PARAIBANO-MA: MUITA DOR E EMOÇÃO NO VELÓRIO DO VEREADOR JARDEM SOUSA

Multidão participa da missa de despedida do vereador Jardem
Familiares e amigos se despedem de Jardem, em um clima de muita tristeza e emoção

 
“Padrinho, nós vamos vencer essa" Uma das últimas frases do vereador ainda no hospital

Amaury Carneiro

Mãe, Pai e Esposa,  super consternados
O funeral do vereador Jardem Sousa e Silva (PSD), morto na manhã de ontem sábado (29),  em Teresina, depois de sofrer um grave acidente automobilístico no sul do Estado do Piauí, reuniu familiares, amigos e milhares de pessoas da comunidade.  Por volta das 20h de ontem, o corpo chegou à cidade e foi acompanhado por dezenas de carros até a residência dos seus pais onde o corpo foi velado.

Na manhã de ontem domingo (30),  o caixão com o corpo foi conduzido sob uma salva de palmas até a Igreja Matriz, para celebração da missa de corpo presente, celebrada pelo Padre Raimundo Alves, a igreja ficou lotada e muitas pessoas assistiram a missa do lado de fora, a mesma  foi marcado por muita emoção pelo público presente.

Muito emocionados os pais de Jardem, José do Geraldo e Dona Lúcia, acompanhados da esposa do filho, a secretária municipal de educação Ilna Carla e dos demais familiares e amigos,  não continham as lágrimas em um clima de muita tristeza.

Adão Rodrigues, padrinho
 de Jardem
Adão Rodrigues, padrinho de Jardem e irmão do ex-prefeito de Paraibano Dr. Zequinha,fez um discurso em homenagem ao vereador, relatando o esforço e a luta do jovem para tentar sobreviver desde as primeiras horas  após o acidente. “Padrinho nós vamos vencer essa", disse o Jardem, ao meu lado no hospital mas, infelizmente o destino não quis assim, perdemos um jovem brilhante” Relatou Adão Rodrigues.

Após a missa o corpo foi levado em cortejo até à Câmara Municipal de Vereadores, onde foram prestadas as últimas homenagens ao vereador.

Emocionados os vereadores, Jair, Tico, e a presidente da casa Ana Célia, não contiveram a emoção e as lágrima e mau conseguiram falar.

A secretária da mesa executiva da Câmara Jacirene Alves, leu o discurso em homenagem ao colega falecido, em nome de todos que compõe o legislativo municipal de Paraibano. Veja.

“Nós vereadores e funcionários desta casa, iremos sentir muito a sua ausência, iremos sentir falta daquela voz que jamais se calava, sempre forte e firme para lutar em prol da população de Paraibano; iremos sentir falta daquele vereador humano que não media esforços para ajudar o próximo, em fim,  as nossa segundas-feiras jamais serão as mesmas sem a sua presença e o seu nome ficará para sempre gravado nesta casa e sua imagens em nossas mentes”

Em seguida foi a vez do vereador Murilo Ribeiro.

Vereadores: Murilo, Elizângela, Jair e Tico
“Fazer história é marcar sua passagem na sociedade, na humanidade com as suas idéias, seus sonhos sua participação ativa e isso o nobre vereador Jardem fez.

Um sentimento de tristeza tomou conta da população paraibanense com a surta passagem do nosso grande amigo Jardem Sousa, com ele aprendemos muito, com seu companheirismo, entusiasmo e  carisma, que deixarão marcas para sempre; ao seu legado merece nossos aplausos e, junto daremos continuidade ao seu trabalho e jamais esqueceremos de sua passagem ativa no meio de nós. Neste momento de profunda dor queremos pedir que Deus lhe acolha em seu Reino.” Disse emocionado o vereador Murilo Ribeiro.

 A vereadora da cidade de São Francisco do Brejão, Deusuite Sousa, tia  de Jardem, também prestou sua homenagem ao sobrinho e aos familiares.


Dep. Arnaldo Melo, se emocionou
ao relatar a trajetória de vida
do vereador
Também bastante emocionado, o Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão Arnaldo Melo, destacou a trajetória do vereador desde o tempo de estudante em Teresina-PI, até os seus últimos dias de vida.

"A vida nos traz momentos dificeis, viver hoje tá sendo muito difícil para todos nós; olhar a minha amiga Lúcia,  agarrada nos fiapos da sua fé, posso te dizer Lúcia, Zé e Ilna e amigos da família, dizer que não tenho palavra, qualquer palavra que eu diga hoje aqui será menor, menor que o nosso sofrimento, menor que o sofrimento deste neto, filho que não sabia mais quem era Geraldo, quem era Zé, que era Jardem eram todos a mesma pessoa de tanto amor, amizade e respeito, sob o comando desta humilde mulher esta grande paraibanense dona Lúcia.

Ilna, eu quero dizer a você que também com palavras menores a família, a amizade, ela é movida pelo amor, pela emoção; o amor Ilna, ele não é médio pela longevidade mas, pela intensidade com que ele foi vivido, eu sei o quanto vocês viveram esse amor, essa relação.

...Lembro quando o jovem Jardem botou na cabeça que iria abandonar a faculdade para vir a Paraibano, eu fui terminantemente contra ele deixar a faculdade para voltar à paraibano naquele momento, pois queríamos que ele terminasse a faculdade como é o normal e depois voltar para trabalhar e ele apesar de muito jovem naquela época, ele disse “Doutor Arnaldo, eu estou precisando voltar para Paraibano para ajudar meu pai, eu quero ajudar meu pai eu preciso ajudá-lo e depois Deus vai me ajudar e eu termino meu curso” Meu Deus chegou e  foi tomando conta de nós, da região do pai, da família, assumiu o mandato deste lutador chamado Zé do Geraldo.

