Por; Amaury Carneiro
Com informações da Agência Brasil
O percentual de estudantes que estão atrasados na escola é maior nos estados do Norte e Nordeste. No Pará por exemplo, quase 40% (39,90%) dos alunos do ensino fundamental não cursam a série adequada para sua idade, enquanto a média nacional é de 23,6%. O estado da região Norte é o líder brasileiro da estatística negativa.
Infelizmente o indicador também aponta sérios probelmas no Maranhão. No estado, a distorção na idade dos alunos que cursam o ensino fundamental é grande e chega a 30,50% de crianças que não estão na série compatível com a idade.
Os problemas educacionais não se encontram somente no ensino fundamental maranhense. No ensino médio a problemática é bem maior, com 48,30% dos estudantes que estão com idade avançada para a série que cursa.
Além de Pará e Maranhão, Bahia e Sergipe também têm altos índices: 38,1% e 37,9%, respectivamente.
Legislação
Pela legislação que organiza a oferta do ensino no país, a criança deve ingressar aos 6 anos no 1° ano do ensino fundamental e concluir a etapa aos 14. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no ensino médio.
De 2008 a 2010, o percentual de alunos que não estão na série adequada registrou leve alta. A taxa passou de 22,1% no ensino fundamental, em 2008, para 23,6% em 2010. No ensino médio, o percentual era de 33,7% em 2008 e foi e chegou a 34,5% no ano passado.
Taxas baixas
Na outra ponta, o estado com a menor taxa de distorção idade-série no ensino fundamental é São Paulo: 8,4% dos alunos desta etapa não cursam a serie adequada a sua idade. Em seguida aparecem Paraná (14,8%) e Santa Catarina (15,2%). As três unidades da federação também têm os menores índices no ensino médio, sendo os estudantes catarinenses os com melhor resultado: 16,4% estão atrasados na escola.
Taxa de distorção
As taxas de distorção idade-série do Censo Escolar 2010 é o indicador que mede a proporção de alunos que não está matriculada na série indicada à faixa etária.
Confira as taxas de distorção idade-série por estado:
ENSINO FUNDAMENTAL
São Paulo - 8,40%
Paraná - 14,80%
Santa Catarina - 15,20%
Distrito Federal - 17,90%
Mato Grosso - 18,30%
Minas Gerais - 19,30%
Espírito Santo - 20,60%
Goiás - 21,70%
Rio Grande do Sul - 22,60%
Roraima - 22,80%
Tocantins - 22,80%
Ceará - 25,50%
Rondônia - 26,90%
Mato Grosso do Sul - 27,00%
Amapá - 27,10%
Rio de Janeiro - 28,00%
Acre - 29,10%
Pernambuco - 29,70%
Maranhão - 30,50%
Rio Grande do Norte - 31,10%
Paraíba - 34,50%
Piauí - 34,80%
Alagoas - 35,40%
Amazonas - 35,80%
Sergipe - 37,90%
Bahia - 38,10%
Pará - 39,90%
ENSINO MÉDIO
Santa Catarina - 16,40%
São Paulo - 18,10%
Roraima - 23,50%
Paraná - 23,90%
Espírito Santo -25,10%
Distrito Federal - 29,40%
Rondônia - 30,30%
Rio Grande do Sul - 30,50%
Minas Gerais - 31,30%
Mato Grosso do Sul - 33,10%
Goiás - 33,60%
Tocantins - 34,20%
Ceará - 34,70%
Mato Grosso - 35,50%
Acre - 36,30%
Paraíba - 41,70%
Amapá - 42,60%
Rio de Janeiro - 43,50%
Rio Grande do Norte - 45,40%
Maranhão - 48,30%
Pernambuco - 49,10%
Alagoas - 49,40%
Bahia - 49,70%
Amazonas - 51,00%
Sergipe - 51,60%
Piauí - 56,70%
Pará - 59,20%
Infelizmente o indicador também aponta sérios probelmas no Maranhão. No estado, a distorção na idade dos alunos que cursam o ensino fundamental é grande e chega a 30,50% de crianças que não estão na série compatível com a idade.
Os problemas educacionais não se encontram somente no ensino fundamental maranhense. No ensino médio a problemática é bem maior, com 48,30% dos estudantes que estão com idade avançada para a série que cursa.
Além de Pará e Maranhão, Bahia e Sergipe também têm altos índices: 38,1% e 37,9%, respectivamente.
Legislação
Pela legislação que organiza a oferta do ensino no país, a criança deve ingressar aos 6 anos no 1° ano do ensino fundamental e concluir a etapa aos 14. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no ensino médio.
De 2008 a 2010, o percentual de alunos que não estão na série adequada registrou leve alta. A taxa passou de 22,1% no ensino fundamental, em 2008, para 23,6% em 2010. No ensino médio, o percentual era de 33,7% em 2008 e foi e chegou a 34,5% no ano passado.
Taxas baixas
Na outra ponta, o estado com a menor taxa de distorção idade-série no ensino fundamental é São Paulo: 8,4% dos alunos desta etapa não cursam a serie adequada a sua idade. Em seguida aparecem Paraná (14,8%) e Santa Catarina (15,2%). As três unidades da federação também têm os menores índices no ensino médio, sendo os estudantes catarinenses os com melhor resultado: 16,4% estão atrasados na escola.
Taxa de distorção
As taxas de distorção idade-série do Censo Escolar 2010 é o indicador que mede a proporção de alunos que não está matriculada na série indicada à faixa etária.
Confira as taxas de distorção idade-série por estado:
ENSINO FUNDAMENTAL
São Paulo - 8,40%
Paraná - 14,80%
Santa Catarina - 15,20%
Distrito Federal - 17,90%
Mato Grosso - 18,30%
Minas Gerais - 19,30%
Espírito Santo - 20,60%
Goiás - 21,70%
Rio Grande do Sul - 22,60%
Roraima - 22,80%
Tocantins - 22,80%
Ceará - 25,50%
Rondônia - 26,90%
Mato Grosso do Sul - 27,00%
Amapá - 27,10%
Rio de Janeiro - 28,00%
Acre - 29,10%
Pernambuco - 29,70%
Maranhão - 30,50%
Rio Grande do Norte - 31,10%
Paraíba - 34,50%
Piauí - 34,80%
Alagoas - 35,40%
Amazonas - 35,80%
Sergipe - 37,90%
Bahia - 38,10%
Pará - 39,90%
ENSINO MÉDIO
Santa Catarina - 16,40%
São Paulo - 18,10%
Roraima - 23,50%
Paraná - 23,90%
Espírito Santo -25,10%
Distrito Federal - 29,40%
Rondônia - 30,30%
Rio Grande do Sul - 30,50%
Minas Gerais - 31,30%
Mato Grosso do Sul - 33,10%
Goiás - 33,60%
Tocantins - 34,20%
Ceará - 34,70%
Mato Grosso - 35,50%
Acre - 36,30%
Paraíba - 41,70%
Amapá - 42,60%
Rio de Janeiro - 43,50%
Rio Grande do Norte - 45,40%
Maranhão - 48,30%
Pernambuco - 49,10%
Alagoas - 49,40%
Bahia - 49,70%
Amazonas - 51,00%
Sergipe - 51,60%
Piauí - 56,70%
Pará - 59,20%
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE COM EDUCAÇÃO.