adolescentes.

O editor deste blog perguntou às assistente social Edivênia e Rejany,  se já houve casos em Paraibano, em que os infratores foram identificados e punidos; as mesmas disseram que sim e atualmente segundo Edivânia,  tem um elemento preso e dois sob investigação.

Ilna Carla,  secretária municipal de educação prometeu empenho e dedicação em relação à campanha, por parte da educação.

O promotor de justiça José Emanuel explicou alguns tópicos do Art. 217 do código penal e disse que o Ministério Público estar a disposição para atender qualquer tipo de denuncia sobre violência contra as criança e adolescente, e solicitou para que as pessoas que tenham algum conhecimento sobre casos de maus tratos e de violência sofrida por crianças e adolescente que denunciem diretamente no MP ou através do Disque 100.


Dentre as  metas da campanha, está a promoção do dia 18 de maio - Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes – como referência de mobilização de massa. Assim, realiza a Campanha anual “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.


A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.


O símbolo surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.


Na campanha, a sociedade, o governo e empresas envolvidas com o tema são convidados a tomar parte do problema e assumir a sua responsabilidade diante do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Veja abaixo a Agenda Semanal da Campanha em Paraibano, enviada ao blog pela Secretaria municipal de assistência Social

LOCAL
DATA
HORA
·         Sarney Costa
Quarta – Feira(15/05)
10:00 Horas
·         Padre Dante
Quarta- Feira(15/05)
16:00 Horas
·         Bandeirantes
Quinta-Feira (16/05)
10:00 Horas
·         Ana Tereza
Quinta- Feira (16/05)
16:00 Horas

LOCAL
DATA
HORA
·         Zélia Cruz
Terça- Feira(14/05)
15: 00 Horas
·         Ana Tereza
Quarta- Feira (15/05)
09:00 Horas
·         Adonias Lacerda
Quarta-Feira (15/05)
16:00 Horas
·         Darcy Furtado
Quinta-Feira (16/05)
09:00 Horas
·         Antonio de Brito Lira
Quinta – Feira (16/05)
14:00 Horas

LOCAL
DATA
HORA
·         Januário Dias
Quarta-Feira (15/05)
09:00 Horas
·         João Paraibano
Quarta-Feira(15/05)
10:30 Horas
·         “Os Amiguinhos”
Quinta – Feira (16/05)
08:00 Horas
·         Adonias Lacerda
Quinta-Feira(16/05)
10:00 Horas
·         Henrique Dias
Quinta- Feira(16/05)
11:00 Horas

Realiazação,  Prefeitura Municipal de Paraibano-MA, Secretaria de Assistência Social e Centro de Referencia e de Assistência Social (CRAS).

NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.