GRANDE NÚMERO DE CRIANÇAS SÃO HOSPITALIZADAS COM INFECÇÃO INTESTINAL EM PARAIBANO-MA

 Por: Amaury Carneiro

Hospital Municipal de Paraibano-MA
  
Rua comercial em Paraibano-MA
 Mais de 60 crianças foram hospitalizadas em Paraibano nos últimos dois meses, o principal sintoma da grande maioria foi infecção intestinal causada por consumo de alimentos estragados.
Diante desse crime contra a saúde pública, o promotor de justiça de Paraibano - MA, Moises Caldeira Brant, juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal  estão fazendo blitz, visitando vários comércios locais para identificação e apreensão de mercadorias vencidas e aplicação de multas para quem desobedecer lei .
Segundo a Associação Brasileira dos Supermercados, existe um destino correto para a comida vencida.
            Esse produto é devolvido ao fornecedor, e o fornecedor é que vai providenciar o descarte desse produto. Se um consumidor, por acaso, já tiver comprado esse produto, ele tem que ter a restituição imediata do valor ou a troca imediata desse produto,
Para os pequenos comerciantes, também há regras quanto aos produtos vencidos. Eles têm que ser inutilizados, furados, dispensados o seu líquido, o seu conteúdo, para depois colocar na caçamba para a coleta pública. (ABS)

Aqui em Paraibano como em todo o País, isso acontece principalmente por que as pessoas não se informam sobre a validade dos produtos, principalmente a população analfabeta que são as maiores vítimas.


Mas como proteger sua família contra os perigos das comidas vencidas?
                             
 Ir às compras, sem afobação: essa é a principal dica de quem entende do assunto.
“O consumidor tem que aprender a ler o que o fabricante está informando, evitar comprar muito perto dos vencimentos”, diz Evanise Segala, da Vigilância Sanitária do Maranhão.

É preciso bastante cuidado quando o preço estiver muito abaixo do normal. “Se você vai consumir o produto em liquidação no prazo de validade dele, compre. Se não, não faça isso. Muitas vezes, o barato pode sair caro”, explica Evanise Segala.

Para certos alimentos, o cuidado deve ser redobrado. Quanto menor o prazo de validade, mais atenção é preciso ter.

“Aqueles que, em geral, têm uma grande quantidade de nutrientes e a água, aqueles que envolvem leite, ovos, gordura em uma concentração elevada se contaminam mais facilmente”, aponta o fiscal da vigilância sanitária.

 
NP - Não respeitar os prazos de validade pode trazer conseqüências. Vômito, diarreia e desidratação são as mais comuns.
        Se nós estamos falando de crianças e de idosos, isso é muito mais sério do que o jovem ou a pessoa de meia idade. Então, realmente o prazo de validade não é uma coisa banal. Ele é muito sério. O mínimo que a gente tem que fazer é olhar o prazo de validade. E comunicar ao dono do estabelecimento para que tome as devidas providências, se não denuncie à autoridade competente. Ninguém merece comprar produto vencido. (Amaury Carneiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.