JOÃO AIRTON, ANALISA DEPOIMENTOS DOS NOVOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE PARAIBANO


 Amaury Carneiro
 
Secretárias (o): Ilna, Lucimar /
Edivânia e Milton Sousa

Já conhecido de todos aqui neste canal de notícias da web, como colunista de artigo, João Airton Santos Porto, faz uma análise dos depoimentos feitos pelos secretários municipais do novo governo de Paraibano-MA; Ilna Carla, secretária municipal de educação, Edivânia Madeira, secretária municipal de assistência social, Lucimar Sá, secretária municipal de saúde e Milton Sousa, secretário municipal de administração.

João Airton é ex-secretário municipal de administração de Paraibano (1997/2000), é Administrador, Consultor e Professor Universitário (UESPI, UEMA, IFPI, FAPI). Mestrando em Economia do Setor Público pela Universidade Federal do Ceará. Diretor Administrativo-financeiro da Assoc. dos Administradores do Piauí - AAPI, Servidor Público da Justiça Federal no Piauí.


VEJA OS DEPOIMENTOS DOS SECRETÁRIOS CLICANDO AQUI

A ANÁLISE:

João Airton
Por João Airton

Apesar do atraso na veiculação da matéria, é bom saber o que estão pensando os novos secretários. Agora, me entristece muito verificar que apenas o Secretário Municipal de Administração citou ações concretas que pretende realizar. Senão vejamos, com todo o respeito:

1. A secretária de educação disse apenas que a “... educação é primordial na vida de cada pessoa, ....”. Isso não é novidade;

2. A secretária de assistência social citou o programa ‘Brasil sem miséria’ que é apenas uma das muitas ações que envolvem a assistência social;

3. A secretária de saúde tem como meta apenas ‘recuperar a maioria dos aparelhos quebrados e fazer a ambulância funcionar’. Se assim acontecer, conseguirá apenas trazer a saúde para patamares de 02(dois) anos atrás.

É muito pouco frente às reais carências da população. As propostas devem ser apresentadas juntamente com os indicadores atuais do município e as metas a serem perseguidas devem ser apresentadas. Somente assim, a nova equipe mostrará que realmente contribuiu para a melhoria das condições de vida da população.

Além disso, a estrutura administrativa do município não se resume apenas a 04(quatro) secretarias. Onde estão as propostas da cultura, do esporte, da agricultura, do meio ambiente e da infraestrutura urbana?

Frases do tipo: “Podem esperar muitas mudanças”..., “... nosso trabalho...., vai está pautado no resgate da cidadania dessas famílias” não dizem claramente nada. Parece que não apresentar as ações é uma forma de não se comprometer. Está próximo o momento em que os ministérios abrirão os editais e, quando isso acontecer, o município deve está preparado antecipadamente com bons projetos. Será muito fácil saber se V.Sas. apresentarão projetos ou não.

NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”

23 comentários:

  1. Causa-me espanto o Sr. João Airton com tamanho currículo realizar uma analise dessas, no meu ponte de vista, fraca.

    Explico:

    Na fala da Sec. de Saúde em nenhum momento ela põe como meta: APENAS ‘recuperar a maioria dos aparelhos quebrados e fazer a ambulância funcionar’, o cara praticamente delimitou toda a atuação da secretaria de saúde ao escrever "APENAS", como se nos 4 anos de governo a meta fosse APENAS essa, quando na verdade em uma analise bem superficial da fala da secretária, ela APENAS exemplifica umas das causas da saúde estar em situação precária.

    Em uma analise mais superficial ainda, quando ela diz:
    "NÃO VAI SER FÁCIL NO INÍCIO, MAS VAMOS RESGATAR O DOM DA VIDA DO POVO DE PARAIBANO QUE É A SAÚDE". Pode-se claramente observar que essa sim é a meta, esse sim é o objetivo principal.

    APENAS QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO, SIMPLES ASSIM.

