PARAIBANO: PREFEITURA LANÇA CURSO PROFISSIONALIZANTE EM PARCERIA COM IFMA E PRONATEC

Funcionários do IFMA campus São João dos Patos e alunos
de Paraibano que farão o curso

FT Amaury
Nesta primeira etapa foi disponibilizado 40 vagas para o curso de  Formação Inicial Continuada de Auxiliar de Administrativo, aos alunos que estão cursando o 2º e 3º ano do ensino médio
Prof. Amaury Carneiro

José Oliveira, Nilma Silva, Elissandro e Marcela,
funcionários do IFMA que coordenarão o curso

FT:  Amaury Carneiro
Na noite  ontem segunda-feira (10), foi  realizada a aula inaugura do curso de auxiliar administrativo no Centro de Ensino Epitácio Pessoa. O curso é ofertado  pela Prefeitura de Paraibano-MA administração Aparecida Furtado, numa parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus São João dos e PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

 “Este curso é de Auxiliar Administrativo  com carga horária de 160 horas,  é um curso de qualificação profissional básica e terá duração de dois meses, será realizado no turno noturno aqui em Paraibano. O público alvo são os alunos do ensino médio do 2º e 3º ano. A parceria feita com o município junto ao Ifma contempla inicialmente para este ano, dois cursos, esta primeira etapa é este curso de auxiliar administrativo e em agosto iniciará o curso de montagem e manutenção de computadores e serão ofertadas também 40 vagas.

A prefeitura está apoiando com a questão dos gastos extras dos profissionais, aqui em Paraibano foi solicitado pela gestora Aparecida Furtado, que colocou a disposição todas despesas extras, como combustível e transporte e se for preciso hospedagem, pois todos os professores são concursados do Ifma e moram fora. Os demais gastos, ficam por conta do instituto, o ifma é que está operacionalizando este curso em nível nacional, lançado pela presidente Dilma, a mais de dois anos” Relatou a Assistente Social do Ifma Nilma Silva.

Ainda de acordo  com as informações de Nilma Silva, os municípios que demonstraram interesse  em implantar os cursos aqui na região, foram apenas os municípios de Paraibano, Buriti Bravo e  São Francisco.

Segundo Marcela coordenadora adjunta do curso, os alunos receberão uma bolsa de estudo destinada a custear as despesas com auxílio transporte e alimentação no valor de 9 reais diário.

O coordenador geral do Pronatec na região,  José Oliveira e o diretor de ensino do Ifma campus São João dos Patos Elissandro Tavares, deram as boas vindas aos alunos e explicaram as normas e métodos de aplicação do curso.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Edivânia Madeira, estava representando a prefeita Aparecida Furtado, e fez um pequeno discurso sobre a importância dos cursos profissionalizantes e as possíveis conquistas em relação à profissionalização de jovens paraibanenses no mercado de trabalho após a conclusão dos cursos. Segundo ela, a administração municipal irá nos próximo anos realiza concurso público, e esses cursos servirão de preparação para os mesmos.

Esteve presente no evento a diretora do Centro de Ensino Epitácio Pessoa a Srª Rosimar Alves.

O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
  • Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses. 
   Durante o curso, o estudante receberá material didático e um auxílio para alimentação e transporte. 

Objetivos e Iniciativas
Objetivos:
  • expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;
  • construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;
  • aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
  • aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;
  • melhorar a qualidade do ensino médio.
WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.