BIOQUíMICA DE PARAIBANO FARÁ CAPACITAÇÃO EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA INTERNACIONAL, O ALBERT EINSTEIN EM SP


Bethânia, Bioquimica em Paraibano,
 fará capacitação em hospital
de referência Internacional
O blog entrevista a Bioquímica Bethânia Camargo, profissional da área de saúde em Paraibano-MA, Bethânia,  foi selecionada para participar de uma capacitação no Hospital Israelita Albert Einstein, na cidade de São Paulo, um hospital de grande porte, excelência em saúde, ensino, pesquisa e responsabilidade social. Um dos mais renomados da América Latina.

A bioquímica é esposa de Ludenrique Freire, filho do popular "Bitonho", proprietário da churrascaria boi na brasa e, é mãe de dois filhos,  Rafael de dois anos e da recém-nascida Ana Estela. 


Amaury Carneiro: Conte um pouco sobre você.

Bethânia Camargo:   Sou natural de Auriflama – SP, moro e trabalho em Paraibano desde 2008, casada, tenho dois filhos. Sou Formada em Farmácia-Bioquímica no ano de 2000, pela Fundação Educacional de Fernandópolis – SP, pós- graduada em Farmacologia Clínica pela UNIEURO em Brasília – DF, pós-graduada em Gestão Pública em Saúde pela UEMA.

1.    A.C: Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou durante a sua faculdade?

B.C : Foram várias, até porque na época não existiam quase programas de auxílio, como FIES ou ENEM.

A.C:     Conte para a gente o que ocorreu desde que você se formou. Foi fácil conseguir o seu primeiro emprego? Como você veio parar aqui em Paraibano?

B.C:  Me formei em dezembro de 2000 e em maio de 2001 já estava trabalhando em Brasília-DF, na época não havia profissionais suficientes para atender a demanda do mercado. Atuei como responsável técnica, sub-gerente e gerente em redes de drogarias no DF, como na extinta VISON, DROGA-FUJI, ROSÁRIO e GRUPO PÃO DE AÇÚCAR.

Vim para Paraibano a convite do Sr. Ludenrique Campos Freire, atualmente meu esposo, e sua família, pois na época surgira a vaga no município para minha área de atuação profissional.
O primeiro emprego é meio complicado para todos, em qualquer área de atuação, pois o contato com a realidade é muito diferente dos livros, das teorias.

A.C: Sobre esta capacitação em São Paulo no Hospital Albert Einstein, como você conseguiu, como foi o processo de seleção?

B.C:  Através do Departamento de Gestão da Educação (DEGES/SGTES/MS) e o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF/SCTIE/MS), me inscrevi para a CAPACITAÇÃO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA PARA PROFISSIONAIS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - COM O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA, ofertado na modalidade presencial, em parceria com Centro de Simulação Realística do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, Associação Brasileira de Ensino Farmacêutica - ABENFAR e Sociedade Brasileira da Farmácia Hospitalar - SBRAFH, realizado no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), onde foram ofertadas 320 vagas para farmacêuticos de todo o Brasil. 

A.C: Depois desta capacitação seu currículo irá enriquecer ainda mais, quais suas perspectiva para o futuro?

B.C: Com toda certeza, poder participar de uma capacitação ofertada pelo Ministério da Saúde, em um hospital desse porte e de referência nacional é extremamente importante para aprimorar nossos conhecimentos. Espero cada vez mais me qualificar e assim prestar um serviço de qualidade sociedade, mas também espero que a sociedade reconheça o papel do profissional farmacêutico, sua importância para melhorar  qualidade de vida da população em geral, sua atuação nos programas do Ministério da Saúde, como no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), assim como os profissionais possam receber salários dignos e compatíveis com as responsabilidades do cargo e área de atuação.

A.C: Para você, quais são as habilidades e requisitos necessários para alguém que esteja desejando fazer o Curso de Farmacia/bioquimica? Ser Farmceutico/bioquímico atualmente é uma profissão rentável e normalmente é fácil se conseguir emprego?


B.C: Gostar de biologia e química, estuda-se muito essas disciplinas na graduação, apesar de terem ocorrido várias mudanças no decorrer dos anos na carga horária dos cursos de farmácia.

Hoje temos o biomédico que disputa o mercado de trabalho conosco na área de análises clínicas, mas temos uma ampla e vasta área de atuação, como nas drogarias, farmácia de manipulação, análises clínicas, docência, auditoria farmacêutica, acupuntura, assistência domiciliar em equipes multidisciplinares, vigilância sanitária, saúde pública, controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental, administração farmacêutica, atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, banco de cordão umbilical, banco de sangue, banco de leite humano,fitoterapia, gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde,  toxicologia forense, enfim são muitas áreas.

Há no mercado uma grande oferta de profissionais atualmente, mas creio que a qualificação é fundamental para atuação no dia a dia, seja em qualquer área de escolha.
Os interessados podem visitar o site do Conselho Federal de Farmácia: www.cff.org.br. Também temos o site do Conselho Regional do Maranhão: www.crfma.org.br.

WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”


3 comentários:

  1. Maria Antonia: Parabéns pra vc, pena q em Paraibano os político na sua maioria dão valor a pessoas q se dizem "PROFISSIONAIS" sem ser, prefiro não citar nomes. vc como outras pessoas q conheço estão perdendo seu tempo aqui nesse buraco. mariaantonia12@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Quem era a prefeita na epoca, eita ingratidão!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns minha grande amiga, você merece. Sandro Enfermeiro

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.