SUPOSTO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE NOVO CEMITÉRIO NO ANTIGO “CAMPO DE AVIÃO” REVOLTA MORADORES DA VILA APARECIDA


"Campo de Avião" divide o bairro Vila Aparecida ao meio
FT/ Amaury Carneiro

Profº. Amaury Carneiro

Projeto de construção do  novo cemitério de Paraibano, no antigo “Campo de Avião”(pista de pouso de aviões), está  provocando revolta e  protesto dos moradores da Vila Aparecida, que residem no entorno do "campo". A contrariedade dos moradores foi constatada por mim na tarde de ontem (14/03),  quando fui in loco colher alguns depoimentos a pedido dos mesmos e depois que o Sr. Ari Furtado, esposo da prefeita Aparecida Furtado, disse na câmara de vereadores que "...doa a quem doer, faremos o cemitério na Vila Aparecida..." .

Eu já tinha levado o caso à câmara, inclusive com o apoio dos vereadores Murilo Ribeiro e Jair Carvalho, porém depois do pronunciamento do Sr. Ari Furtado, a câmara não se manifestou mais, em relação ao caso.

É inaceitável aceitar a construção de um cemitério em uma área já totalmente povoada e próximo à um poço artesiano, eu Amaury Carneiro, editor deste blog, estou a disposição dos moradores para ajudá-los nessa luta.

Eles temem por desvalorização de imóveis na região e contaminação do lençol freático


1ª coluna, moradores:
Jânio Alves, Sandra Maria eFrancisca
Fernandes / 2ª coluna: Domingos Fonseca e Mª Nazare

 Confira alguns depoimentos :

“Moro há 17 anos aqui na Vila Aparecida, não aceito este movimento aqui, fazer isso aí é acabar com as estruturas de nossas casas, se a prefeita quiser trazer benefício para nosso bairro, que seja de outra maneira, mas cemitério nos nossos quintais não. ” Disse Jânio Alves.

Sandra Maria: “ - Eu sou contra não quero, moro há 18 anos na V. Aparecida, sempre prometeram fazer casas ou outro tipo de obra, agora a prefeitura vem com negócio de cemitério, fica chato, além do mais vai desvalorizar nossas casas. Sempre acompanhei dona Aparecida, não é possível que ela vai ficar contra o povo, se ela fizer, nunca mais vai ver um voto das nossas famílias”

“Eu sou contra não quero nem saber de cemitério perto de minha casa, pois não vejo nenhuma vantagem pra nós, sou contra independente do político que irá construir. Não é que sou contra a construção de um novo cemitério para a cidade, não quero é ligado na minha casa” Relatou Francisca Fernandes.

“Não aceito, pois como é que vão construir um cemitério no meio das nossas casas, aqui na Vila todo mundo é contra essa construção, falaram que iam fazer uma área de lazer, agora vem com cemitério, tomara que não seja verdade” Disse indignado o jovem, Domingos Santos.

“O cemitério perto de nós, não; estou aqui há 21 anos no bairro, sou das morados mais antigas, e estou do lado dos meus vizinhos também, não concordo com a construção”. Desabafou dona Maria de Nazaré.

 Berenice da Costa, uma das primeiras comerciante do bairro, disse que seria melhor construir o que já foi prometido durante as eleições.  “Sinceramente não gostei da idéia, pois acho que vai atrapalhar o comercio da vizinhança, além da desvalorização dos imóveis, principalmente nessa rua que uma das melhores do bairro, inclusive já tem vários comercios e este cemitério pode nos prejudicar; por que não fazer uma área de lazer como já foi prometido, um posto de saúde, mas cemitério não concordo”  

A grande maioria dos moradores não são contra a construção de um novo cemitério, simplesmente não aceitam a construção naquela área, pois  temem pela desvalorização dos imóveis e contaminação do lençol freático.

Na verdade não são apenas os moradores da Vila Aparecida que estão reclamando desta possível obra, mas grande parte da população, e com razão, pois a construção de um cemitério pode contaminar o lençol freático da região mesmo, com a decomposição dos cadáveres, e naquele local foi perfurado um poço artesiano que abastece as residências há quatro anos; por isso, é preciso fazer um estudo sobre o impacto ambiental no qual obras deste tipo pode causar ao meio ambiente. Além disso, cemitérios geralmente são construídos nos arredores das cidades e não em áreas centrais.

 SAIBA MAIS...


Os cemitérios são considerados áreas de impacto ambiental, pois a decomposição dos corpos produz alguns elementos, entre os quais o necrochurume, considerado de alta contaminação ambiental, pois podem ser encontrados no necrochorume microorganismos patogênicos, como bactérias e vírus, que são agentes transmissores de doenças.

Devido aos riscos ambientais que podem causar, os cemitérios necessitam de licença ambiental para sua implantação e funcionamento. Assim, foi editada a Resolução Conama n° 335/2003, estabelecendo normas e parâmetros técnicos para implantação, instalação e funcionamento dos cemitérios no Brasil. 
  
