terça-feira, 13 de março de 2018

QUANDO COLOCAR O FILHO NA CRECHE? VEJA DICAS PARA ESCOLHER A ESCOLA

Resultado de imagem para creches

Conhecer a proposta pedagógica da instituição e buscar referências com outros pais ajuda a tomar a decisão com mais segurança


EDUCAÇÃO
É durante a primeira infância que as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, motoras e emocionais, todas elas importantes para o crescimento dos pequenos. Por isso, ter contato com outras crianças na creche pode ser uma experiência saudável, mas não deve ser forçada. Não existe uma “idade ideal”, que valha para todas as crianças. Especialistas argumentam que, a partir dos dois anos, as crianças começam verdadeiramente a socializar umas com as outras.

Mas, se você precisa deixar seu filho com alguém antes desse período, não é um problema. Os pais podem observar o nível de maturidade emocional do filho para entender se ele está preparado para essa nova experiência ou não: ele ainda é muito dependente? A creche o ajudaria com isso ou não? Ele tem muitos medos? Ele consegue ficar longe dos pais sem se sentir abandonado? É interessante também conversar com o pediatra, pois ele acompanha o desenvolvimento da criança e pode ajudar a avaliar a decisão.

Como escolher uma boa creche?

 Tão importante quanto a decisão de colocar seu filho em uma creche é escolher qual a melhor instituição de ensino para o início do aprendizado. Por isso, confira algumas dicas que podem ajudá-lo a escolher a escola:

Avalie a proposta pedagógica

 Mesmo que a criança seja pequena, avalie o programa de ensino da escola: que tipos de habilidades ela pretende estimular, quais atividades são prioridade, o que a escola em questão considera fundamental para o desenvolvimento da criança. Esses temas precisam estar claros para você.

Conheça a infraestrutura
Resultado de imagem para creches

 Verifique se a escola tem a infraestrutura necessária para atender a quantidade de crianças matriculadas. Observe as condições de higiene do banheiro, da cozinha, do refeitório e também das áreas comuns. Questione a direção sobre a equipe de cuidadores, número de funcionários, horários e rotinas de atividades. Não fique com nenhuma dúvida.

Converse com outros pais

 Busque referências sobre a instituição. Você pode encontrar pais que já tenham outros filhos mais velhos matriculados na creche, ou então buscar ajuda em grupos nas redes sociais. Uma pesquisa básica na internet pode ajudá-lo a encontrar alusões à instituição de ensino, mas não se esqueça de conversar com outras famílias. Se não se sentir seguro, peça indicações de outras creches a pais em que você confia.

Crie um diálogo com a escola

 Crie uma via de comunicação direta com a escola. Pode ser por meio da agenda da criança, caderno ou até mesmo por e-mail. É importante que você consiga saber o que está acontecendo no dia a dia do seu filho, e como ele responde a eventuais situações desafiadoras. Preste atenção também aos sentimentos da criança. Ela pode indicar, por meio das emoções, se está feliz ou não na creche escolhida.

Estabeleça um limite para o seu orçamento

 Você pode ter encontrado a creche dos sonhos para seu filho, mas a mensalidade precisa estar dentro do seu orçamento. Do contrário, você provavelmente se sentirá sobrecarregado. Como educação costuma ser uma prioridade dos pais, existem algumas alternativas. Programas que oferecem bolsas de estudo são benéficos para quem não quer abrir mão de uma boa instituição de ensino. No Educa Mais Brasil, os descontos de até 70% contemplam também alunos da educação infantil, o que inclui as creches. Você pode consultar as escolas parceiras no site www.educamaisbrasil.com.br.

Fonte: Educa Mais.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.