    Att: Max Sá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Airton Santos Porto
      O momento do palanque já passou. O momento agora é de trabalho..., trabalho..., trabalho... e mais trabalho. "RESGATAR O DOM DA VIDA" não diz absolutamente nada. Quais as ações? Como fará? Quais os projetos? Onde quer chegar? Deixar o discurso político para a época da eleição e falar o português que as pessoas entendem já seria um bom começo.
      "RESGATAR O DOM DA VIDA..." não é considerado meta. Metas são quantificáveis. Exemplo: hoje a saúde do município está assim e, com tais ações avançará para uma nova realidade em um certo espaço de tempo.
      joaoairton@gmail.com

      Excluir
    2. Uma pessoa um tanto suspeita para falar da secretária de saúde, seu filho é claro de vai defendê-la. "NÃO VAI SER FÁCIL NO INÍCIO, MAS VAMOS RESGATAR O DOM DA VIDA DO POVO DE PARAIBANO QUE É A SAÚDE". Como o sr. João Airton exclamou continua sem projetos concretos para a saúde de Paraibano.

      Excluir
    3. Obrigado Lucas Silva, agora faz sentido, ainda não tinha entendido como poderia ser feita uma analise baseada apenas em uma declaração de menos de um minuto e sem ter conhecimento sequer da pergunta que a originou, enfim.

      Sr. João Airton, concordo plenamente com vc qd diz que o momento palanque já passou, que agora é momento de trabalho. O momento palanque acabou desde o dia 4/10/2012 data do ultimo comício da coligação e o trabalho começou no dia 2/1/2013 (com o mutirão da limpeza caso não recorde), prova disso é que, o que você denominou como METAS em 2 meses já foram alcançadas. O município já conta com uma ambulância nova e os aparelhos quebrados já estão funcionando.

      Caro Amaury, primeiramente parabéns pelo espaço e como sugestão, deixo que seja realizada uma entrevista de fato com os secretários em um ambiente propicio - não num dia festivo em pleno meio dia e sob um sol e sensação térmica de quase 40º C - argüindo na oportunidade as metas que foram traçadas e quantas delas já foram alcançadas nesses 2 meses.

      Max Sá

      Excluir
    4. CARO MAX, NÃO FOI UMA ENTREVISTA FOI APENAS UMA PERGUNTA SIMPLES, E NO MOMENTO PRÓPICÍO, POIS FOI NO DIA EM QUE OS SECRETÁRIOS FORAM APRESENTADOS À POPULAÇÃO. A PERGUNTA FOI IGUAL PARA TODOS. E FOI A SEGUINTE "O QUE A POPULAÇÃO PODE ESPEARAR DA SENHORA NO COMANDO DA SECRETARIA...".
      ESTOU ESPERANDO PASSAR MAIS ALGUNS MESES PARA REALIZAR UMA ENTREVISTA DE FATO, OK?. OBRIGADO PELA COMPREENSÃO

      Excluir
    5. Ora, ora, se a saúde de Paraibano vinha ruim, a atual secretária de saúde fazia parte dela como um todo, ou seja, exercendo cargo de confiança, confiança essa que a atual secretária se preocupou apenas com o seu benefício próprio e inclusive do seu próprio filho exercendo supostamente o cargo a distância na cidade de São Luís com acessor, que o qual (Max Sá) por muitas das vezes não cumpria com suas obrigações com o município porque não podia ir de ônibus e sim de carro próprio com a gasolina paga pelo município, fatos estes que não constam no edital do concurso ao qual pleiteou, vale lembrar caro amigo Amaury pra o acessor referido acima que a ambulância que aí está não foi adquirida na gestão de saúde de sua mãe em 2013, mas sim na administração anterior do Pitó, outro detalhe pra um bom entendedor, falar de saúde independe de sol escaldante em meio à uma solenidade, porque na campanha no hospital não faltava Hilux e nem S10 pra fazer média com a consciência do eleitor, cadê a solidariedade dos donos das camionetes, acabou dia 4...

      Excluir
    6. Aristeu Neto.

      Não precisa esta em ambiente climatizado para poder dar boas respostas...

      Ex: Alguns jogadoes falam besteiras após o jogo, outros não, pois é de acordo seu conhecimento!!!