PARA CONTINUAR LENDO SOBRE RESOLUÇÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR  CEMITÉRIOS CLIQUE AQUI  

NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”   

6 comentários:

  1. ANTONIA MARIA> NÃO É POSSÍVEL Q A PREFEITA IMPLANTA ESSE PROJETO, UMA VERDADEIRA IDEIA DE SEM NOÇÃO, FAZER CEMITÉRIO EM MEIO AS CASAS, OS MORADORES ESTÃO COM A RAZÃO, ÁREAS PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO CEMITÉRIO TEM, SE NÃO FOR DO MUNICÍPIO FAÇAM UM PROJETO E COMPRAR, NOS ARREDORES DA CIDADE COMO DIZ A MATÉRIA, ALIÁS AMAURI, BOA IDEIA DE IR OUVIR A COMUNIDADE ISSO É MUITO IMPORTANTE. abraço

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum cemitério deve ser construído próximo a lençóis freáticos, fontes, poços naturais e/ou poços artesianos, a tem que ser respeitada a distância mínima de 250 metros entre uma cova e qualquer fonte de água, tipo poços, poços artesianos e outras fontes que forneçam água para beber, ou detalhe é a distância mínima de 30 metros entre uma cova e outras fontes ou cursos de água, distância mínima de 10 metros entre covas e sarjetas urbanas, e por fim, o fundo de uma cova deve ser acima do nível do lençol freático na região, se isso acontecer, o problema não vai ser só a desvalorização dos imóveis que irá prejudicar a população não, mais principalmente a saúde das pessoas que lá habitam, inclusive a de seus irmãos caro amigo blogueiro, resta saber também, se essa decisão é de cunho exclusivo da prefeita e seu esposo não consultando nenhum profissional capaz de tecer algum conhecimento em forma de opinião, ou a atual administração não tem profissionais aptos para tal assunto, falando nisso, cadê o coordenador da vigilância epidemiológica, já que poderá sim trazer males à população, a secretária de saúde, já que ela é responsável pela situação de saúde do município, a secretária de obras e urbanismo que nem sei quem é, e principalmente o coordenador Merval da vigilância sanitária que sempre ganhou dinheiro no município sem desenvolver uma ação em prol do município, que diga-se de passagem, é muito bem pago, espero que o ministério público se manifeste, pois ainda é a única autoridade que resolve no município..., quero aproveitar Amaury pra te parabenizar mais uma vez pelo teu brilhantismo na matéria, colocando a população pra manifestar seu sentimento de descontento com a atitude que o executivo municpal quer tomar abritariamente

      Excluir
    2. OBRIGADO PELOS ELEOGIOS, ESTOU AQUI NÃO SÓ PARA LEVAR INFORMAÇÕES À POPULAÇÃO, MAS PARA ATENDÊ-LA. QUANTO AO SEU COMENTÁRIO IDENTIFIQUE-SE, COMENTÁRIOS SEM OFENSAS NÃO HÁ PORQUE FICAR NO ANONIMATO OK?! MESMO PORQUE SE TIVESSE NÃO SERIA PUBLICADO. REALMENTE ESSES CRITÉRIOS QUE VOCÊ CITOU ESTÃO CORRETOS E ESSAS INFORMAÇÕES ESTÃO TODAS NA PARTE INFERIOR DA MATÉRIA, CLIQUE NO LINK "Resoluções e impactos ambientais causados por cemitério" E VEJA.

      Excluir
  3. João Airton Santos Porto
    Olha, se brincar e não fiscalizar de perto, tudo é possível para a atual gestão. Governo com ampla maioria de votos traz consigo a presunção de superioridade sobre o bom senso coletivo. E o exemplo está aí para todo mundo ver. Todos conhecem o Ginásio Poliesportivo de Paraibano e onde o mesmo se localiza. Pois saibam que o Ginásio foi um projeto da administração Dr. Zequinha que deixou o projeto pronto, o recurso na conta da Prefeitura e a obra licitada. Um marco em termos de Administração Pública na época, por ser muito raro um Prefeito deixar recursos em conta para seu sucessor, principalmente após uma derrota. O recurso só foi assegurado após a sua derrota naquela eleição e poderia tê-lo transferido para outra cidade mão não fez assim.
    O que quase ninguém sabe é que o ginásio fazia parte de um projeto muito maior para o desenvolvimento da cidade. Dr. Zequinha imaginou que aquela pista de pouso poderia se transformar na avenida mais bonita da cidade e local de lazer, esportes e confraternização popular, além de incentivar o seu crescimento naquela direção. Por isso, ele projetou o ginásio no final da pista de pouso para, finalmente, urbanizar toda aquela área.
    Ao assumir, a atual prefeita teve a infeliz ideia de construir o ginásio exatamente no local que inviabiliza totalmente a entrada para aquela que hoje seria uma linda área de Paraibano.
    Por que isso aconteceu? Onde está a visão de futuro e desenvolvimento desse grupo político que se perpetua no poder? Para onde a cidade deve crescer: em direção ao bairro da lavanderia e encontrar a serra? acompanhar a BR fazendo dela uma avenida por onde passa todo tipo de gente, tirando a privacidade da cidade e aumentando a insegurança?
    A resposta é simples: é na direção da ponta daquela pista onde tem terrenos planos.
    É bom ficar de olho. O poder municipal é passageiro e não pode servir de arma contra os anseios da população.
    joaoairton@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Deixo aqui a sugestão para atual administração de Paraibano, que quer construir um cemitério na Vila Aparecida: será que o local não ficaria mais bem aproveitado se lá fosse criada uma Academia da Saúde?
    Vamos fazer uma análise, quais as melhorias que um cemitério traria para a município, sendo instalado naquele local e quais os benefícios que a Academia traria?
    Não que o projeto do cemitério deixaria de ser realzado, mas qto a localização, poderíamos realizar um plebiscito na cidade, visto que a opinião do povo deve ser levada em consideração, creio eu que vivemos numa democracia.
    Convido a todos para uma discussão a cerca desse tema muito importante para os moradores.
    Sugiro a leitura do texto:http://dab.saude.gov.br/portaldab/noticias.php?conteudo=_&cod=1755 paraque todos conheçam o projeto da Academia da Saúde.

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.