TECNOLOGIA: Sistema alerta motoristas com sono ao volante

Correio Brasiliense

A Ford vem introduzindo em sua nova geração de modelos mundiais uma série de tecnologias visando à segurança ativa e passiva a bordo. Uma dessas inovações, que acaba de ser divulgada, é um sistema de alerta capaz de evitar milhares de acidentes causados por sono ao volante: o "Driver Alert". Usando avançada tecnologia e algoritmos sofisticados, ele analisa o comportamento do motorista e dispara um aviso ao detectar sinais de sonolência ou direção irregular.
    "O cansaço do motorista é um problema sério que pode afetar qualquer pessoa. Quando o motorista fica com sono e perde a concentração, tende a rodar fora da faixa, corrigindo depois bruscamente a direção. O sistema 'Driver Alert' capta esses movimentos laterais irregulares", diz Margareta Nieh, engenheira da Ford.
    Considerando que um em cada cinco acidentes graves de trânsito é causado por sono ao volante, esta é uma tecnologia que pode beneficiar todos os motoristas. "Este pode ser o despertar mais importante da sua vida", destaca a especialista.


Primeiras aplicações

    A Ford já tornou essa tecnologia disponível nos modelos Focus, Mondeo, S-MAX e Galaxy, recentemente lançados na Europa. "O Sistema 'Driver Alert' é mais uma tecnologia Ford que tende a se popularizar no futuro em vários produtos da marca no mundo, ampliando os padrões de segurança preventiva dos usuários", diz a engenheira.
   O sistema "Driver Alert" é composto de uma pequena câmera frontal conectada a um computador de bordo. A câmera fica montada na parte de trás dos retrovisores e é programada para identificar as faixas de ambos os lados da pista. O computador monitora a estrada à frente e prevê onde o carro deveria estar posicionado em relação às faixas. Ele compara essa medida com a posição real do veículo e, se a diferença for grande, dispara um aviso.
    "Vamos imaginar que o motorista está cansado, seu nível de concentração começa a cair e o veículo zanza de um lado para o outro", diz a engenheira. "O software detecta essa mudança e inicia um processo de alerta de dois estágios."
Primeiro, aparece uma mensagem de texto no painel de instrumentos, acompanhada de um alerta sonoro de 10 segundos. Se o motorista continua a mostrar comportamento inseguro, é ativado um aviso mais forte, que o motorista precisa responder apertando um botão.
    "Se o motorista não responder ao sinal, o alerta só poderá ser desativado se ele parar o carro e abrir a porta do motorista", diz Margareta Nieh. "O sistema então reconhece que talvez o motorista tenha sido trocado, ou ele parou para descansar e pode seguir viagem."


Tecnologia inteligente

    A câmera do "Driver Alert" é programada para rastrear as faixas de ambos os lados da estrada, mas também funciona se apenas um lado for detectado. O sistema pode ser desligado no painel de instrumentos. "A tecnologia é inteligente. Ela foi programada para reconhecer manobras intencionais de mudança de faixa e não dispara ao se fazer uma ultrapassagem, por exemplo", completa a especialista.


Ocasiões mais comuns de acidentes causados por sono ao volante:

· Viagens longas com estradas retas e monótonas.

· Entre as 2h00 e 6h00 da madrugada.

· Entre as 14h00 e 16h00, especialmente depois de comer ou tomar bebidas alcoólicas, mesmo que só uma dose.

· Depois de dormir menos que o normal.

· Depois de ingerir álcool.

· Depois de tomar remédios que provocam sonolência.

· Em viagens para casa depois do trabalho noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.