PRAÇA "JOÃO NETO" RECÉM INAUGURADA É ALVO DE VANDALISMO


Praça "João Neto" inaugurada dia 19/07, é atacada por vândalos


Prof. Amaury Carneiro - 6:20h
Pedra de mármore arrancada, rastro de pneus de
 moto no pátio e palmeiras cortadas
Quinze dias após a inauguração, à praça João Furtado Brito Neto (João Neto), localizada na Avenida 1º de Maio ao lado da Vila Leão em Paraibano-MA, foi alvo preferido de gente que nada constrói e praticam atos de vandalismo destruindo o patrimônio público. Na semana passada, vândalos cortaram três palmeiras imperiais do jardim da praça, retiraram uma pedra de mármore de um dos bancos além de usarem o pátio para fazerem piruetas com motocicletas.

"Ouvimos tarde da noite um barulho de algo batendo e de motos acelerando, quando o dia amanheceu vimos três palmeiras cortadas e uma pedra de mármore retirada do banco" Disse ao blog uma moradora vizinha da praça que pediu pra não se identificar.

O senhor Ari Furtado, esposo da prefeita Aparecida Furtado, disse que é muito triste ver uma obra inaugurada há tão pouco tempo nesse estado."A prefeitura investe em uma área para lazer e vândalos destroem o espaço que deve ser preservado, pois foi feito para o lazer das pessoas. Já comuniquei o ocorrido à polícia que visitou o local e está investigando". Completou Ari Furtado.

Ainda segundo o senhor Ari, o vigia da praça foi agredido também na semana passada quando foi reclamar de alguns jovens que estavam sentados nos encosto dos bancos. A Praça foi inaugurada no  dia 19 de julho.

É lamentável constatar que ainda existem pessoas com este tipo de conduta. O ataque à praça João Furtado Brito Neto, infelizmente é mais um nas estatística locais, outro exemplo de ato de vandalismo está na principal praça da cidade, a Praça de Eventos Sérgio Coêlho - no centro, onde mais de 70% das árvores plantas na inauguração em 2007, já não existem, foram destruídas juntamente com refletores de iluminação vertical.

    Segundo o Código Penal Brasileiro, “o ato de depredação do patrimônio público é crime previsto no artigo 163 do CPB. Quem for pego praticando atos de destruição aos bens alheios pode ser preso por até um ano, ou será submetido ao pagamento de multa”.

Diante dos fatos, o blog sugere para o poder público municipal uma alternativa para fiscalizar atos de vandalismo, instalando câmeras de segurança nos locais vulneráveis aos ataques de vândalos e outra espécie de delito. 


ATUALIZANDO: 05/08/2013 17:20h

Na noite de ontem domingo (4), o responsável pelo ato de vandalismo foi identificado e preso. Segundo informações, o vândalo e agressor, vai pagar o conserto da praça e  multa estipulada pela justiça.

 WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”

3 comentários:

  1. João Airton Santos Porto
    Mais um mandato administrativo que começa muito mal em Paraibano. Administração das praças... nada contra praças que são bem planejadas... que são imaginadas para estimular o bom convívio social... que possuem tantos atrativos que a população passa a cuidar delas. Mas, desculpe a atual/eterna prefeita, com exceção da praça localizada em frente a sua residência, nenhuma praça construída nas suas gestões conseguiu resistir por muito tempo. É visível a qualidade dos materiais utilizados logo no dia da inauguração. Os exemplos estão espalhados pela cidade. Sobre a praça construída e, estrategicamente, inaugurada às vésperas da vaquejada, me desculpe novamente, pois a jovialidade de João Neto e sua popularidade mereciam algo melhor: um projeto arquitetônico criativo e moderno. É inimaginável a intenção que teve o arquiteto quando projetou aqueles bancos, são ridículos, tiram a visão do entorno, não dá vontade de ali sentar. Mas, voltemos às primeiras linhas deste texto: onde estão as informações sobre o uso dos recursos públicos de Paraibano? E o FPM? De janeiro de 2013 a julho de 2013 são R$ 5.045.228,97 (cinco milhões, 45 mil, duzentos e vinte e oito reais, noventa e sete centavos) só de FPM. Onde estão os projetos próprios da Prefeitura? Emenda parlamentar é muito bom, mas a gestão municipal não pode viver apenas disso, do Governo Federal, da chantagem dos políticos. Estamos em agosto de 2013 e a gestão municipal ainda não mostrou nada que possa melhorar a vida das pessoas sem torná-las refém da politicagem rasteira reinante em Paraibano. As praças que agora são construídas ainda são de convênios firmados na gestão anterior http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios)
    joaoairton@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. eduardoss@hotmail.com Exatamente algumas obras são verbas da gestão anterior, a Prefeita Aparecida até q organizou alguns setores organizou a estrutura mas as falhas na secretaria de saúde, educação continua a mesma sem falar na de esporte e juventude, que é inoperante.

    ResponderExcluir
  3. João Airton Santos Porto
    Como organizou alguns setores se você mesmo afirma que as Secretarias de Saúde, Educação, Esporte e Juventude continuam as mesmas???? A administração ainda não começou e estamos em 08 de agosto de 2013.
    joaoairton@gmail.com

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.