MATADOURO DE PASTOS BONS DEVE SER INTERDITADO EM UM PRAZO DE 90 DIAS



Portal na entrada de Pastos Bons-MA
TAC foi assinado entre a Prefeitura do município e o Ministério Público.
Prefeita afirma que um novo já está em fase de adaptação.

Do G1 MA

O matadouro de Pastos Bons deve ser interditado em um prazo de 90 dias, a contar do dia 28 de fevereiro. É o que propõe o Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público do Maranhão com o município (localizado a 537 km de São Luís), assinado pela prefeita Iriane Gonçalo de Sousa Gaspar e pelo promotor de justiça Francisco Fernando de Morais Meneses Filho, autor da manifestação.
Conforme o acordo, o matadouro, que fica situado na Rua José Horácio, bairro São José, deve ter a atividade de abate de animais encerrada definitivamente. O local deve ser isolado e ter sua estrutura desmontada.

Por meio de vistorias, a Promotoria de Justiça da Comarca de Pastos Bons constatou que o estabelecimento funciona de forma precária, estando desprovido de higiene e infraestrutura. De acordo com informações contidas no TAC, o odor proveniente dos animais abatidos causa poluição ambiental em todo o entorno. As carcaças atraem animais, especialmente urubus, afetando toda a população que reside ou trabalha nas imediações do local.

“Fizemos uma pequena reforma nesse matadouro, só para melhorar um pouco as condições. Arrumamos as paredes, o piso, mas ele está em condições muito difíceis. Um novo já está sendo adequado, próximo à Lagoa do Boi. Está construído, tem o curral. A estimativa é que ele já esteja funcionando dentro do prazo de 90 dias”, afirmou a prefeita de Pastos Bons, Iriane Gonçalo.


O abate clandestino de animais, que é proibido por lei e enseja sanções civis, penais e administrativas, também deve ser divulgado, conforme o acordo. “É preciso desativar mesmo esse matadouro. Até mesmo nessa pequena reforma que fizemos tivemos resistência dos moradores vizinhos, porque eles achavam que estava sendo feita para que não saísse dali”, conta a prefeita.

O requerimento da sentença do acordo prevê o pagamento de multa diária de R$ 2 mil, em caso de descumprimento. A medida é em desfavor do município e do prefeito.
NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.