      Excluir
  2. A secretária de educação pode até ter boas intenções mas coninuo a dizer é muito mal assessorada, a começar pela adjunta, kd a senhora Maria Raimunda q já tem esperiência na educação, e tinha apoio da maioria da classe dos professores, ela sim era para estar ao lado da secretária e aí podereia desenvolver um bom trabalho. Ah as coordenadoras, desqualifacadas 98%, segundo relatos quando vão supervisionar escolas na zona rural, nem se quer avaliam os alunos, mas poderar avaliar como? elas é que precisam ser avaliadas.(desculpe o tamanho do comentário mais era preciso) MarinetesousaV@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Airton Santos Porto
      Aproveito este comentário para fazer algumas colocações. Primeiro, que a minha participação neste interessante ambiente tem como objetivos: 1 – colaborar com o enriquecimento do censo crítico das pessoas - a população paraibanense não debate sobre seus problemas; o gestor municipal nunca procura saber o que realmente a população precisa ou pensa. O que impera é o debate político 24 horas que não leva a lugar algum. 2 – alertar os gestores sobre o que não estão fazendo ou o que estão fazendo de errado, pois quem mais sofre é a população mais carente.
      Sobre o comentário que fiz em relação aos secretários, o mesmo não é de natureza pessoal. Entendo que há uma dificuldade muito grande, por parte deles, em falar das ações que pretendem realizar, uma vez que é sabido que não terão a autonomia necessária para tomar qualquer decisão importante. O estilo administrativo da atual prefeita sempre se destacou pelo centralismo exagerado: ‘só eu faço...’, ‘eu é que sei...’. Outra razão é que nem mesmo a atual prefeita possui um programa de governo, ou seja, é uma gestão sem rumo, sem planejamento ou mínima organização. Isso é muito ruim e acaba provocando o discurso superficial e sem significado prático dos secretários. O perigo, “senhora(e)s secretária(o)s”, é que mostrar-se como detentor do cargo traz notoriedade, popularidade momentânea e exposição, mas assumir um cargo desses, sem autonomia e ainda assinar toda a papelada como ordenador de despesa, sem sê-lo, é um gigantesco risco no futuro. A responsabilidade de cada um é solidária com a atual gestora.
      joaoairton@gmail.com

      Excluir
  3. Caro João Airton creio que não se deve analisar um governo no seu inicio, querer julgar palavras é muito fraco, ao invés disso se devem julgar ações. Portanto caso queira ser imparcial espere as coisas acontecerem para depois falar. Busque informações das ações que estão acontecendo dentro do municipio em todas as áreas e tenho certeza que mudará sua análise.
    Att
    Erisson Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Airton Santos Porto
      Caro Erisson, a minha intenção é exatamente provocar o debate. Contribuir para que as pessoas saiam da 'toca do medo' e se pronunciem, mostrem que se importam com a cidade onde vivem. Sua participação - identificada - é muito importante e estimula a participação de outras pessoas. A torcida é que a atual gestão faça a melhor administração possível por que só quem ganha são as pessoas. Agora, a atual gestão é uma repetição de um grupo que já governou a cidade por 23 anos. Seus primeiros passos mostram o tipo de administração que vem por aí. Ademais, não existe boa gestão sem oposição, sem a opinião contrária. Isso ajuda a administrar melhor.
      joaoairton@gmail.com

      Excluir
    2. Correto João Airton deve sempre existir oposição e lhe parabenizo por estar sempre atento e preocupado com o nosso municipio, todos deveriam ter essa mesma ideologia, mas acredito sim que as coisas irão melhorar na nossa cidade, por exemplo, os programas voltados à Educação que não foram aderidos nos anos anteriores, estão sendo aderidos novamente, além da ideias que temos e o desejo de fazer com que a Educação no nosso municipio volte a se exemplo para os demais. Att: Erisson Carvalho

      Excluir
    3. exemplo, que exemplo, se os que regem não são os mais qualificados, e porque voce não deu sugestões pra administração passada, preferiu ficar no come-quieto...

      Excluir
    4. João Airton Santos Porto
      Caro Erisson, obrigado por indentificar-se. Que a boa educação precisa de dinheiro não é novidade. Mas a boa educação não pode ficar esperando os programas do Governo Federal caírem do céu. O ano letivo já começou... O dinheiro não é decisivo para que a boa educação aconteça... Um exemplo é a cidade piauiense de Cocal dos Alves onde alunos de uma escola se destacam nas olimpíadas de matemática todos os anos. Lá, as condições estruturais e financeiras são até piores que as escolas de Paraibano. Estudos comprovam que a gestão escolar (limpeza, professor pontual, cumprimento do conteúdo, família na escola) é decisiva para que os índices educacionais de uma comunidade melhorem.
      joaoairton@gmail.com

