PARAIBANENSES PARTICIPAM DA IV CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS

Mesa diretora do eventoFoto: Tiago Maciel/Sema

A Conferência  reuniu cerca de 1.500 pessoas em São Luís


     Do  Sema.gov.br
 Após uma intervenção teatral que mostrou em poucos minutos que os resíduos sólidos podem melhorar a renda de milhares de pessoas carentes e da execução do Hino Nacional Brasileiro ao som das caixeiras do Divino Espírito Santo e do Hino do Maranhão em ritmo do bumba meu boi de orquestra, o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes, declarou aberta a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, na noite terça-feira (03/09), no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, em São Luís (MA).
        Veja release enviado por Maurício Freire, coordenador da secretaria municipal de meio ambiente em Paraibano-MA

 
no alto: Cláudio Langone, Geraldo Abreu
e Lin Kan (esquerda para direita)
/ Espaço Re-Pensar
Foi realizado no
Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, em São Luis-Ma nos dias 03, 04 e 05 a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente com o tema Resíduos Sólidos.
              A abertura da Conferência aconteceu com discurso inicial do Secretário do Meio Ambiente do Estado do Maranhão o Senhor Victor Mendes, após saudar as 1.500 pessoas, usou a sua fala dentre outras emergências para pedir ao representante do Ministério do Ambiente Senhor Geraldo Abreu para Desburocratizar o Plano de Resíduos Sólidos para que os Municípios possam trabalhar em tempo hábil , pois o prazo será até agosto de 2014. Assim houveram outros palestrantes de renome internacional, como Cláudio Langone, o Prof. Lin Kan que inclusive destacou a importância da Lei de Saneamento Básico no seu Art. 57 “ Aproveitar ao máximo essa lei, para inserir as Cooperativas de Catadores na Coleta Seletiva e para os Municípios se espelharem muito em Lodrina-PR porque é o melhor exemplo nesse sentido”.
     Todos os setores da Sociedade estavam presentes nesse importante evento para o Estado e consequentemente para o Brasil. Estavam dispostos como Participantes, Sociedade Civil, Poder Público e Empressários. Paraibano estava representado por duas pessoas do Poder Público que foram: Maurício Freire e Clodomir Lima Campos e 5 pessoas da Sociedade Civil: Marcos Aurélio e Cesar Augusto (Associação Novo Horizonte), Solange Raquel, Lucia Maria e Paula Barbosa  (Agentes de Saúde).

    Na Conferência todos juntos, discutiram os temas propostos, deram suas sugestões e no final elegeram seus representantes que irão a Brasília nos dias 24, 25, 26 e 27 de Outubro de 2013 para a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente-Resíduos Sólidos.
"Paraibano só não teve um representante eleito para participar da conferência nacional, porque,  segundo informações, as agentes de saúde que foram eleitas para "participar" do evento, se ausentaram na hora da eleição para escolher os delegados que representariam a nossa região na conferência em Brasília. Infelizmente, isso mostra o quão estavam interessadas de fato pela conferência.
Espera-se que nas próximas conferências municipais sobre quaisquer tema, os participantes, elejam pessoas que realmente queiram se dedicar de fato para ajudar no fomento do município".  Prof. Amaury Carneiro
WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”

Um comentário:

  1. É meu amigo Amaury, enquanto nós geógrafos e os biólogos, preparados e capacitados para nos darmos com as questões ambientais,estamos sempre à margem dessas discussões. Percebe-se que há um favorecimento muito grande de alguns setores ao passo que realmente quem está preparado para estar à frente desse projeto sequer são convidados à participar da conferência municipal. Agentes de saúde, pelo amor de Deus, esses pobres coitados mal sabem desempenhar as funções mais básicas do seu ofício, que formação teriam mesmo para lhe darem com um assunto tão amplo e tão abrangente como a questão dos resíduos sólidos, questão essa que requer um grau de instrução e entendimento muito grande. Fica a dica, da próxima vez, que tal chamar profissionais capacitados e comprometidos né!

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.