SAGRIMA REALIZA REUNIÃO EM PARAIBANO PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS

Amaury Carneiro

O Programa, que faz parte do Plano Brasil sem Miséria, foi implantado no Maranhão pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e o Ministério da Integração Nacional.

São atendidas pelo programa as famílias que residem na zona rural e que vivem em situação de extrema pobreza, com uma renda familiar de até R$ 140,00 mensais. É necessário ainda que os beneficiários estejam inscritos no Cadastro Único do governo federal – o CadÚnico. Também podem ser beneficiados os aposentados que vivam exclusivamente da renda previdenciária, mesmo possuindo renda per capita familiar superior a R$140,00.

De acordo com o senhor Raimundo Abreu, Coordenador Executivo Estadual do Program Água Para Todos, que coordenou a reunião realizada ontem na Câmara dos Vereadores de Paraibano, o objetivo dessa primeira reunião  é trazer as informações inerentes ao programa, apresentando aos gestores municipais que são de políticas públicas integradas, que deverão estar acompanhando todas as ações de implantação do sistema simplificado de abastecimento de água previsto para o município.

Raimundo Abreu, coordenador
executivo estadual do programa
"O critério de seleção  foi dado pelo governo federal  através do Ministério da Integração Nacional,  que prever o atendimento para os municípioS que estão com situações de seca de emergência, e que tenham  uma população rural de extrema pobresa, sem acesso a água potável  em condições básicas para o consumo humano. estamos comtemplando em paraceria com o governo federal  e governo do estado através da Sagrima, para implantarmos  79 sistema integrado de abastecimento em 23 municiípios e, cujo o município de Paraibano, foi contemplado para iniciarmos já as ações atraves do comitê de gestão municipal.

A contrapartida do município é dá o apoio institucional  as ações de implantação com acompanhamento e monitoramento dessas ações com políticas públicas interligadas das Secretarias municipais  de Agricultura e Meio Ambiente,  Assistência Social, Saúde e Infraestrutura" Disse o coordenador Raimundo Abreu ao blog.


Ainda segundo Raimundo de Abreu, é preciso que o município contemplado crie o Comitê Gestor Municipal.

Comitês - A metodologia do Programa Água para Todos consiste, inicialmente, na implantação do Comitê Gestor Municipal, que é instalado pelas equipes da Sagrima e Codevasf.

Representantes da sociedade civil, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas e poder público municipal integram o comitê gestor municipal, que é o responsável pela validação das famílias no cadastro de beneficários, analisando se elas estão de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo programa.

Reunião na Câmara de Vereadores

Participaram da reunião a prefeita Aparecida Furtado, o secretário municipal de agricultura Júlio Cesar, a secretária municipal de assistência social Edivânia Madeira, a secretária de obras e transporte Sâmia Albuquerque, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Paraibano Nonato Santos, representantes dos agentes comunitários de saúde, a vereadora Ana Célia, Socorro e Cazuquinha, o professor Maurício Freire acessor da secretaria municipal de agricultura e meio ambiente e o professor Marcos Aurélio, presidente da Associação Comunitária Novo horizonte.


NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”


2 comentários:

  1. Só a panela, com exceção do professor Marcos, cadê a comunidade que é a mais interessada, será que não foi convidada, ou ninguém da comunidade tem interesse e não se importa de participar, era hora de participar e mostrar o descaso da Caema com as pessoas com essa precariedade de anos que assola Paraibano

    ResponderExcluir
  2. SÓ FALTA MESMO, A ÁGUA...

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.