      Excluir
  4. Sabe o motivo de tal análise se mostrar demasiada fraca Max Sá?
    Simplesmente porque essa análise não passou de um comentário feito pelo próprio João Airton neste blog, obviamente que o autor não se limita a isso, confira aqui: http://www.noticiasdeparaibanoma.blogspot.com.br/2013/03/paraibano-secretarios-prometem-empenho.html
    Se para virar "colunista" deste "blog" o requisito é apenas deixar um comentário, assiduamente postarei comentários e "análises" aqui, para quem sabe um desses possa se transformar numa matéria como a que aqui se encontra.
    Mais uma vez este blog demonstra sua imparcialidade. Imparcialidade esta que depende do olhar do leitor. Ironia do destino.
    Um grande abraço. Lucas Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Airton Santos Porto
      A forma não descredencia a informação postada. Meu nome está aí. Eu não me omito ou me escondo. Sou livre e me importo, me incomodo e me revolto. Exerço a minha 'humanidade', e quando faço isso, respeito o dom mais importante que Deus me deu: a vida. Devemos vivê-la: 'deixar marcas e pegadas, provas da nossa existência'.
      joaoairton@gmail.com

      Excluir
  5. CARO LUCAS DA SILVA, ( O requisito não é apenas deixar um comentário assiduamente. VOCÊ ESTÁ ENGANADO). É PRECISO TER OPINIÃO FORMADA SOBRE DETERMINDADO ASSUNTO, OPINIÃO FUNDAMENTADA E COM COESÃO, POIS ESTE ESPAÇO (ARTIGO), TEM O OBJETIVO DE DEMOCRATIZAR, AINDA MAIS, AS OPINIÕES SOBRE OS DIVERSOS TEMAS. SERÃO PUBLICADOS ARTIGOS ENVIADOS POR INTERNAUTAS E ESPECIALISTAS NOS MAIS VARIADOS ASSUNTOS, AMPLIANDO A VISÃO DA SOCIEDADE SOBRE OS TEMAS EM PAUTA NO DIA-A-DIA DE NOSSA SOCIEDADE. E O SR. JOÃO AIRTON FOI O PIONEIRO, EM RELAÇÃO A ESTÁ MATÉRIA ACHEI INTERESSANTE SUA ANÁLISE E RESOLVIR PUBLICAR, SIMPLES ASSIM. MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: http://noticiasdeparaibanoma.blogspot.com.br/2012/08/novo-espaco-para-artigos-no-blog.html

    ResponderExcluir
  6. então ..tão indo muito bem ! mais cade o secretário de comunicação da cidade ? pelo visto os canais de TV da cidade não te mais não e isso ...outra cade a matéria sob isso ?? reposta se poder dá ? grato Antonio Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Airton Santos Porto
      Essa situação é muito grave. A única fonte de diversão que a população carente tem no Brasil, não está funcionando em Paraibano-MA. Na verdade, população desinformada é população manipulada.
      Agora, gostaria de lembrar que a Secretaria de Comunicação tem, além de manter os canais no ar, a obrigação de informar à população sobre o que a Prefeitura está fazendo e, também, promover a transparência da gestão municipal. Neste último caso, deve informar e esclarecer sobre aquela decisão, do Tribunal de Contas, da devolução do dinheiro da administração passada da atual prefeita. Vai cair no esquecimento?. Aquele dinheiro está fazendo muita falta para aquelas famílias que estão sofrendo com a seca.
      joaoairton@gmail.com

      Excluir
  7. PAULA / O QUE QUE ISSO RAPAZ?! COMENTÁRIO SEM NEXO. Ô ANTÔNIO MARCOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, o comentário pode até não estar bem redigido, mais que a intensão de publicar pra população que o município está sem transmissão de TV local a muito tempo tem nexo, ou você apóia a atitude dos responsáveis em manter a TV local sem sinal, ou afinal de contas isso também faz parte das estratégias do novo governo alegando que a máquina tá inchada, reflita caso voce dependesse de um canal aberto pra ficar informado, mais talvez voce tem Sky, ClaroTV, parabólica própria...

      Excluir
  8. Você é muito hipócrita senhor Erisson ao falar em ações, pois em nenhum momento na gestão passada você mostrou participação ativa, sempre tramando contra a gestão anterior mesmo sendo beneficiado, procure formas de somar, para de defender e haja de forma construtiva, ou você quer passar o resto da vida recebendo o salario no banco, recebendo convite pra almoço o e recebendo o velho tapinha nas costa acopanhado da frase " tudo bem por aqui

    ResponderExcluir
  9. então veja só convido vc passa 1 dia apenas em minha casa ..para nois ir ver TV na casa do vizinho , isso e comentario sem NEXO !mantenha contato ..e tenha BFS ...att :ANTÔNIO MARCOS

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.