SECA NO NORDESTE É A PIOR DOS ÚLTIMOS 30 ANOS


                                              G1.com
Zona Rural da Bahia
A Bahia é o estado que mais sente os efeitos da seca. Dos 417 municípios, mais da metade decretou situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil Estadual.
Na  cidade de Casa Nova.  o Sr. Manuel,  pedala 40 quilômetros por dia, debaixo de sol a pino, para abastecer a casa de água.
“Tudo é difícil, não é não?”, diz ele.
Buscar água com carrinho é a rotina dos moradores.
“Quando chego em casa, chego morta, com as mãos cheias de calo”, conta um moradora do local.
 “Não é todo dia que tem, tem dia que é obrigado a compra”, fala outro morador.
Em Casa Nova, segundo a prefeitura, 270 localidades, onde vivem pelo menos 15 mil pessoas, estão sem fornecimento de água. Em 52, o carro-pipa não passa com muita freqüência.
No local, há 22 anos foi tomada uma providência para amenizar os efeitos da seca: a construção da barragem de Poço da Pedra. Hoje, o cenário é desolador. O lago artificial que deveria se estender por dez quilômetros, não existe mais. Virou área de pasto.

Animais mortos por causa da seca
Pasto difícil para os bichos. Em outro município, Irecê, animais já morrem desnutridos, desidratados. Dias de seca. Tempo de escassez. Plantações de feijão, milho, nada resiste.

“A perda caminha para 100% da safra. A tendência é piorar. O nosso período chuvoso vai começar em outubro, novembro e até lá nossos agricultores não tem mais plantio, não tem roça”, afirma o funcionário da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) Guilherme Miranda Neto.

A escassez afeta o bolso. Uma saca de 60 quilos de feijão de corda, um dos mais consumidos na região, custa hoje cerca de R$ 400, três vezes o valor cobrado em períodos sem estiagem. Mas nas áreas mais próximas do rio São Francisco, tem fartura. As plantações de uva e as vinícolas prosperam graças à irrigação. Em 2011 foram produzidas quase 22 mil toneladas de uva, 100% da área plantada foi colhida. Um contraste impressionante em um mesmo município.
O governo da Bahia informou que foi enviado um projeto de construção de uma adutora para o município de Casa Nova para o Ministério da Integração Nacional no início de 2012. O Ministério informou que fez um novo projeto, mas que agora precisa de verbas do PAC para por em prática.
NoticiasdeParaibanoMa.com

Um comentário:

  1. Animais, plantações e gente morrendo, mas o governo federal não faz nada !! E no entanto manda tropas do exército para ajudar outros países, mas a nosso povo nordestino quem vai salvar ?

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.