EM POSSE, ADVOGADO MARCUS VINICIUS DEFENDE “REPUBLICANIZAR” O BRASIL

Marcus Vinicius: "não nos afastaremos da defesa da democracia e da liberdade”
(Foto: Eugenio Novaes)

 PODE ‘QUESTIONAR’ ATÉ A DILMA

Como presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho passa a ter um bom trânsito em todos os tribunais do País, pode ‘peitar’ e discordar, em nome não só dos advogados, mas de toda a sociedade, até mesmo a presidente da República. “Não estamos aqui para confrontar, nem para ser os donos da verdade. Vamos questionar quando tiver de ser questionado. Não somos políticos, não somos um partido. Fazemos parte da política do País, apenas isso. Assim como também não seremos auxiliar da oposição. Teremos uma postura equilibrada, como é de praxe na OAB, desde as gestões anteriores”, disse Marcus.

Oab.org.br

Brasília – Em seu discurso de posse proferido nesta terça-feira (12) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, perante um público de 3.086 convidados, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, conclamou a advocacia brasileira a trabalhar por uma reforma política que combata as causas da corrupção, um sistema tributário justo e por efetivas garantias de acesso à Justiça como parte de um amplo e definitivo projeto de “republicanização” do país.

A OAB manterá, de acordo com o presidente, uma pauta permanente voltada para a defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana e da justiça social, a proteção dos direitos fundamentais, o respeito às minorias e o enfrentamento de problemas como a superlotação carcerária, a prisão perpétua dos doentes mentais, o tráfico de pessoas e de escravos. “Não nos afastaremos da defesa da democracia e da liberdade”, disse.

 Como exemplo claro de grave problema social a ser contornado de forma emergencial, o presidente nacional da OAB citou a realidade de uma grande parcela da população do Nordeste, que atravessa uma das piores secas dos últimos anos. “Nestas ocasiões é que percebemos o tamanho do abismo social em um país marcado pelos contrastes”, afirmou. “Jamais houve uma real política de convivência com os danosos efeitos da seca, fenômeno da natureza que sempre se transforma em tragédia social. Temos um longo caminho a percorrer”.

 Estiveram presentes à cerimônia de posse  o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, representando a Presidência da Corte; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Carlos Alberto Reis de Paula; o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams; e o defensor público geral federal, Haman Tabosa de Moraes e Córdova. Também acompanharam a solenidade o corregedor-geral de Justiça, ministro Francisco Falcão; o corregedor-geral do Ministério Público, Jeferson Coêlho; a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; o líder indígena Davi Kopenawa Yanomami, além de vários ministros do Supremo, do STJ e de demais tribunais superiores. Representando o Senado, esteve presente o senador Ciro Nogueira (PP-PI). O governador do Piauí, Wilson Martins também esteve presente

A Prefeita de Paraibano-MA Aparecida Furtado, também acompanhou a solenidade.

Além do presidente Marcus Vinicius, assumiram hoje os cargos de vice-presidente Claudio Lamachia; de secretário-geral, Claudio Souza Neto; de secretário-geral adjunto Cláudio Stábile; e de diretor-tesoureiro Antonio Oneildo Ferreira, além dos 81 conselheiros que compõem o Conselho Federal. Também discursaram na solenidade o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, representando a presidente da República, o membro honorário vitalício da OAB, Ophir Cavalcante, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. 

"Este status do "Dr." Marcus Vinícius, não eleva o nome de sua terra natal PARAIBANO-MA, em nada para grande mídia, e sim do estado onde concluiu seus estudos e optou para morar, o Paiuí. Porém é reconhecido o seu talento, é um exemplo de estudante que saiu de uma pacata cidade e conquistou seus objetivos e reconhecimento em nível nacional. Infelizmente peca um pouco no que tange trazer benefícios para área social de sua terra natal."

 Veja o que disse um jornal de grande circulação  no Estado do Piauí:
 
 "Esta terça-feira (12/03) é histórica para a advocacia do Piauí. É que toma posse logo mais às 19h no Centro de Convenções Ulisses Guimarães o novo presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho". (Meio Norte e site 180 Graus)

 CLIQUE AQUI E VEJA O DISCURSO NA ÍNTEGRA.

NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”

7 comentários:

  1. João Airton Santos Porto
    A posse de Marcus Vinicius na Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB representa um marco para a advocacia nordestina, uma vez que um advogado fora do eixo Rio-São Paulo-Minas dificilmente consegue tal feito. Recordo-me de um momento em que ele estava no restaurante Oásis (Horlei), no início da carreira - 1997, e ele me relatou que tinha assumido uma causa muito importante para defender um desembargador do Piauí e isso, previa, seria o que o alavancaria na profissão. Foi o que aconteceu, ganhou projeção que culminou com a cassação do primeiro governador do Brasil, Mão Santa, alguns anos depois. Isso justifica ser conhecido aqui como piauiense. E é, pois possui o título de cidadania piauiense.
    Quanto ao que representa esse fato para Paraibano, discordo parcialmente da afirmação acima. Vejo que Paraibano está de parabéns por ter gestado o jovem/adolescente Marcus Vinicius. Isso merece reflexão no sentido de os gestores municipais, principalmente na área da Educação, desenvolverem políticas educacionais de excelência desde a educação infantil. A minha pequena concordância diz respeito à ausência de Marcus Vinicius na cidade. Não para fazer a politicagem rasteira, mas para que os jovens vejam nele o exemplo de futuro que qualquer jovem, em querendo e tendo boa educação, possa sonhar e almejar.
    Uma ideia muito interessante seria fazer uma lista de todos os paraibanenses que saíram em busca de uma vida melhor e lograram êxito - sem politicagem - e depois realizar um evento para exposição de depoimentos sobre as dificuldades de cada um. A lista é grande. Tem pessoas como Dr. Zequinha, Dr. Chico, advogado e muitos outros. Imagine os jovens conhecendo a experiência de cada um desses notáveis. Seria como o garoto que ver o Neymar jogar e logo sonha em em ser como ele.
    joaoairton@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras meu caro amigo João Airton, eu não poderia deixar de comentar aqui a figura da Dra. Eliza (Promotora de Justiça aposentada), que simboliza sim, sempre que pode a sua querida cidade natal, se fazendo presente nos eventos ou fora deles, onde sempre que pode se desloca 500 km de São Luís até Paraibano, e porque não falar da figura emblemática do Dr. Hélder França, que tanto ama Paraibano e que também possue o título de cidadão paraibanense, concedido pelo então vereador da época Lindon-Jonhson devido aos seus feitos na área da saúde como médico e na sociedade como amigo de todos independente do lado A, B ou C de Paraibano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Airton Santos Porto
      Muito oportuna a correção feita acima. Meu esquecimento deveu-se à pressa que a internet nos impõe.Os bons exemplos precisam ser expostos para essa juventude que cada vez mais está em situação de risco. A sociedade e a Administração Pública precisa urgentemente reagir ao avanço das drogas e uma das formas é mostrar ao jovem que ele pode. Por outro lado, a Administração Pública precisa fazer sua parte.
      joaoairton@gmail.com

      Excluir
  3. Claro que qualquer meio de comunicação de um estado gostaria de trazer a mídia de uma 'figura emblemática' como o doutor Marcus Vinicius para seu estado. Me causaria espanto se assim não fosse. E me causa espanto o dono deste 'blog' colocar as notícias de sites piauienses no que tangem a isso. Poderia sim cobrar uma maior participação desta "figura emblemárica" na sua cidade mas não usar argumentos da imprensa piauiense que desvalorizam sua cidade Paraibano. Mas como seu sobrenome é Furtado... Ironia do destino. LUCAS SILVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô "senhor" LUCAS SILVA, se é que este é seu verdadeiro nome; ACHO QUE VOCÊ ESTÁ CONFUSO QUANTO À INTERPRETAÇÃO DA MATÉRIA, A CITAÇÃO DA "MANCHETE" E NÃO NOTÍCIA DE OUTRO JORNAL, FOI SIMPLESMENTE PRA MOSTRAR QUE PARAIBANO NÃO É RECONHECIDO QUANDO SE FALAR EM "DR" MARCUS VÍNÍCIU, NA GRANDE MÍDIA. QUANTO À COBRANÇA POR AÇÕES SOCIAIS POR POR PARTE DELE, PROCURE LER AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS DESTE BLOG QUE VERÁS, AH ! ANTES DE FAZER QUAQUER CRÍTICA PROCURE SE FUNDAMENTAR, OK. OBRIGADO PELA COMPREENSÃO

      Excluir
  4. Como nunca se fez presente em Paraibano como deveria quando morava aqui perto em Teresina, duvido muito que se fará presente agora que mora lá em Brasília que é bem mais longe, pois tem gente em Paraibano que não sabe nem dizer quem é, mais se vier, fica o desafio para que esse título honorário a nível nacional faça alguma coisa em prol das pessoas carentes das vilas e periferias da nossa cidade, principalmente para a população da Vila Guilhermino "Brito" ou vulgo Vila Leitão, sinônimo este dado devido ao odor associado às fezes de suínos que costumeiramente andam pelas ruas e adrentam as casas das pessoas que lá vivem em condições na maioria das vezes em extrema pobreza. E as autoridades locais o que fazem? Nada fizeram, nada fazem e nada supostamente pretendem fazer, resta agora esperar pra ver a "autoridade" nacional fazer algo por esse povo junto às autoridades federais de lá, já que moras em Brasília e representa tal "importância" pra nação judiciária

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.