SUPOSTO SURTO DE MININGITE EM PARAIBANO-MA


Vista parcial de Paraibano-MA - Foto Amaury Carneiro
 MORADORES SE ASSUSTAM COM A DOÊNÇA E MANDAM COMPRAR VACINAS PREVENTIVA EM TERESINA-PI.

Professor Amaury Carneiro
Três casos confirmado de miningite em Paraibano, três crianças contraíram a doença todas moradoras da rua Coêlho Neto, localizada no centro da cidade. A primeira foi Rodrigo Teixeira de 13 anos, filho da professora Maria Raimunda, estudante do Centro de Ensino João Futado Brito (Bandeirante), a segunda  Maria Eduarda de 6 anos,  filha da professora Edileusa Ladeira e Bento Ladeira, estudante da Escola Municipal João Paraibano e a terceira criança foi F.R de 8 anos estudante da escola Municipal Henrique Dias, que ainda se encontra internada em Teresina-PI.

Profª. Maria Raimunda e o filho Rodrigo, já curado
"Foi no dia 12 de Abril que começou aparecer os sintomas em meu meu filho, primeiro foi uma  forte dor de cabeça, levei-o até o Hospital Municipal, lá os sintomas aumentram começou uma crise vêmito persistente, fraquesa no corpo e sonolência. Falei com o médico o Dr. Farnacisco que solicitou alguns exames que não detectaram nada, então resolvir levar meu filho para Teresina, onde ele ficou hospitalizado no HDIC - Institudo de doênças Tropicais Natan Portela, sob os cuidados dá médica infectologista Dr. Amparo Salmito, graças a Deus a miningite era viral e assim que foi medicado tivemos alta após três dias de internação" Disse a Professora Maria Raimunda.

A professora Maria Raimunda ainda disse que procurou a secretaria municipal de saúde para tomar providências, e  disseram-lhe que não tinham vacina, porem entraram em contato com a senhora Loudes Raposo,  secretária estadual do setor de doênça infcciosas,  a mesma afirmou que só poderia tomar alguma providência mais urgente se fosse confirmado um terceiro caso, ou se  viesse a ser constatado algum tipo de miningite bacteriana,  aí seria necessário fazer um trabalho de imuninzação na área afetada.

Profª. Edileuza e a filha Maria Eduarda, depois do susto o alívio
 O secretário adjunto de saúde Antonio "Darim"  disse ao NoticiasdeParaibanoMa.com, que dos três casos,  dois foram confirmados sendo do tipo viral, o terceiro caso até o fechamento desta matéria ainda não tinha confirmação sobre o tipo. E que a secretaria municpal de saúde através da enfermeira Francijane, realizou uma palestra sobre prevenção  com os moradores da rua Coêlho Neto.
Como medida preventiva, várias famílias mandaram comprar doses da vacina contra miningite bacteriana em Teresina-PI, e foram aplicadas nas crianças no sábado (28). Infelizmente nem toda família tem condição de comprar a vacina pois custa R$ 100,00, seria necessário que o poder público fizesse  uma espécie de campanha de vacinação junto à população carente finaceiramnte.
A gestora de saúde da  reginal estadual de São João dos Patos-MA, Rejane Gomes,  entrou em contato com o blog e afimou que hoje a enfermeira Francisca Iolanda, da secretaria estadual de saúde virá a Paraibano para realizar uma palestra na rádio Liberdade FM a partir da 14 horas.

Também é muito importante que a secretaria de educação junto com a secretaria de saúde providencie palestras nas escolas para informar aos alunos,  as medidas necessárias de combate à doênça para evitar que se alastre, tornando-se uma epidemia.

 A professora Maria Raimunda ainda relatou que fez uma palestra na sala de aula onde seu filho estuda e foi muito bem recebida pelos alunos que  agradeceram-lhe, pela iniciativa.


SAIBA MAIS...
Infecção de risco — A doença, que se caracteriza pela inflamação das membranas que revestem e protegem o cérebro e a medula espinal, é causada principalmente por bactérias e vírus (veja gráfico abaixo). Em tese, qualquer vírus pode causar a doença. Uma vez dentro do organismo, esse microorganismo multiplica-se e, por razões ainda desconhecidas, pode chegar às meninges, inflamando-as. "O mesmo vírus que causa uma gripe em uma pessoa, pode levar à meningite em outra", diz Sandra de Oliveira Campos, pediatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mas a inflamação das meninges também pode ocorrer por intoxicação medicamentosa ou como consequência de outra doença. A vacinação é importante justamente porque, apesar das diversas causas, as formas mais severas da doença são produzidas por bactérias. As mais comuns são a Neisseria meningitidis, a Streptococcus pneumoniae e a Haemophilus influenza. A mais frequente é a meningite causada pela N. meningitidis, sendo que o subtipo C desse vírus é o de maior incidência no país e responsável pela maioria dos surtos notificados desde 2006.
O quadro clínico da doença é grave. Contagiosa, ela pode ser disseminada através de secreções respiratórias e da garganta (saliva). De 9% a 12% das pessoas com meningite bacteriana morrem, mesmo quando o tratamento é feito com o antibiótico apropriado. Dos pacientes que conseguem se recuperar, mais de 20% ficam com alguma sequela, como perda auditiva, cegueira ou dano cerebral. Em alguns casos, a infecção é tão severa que se espalha pelo corpo, causando quadros de septicemia e gangrena. "Há situações, não muito comuns, em que a evolução é tão rápida que o paciente vai a óbito em questão de horas", diz Maria Claudia Stockler de Almeida, médica do departamento de Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina da USP. 
A versão viral da doença que infectou a cantora Ivete Sangalo no ano passado, no entanto, é considerada benigna. Segundo Sandra, nesses casos tratam-se apenas os sintomas, como a forte dor de cabeça. "Alguns pacientes recebem analgésicos e são hidratados, outros nem precisam de internação", diz. Na meningite viral os sintomas costumam durar de cinco a sete dias. Na bacteriana, a evolução dos sintomas depende de fatores como a agressividade da bactéria e a resposta do paciente ao tratamento adotado.
Sintomas e tratamento — Acredita-se que a sintomatologia da meningite já era conhecida desde os tempos dos médicos pré-renascentistas. A primeira descrição formal da doença, no entanto, teria sido feita apenas no século 18, pelo médico escocês Sir Robert Whytt. Os principais sintomas da meningite são febre, cefaleia, rigidez do pescoço e vômitos. Podem surgir ainda manchas avermelhadas na pele, devido à inflamação dos vasos, sonolência e fotofobia. Em bebês, é comum certa irritabilidade, recusa em se alimentar, choro muito agudo e, em alguns casos, o abaulamento da moleira. 
O tratamento da meningite bacteriana exige a administração de antibióticos, que deve ser feita o mais rápido possível, para evitar lesões cerebrais. Por ser contagiosa, essa doença pode infectar qualquer um que tenha entrado em contato com o doente. Assim, familiares e pessoas próximas ao paciente recebem também o tratamento preventivo, chamado de quimioprofilaxia. “O doente deve ficar em isolamento até 24 horas após o início do tratamento, para garantir que não irá transmitir a doença”, diz Maria Claudia.

NoticiasdeParaibanoMa.com com informações da Veja online

Um comentário:

  1. maria_paula 12@hotmail.com30 de abril de 2012 às 14:22

    Porfessor amauri quero lhe parabenizar pelo e blog e pela matéria da miningite, pois todos os site e blog só estam falando de política e estavam esquecendo deste assunto gravíssimo espero q as pesoas responsavei pela saude tomem providencia, abraço. Maria Paula

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.