Jardem fez mais duque nos prometeu, tomou conto do ambiente, dos amigos  e estava presente em todos os lugares que a gente chegava, e de repente somos surpreendido por um telefonema  de um pai desesperado chamando socorro, pedindo ajuda, numa hora tão difícil para a família, e daí pra cá esses momentos de tanta dor e sofrimento, remete a todos nós a fazermos reflexão, tal qual eu fiz quando vinha por estas estradas; observando os campos verdes do sertão, tanta água depois deste “inverno”, os animais gordos alegres na pastagem,  e eu a correr naquela BR, dia de São Pedro, aí veio a reflexão, meu Deus, por que tanta tristeza nestes dias em que o "inverno" acaba, e começa a chegar o ‘verão” a nossa estação “maior”, onde há momentos de mais felicidades para o nosso povo do médio sertão,  de Paraibano e, as tragédia coincidem desta forma, a pouco anos em 2009, tivemos no mês de junho um  infortúnio daquele, e eu viajando com esse pensamentos chego na casa de meu amigo e o abraço, pego o telefone vou para o quarto onde Jardem dormia, antes de mudar de residência, sento-me , quando levanto a vista eu vejo dois bótons, um de Jardem e outro de João Neto, na minha frente, eu acho que é muito para as famílias, os parentes, os amigos passarem por momentos como estes. Eu fiquei a refletir, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, por que o Jardem saiu e foi entregar uma imagem de Nossa Senhora das Dores que foi colocada na cabeceira da cama da mãe Lúcia, será que foi premunição, e ali eu fique lacrimejando com o coração cheio de sofrimento apenas querendo me solidarizar com essa família, não apenas com a família consanguínea, mas com todos nós.

...Que nós façamos sempre a oração pedindo a Deus, que nos mostre o caminho certo e que essas coincidências não continue a acontecer, para que os nossos jovens, as nossas esperanças não morram; o João Neto de ontem o Jardem de hoje, não podem continuar sendo levado pelas máquinas, pelas motos , pelos automóveis...

Que Deus e nossa Senhora das Dores, dê a benção pelo menos para amenizar o sofrimento desse flagelo pelo qual passa essa família". Disse o Deputado Estadual.

Familiares e amigos emocionados dando
 o último adeus à Jardem. O primo Clayton Moura
 muito triste sempre tocando o rosto
do primo com a mão
 Depois do discurso emocionado do Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão o Deputado Arnaldo Melo, o corpo do vereador foi levado ao cemitério São Sebastião onde foi  sepultado.

A prefeita Aparecida Furtado,  não compareceu ao funeral estava representada pelos seus filhos Ari Filho e Vanessa. De acordo com Vanessa, a sua mãe desde que perdeu seu filho João Neto, em um acidente parecido com o que vitimou o vereador Jardem, ela evita a participar de velórios.Vários Prefeitos e vereadores da região estiveram presentes.

A solidariedade do vereador Jardem Sousa, era uma forma de expressar a sua fé. Bravura, paixão e essa capacidade de se doar foram sempre imensuráveis e marcantes nele. Temos que celebrar a sua extraordinária trajetória e o que ele foi em um curto espaço de tempo. Seu nome ficará para sempre marcado no coração e na história de Paraibano. Que Deus lhe dê um descanso em Paz.



Funcionários da empresa da família



Vereadoras: Socorro e Dênia / Vereador : Nato e Cazuquinha



O pai Zé do Geraldo, agradeceu o apoio da população,
e disse que vai dá continuidade ao trabalho do filho


A Câmara de Vereadores também ficou lotada,
na última despedida do povo ao vereador

WW.NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”


5 comentários:

  1. muito triste essa reportagem,que Deus o coloque em um bom lugar. saudades eternas

    ResponderExcluir
  2. A Vereadora Silvia Inácio, Natural de Passagem Franca, Hoje Vereadora por Paço do lumiar Maranhão,presta seus sentimentos de pesar a familia do Vereador JARDEM. “Por ter cessado sua existência terrena, entregaremos seu corpo à terra. Terra à terra, cinza à cinza, pó ao pó. O espírito, nós o deixamos na mão de Deus. Este é o ponto final de uma vida. No sepulcro não há obras, nem conhecimento, nem sabedoria, e a ele todos nós iremos cedo ou tarde. - “Confiemos naquele que diz: ‘Eu sou a ressurreição e a vida; aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. “‘“ “

    ResponderExcluir
  3. Ferdinan Veira

    Essa tragédia abalou a todos nós Paraibanenses que conhecíamos a trajetória de vida desse Jovem batalhador que tratava com seriedade tudo que fazia, (na política, nas suas atividades empresariais, nas festas, diversões, etc........). Você irá sempre ser lembrado e com certeza através de seus atos aqui na terra, construiu uma excelente morada ao lado do senhor. Que Deus o tenha!!

    ResponderExcluir
  4. Eduardo: amaury vc tá de parabens pelas cobertura q tu faz em paraibano, vejo todos os dias aqui em brasilia. E q Deus dê um bom descanso ao Jardem

    ResponderExcluir
  5. FOI E SERA SEMPRE LEMBRADO PELO GRANDE PAPEL Q CUMPRIU AQ NA TERRA,VAI EM PAZ COMPANHEIRO.

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.