CASOS DE MENINGITE NO MA JÁ CHEGAM A 34

 Agência O Estado
O número de casos suspeitos de meningite no sul do Maranhão subiu de 19 para 34. A informação foi divulgada pela Secretaria de estado de Saúde (SES) que também confirmou que nove há casos deram positivos e que também há cinco óbitos sendo investigados na região. Ainda segundo a SES, os casos são de meningite bacteriana e que uma força-tarefa com médicos e técnicos ligados ao governo estadual e do Ministério da Saúde estão fazendo o acompanhamento dos casos já notificados.
No esforço de combate á doença, toda a equipe de infectologistas do governo estadual, além de técnicos de vigilância epidemiológica foi deslocada para a região. A equipe conta com um helicóptero equipado com unidade de tratamento intensivo e um carregamento de 32 mil doses de vacina contra a meningite tipo A e C. Deste total de vacinas, 22 mil virão dos estoques do governo federal e 10 mil são do governo estadual.

A estratégia é vacinar a população dos povoados atingidos por casos da doença, fazer a profilaxia com uso de antibióticos e usar o helicóptero como suporte para deslocar os casos mais graves para hospitais de referência em Imperatriz, segunda cidade do Estado e distante cerca de 300 quilômetros da área atingida pelo surto de meningite. Segundo o subsecretário de Estado de Saúde, José Marcio Leite, todas as medidas necessárias para evitar o alastramento da doença estão sendo tomadas.

O subsecretário de Saúde também informou que a vacinação da população é uma decisão do Ministério da Saúde, tomada somente após a confirmação da ocorrência de epidemia - quando a curva endêmica ultrapassa o limite de 10 casos registrados por município.

Aqui em Paraibano nos últimos  anos já houve vários casos, inclusive levando a pessoa infectada a óbito, causado pela doença, porém não foi tomada nenhuma medida de prevenção com maior abrangência no município.


NoticiasdeParaibanoMa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.