ENTREVISTA COM DR. HELDER - PARTE II

Por: Amuruy Carneiro
Dr. Helder França




Amaury Carneiro:  Nessas suas idas e vindas a Paraibano, você não deixa de observar a atual administração, como você avaliar a gestão do Prefeito Sebastião “Pitó”?
Dr.Helder:  Sebastião “Pitó” é um grande amigo como todos aqui são meus amigos. Quando você fala de uma administração você se confunde e não deixa de falar na pessoa que administra, na família, então,  o Sebastião ‘Pitó”, dona Dalva, a Lêda o Cruz, são pessoas que eu tenho um grande apreço. Em relação a administração municipal que é uma outra coisa diferente; eu vi algumas mudanças em Paraibano, a vaquejada foi muito tranqüila, muito bonita, quando soube que tinha a banda Aviões do Forró, camarotes, diferenciada das outras me impressionou, a avenida 1º de Maio iluminada, não houve nenhuma confusão durante a vaquejada.  Em Paraibano você sempre esperava que tivesse brigas, que morresse alguém, aquela fama de cidade violenta, eu não vi mais essa violência, a cidade está mais tranqüila, a violência está ocorrendo só com o trânsito, principalmente envolvendo motocicletas por causa da imprudência.
A administração em si, ela poderia deslanchar mais, eu não sei quais os empecilhos, pois para você administrar bem, tem que ter recursos, tem que ter apoio político importante, tanto em nível Estadual como Federal, você tem que ter projetos voltados para a população, vejo que tem que melhorar a ruas , pois há muita poeira e buracos, você não consegue uma boa transitalidade. Fui visitar o hospital ele estava vazio, e doente eu sei que não falta, então ta acontecendo alguma coisa, mas isso não acontece só aqui em Paraibano, pois a fixação de um bom médico, um bom profissional numa cidade pequena é muito difícil, eles querem muito dinheiro, por que não querem sair da capital para vir morar no interior, longe de seus familiares, longe da educação de seus filhos, obviamente. Então não posso afirmar de fato qual  problema está acontecendo com a administração de Sebastião “Pitó”.  
Amaury Carneiro: Em relação ao grande número de acidentes de trânsito em Paraibano, envolvendo principalmente adolescentes e jovens, que quando não causa óbito deixa seqüelas, qual a sua opinião sobre estes fatos? E o que as autoridades competentes e pais devem fazer?  
Dr. Helder: Antes de  começar pelo poder público vamos começar por dentro de casa, a família, pois é importante que se tenha conscientização, de todos para o que está acontecendo, quase uma carnificina, estamos perdendo pessoas na fase jovem da vida, fase de esperança para o futuro, deixando famílias amputadas, praticamente mortas de tanto lastimar pela perda do filho.
A motocicleta é o meio de transporte mais viável por ser mais barato, mais prático e está ao alcance de mais pessoas. Eu por exemplo trabalho no Hospital de Urgência em Teresina, é um hospital que  todos os dias recebe pacientes com todos os tipos de traumatismo craniano, ferimentos abdominais e a grande maioria causada por acidentes com ‘motos” e todos eles por imprudência, seja a falta do uso da capacetes, a alta velocidade, ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Então tem que começar pela família; como é que se entrega uma moto ou um carro nas mãos de um adolescente, primeiro tem que ter habilitação e só é permitida com no mínimo 18 anos, e hoje requer inclusive aulas de primeiros socorros, portanto aqui em Paraibano é preciso ter um policiamento ostensivo que proíba menores pilotar moto e dirigir automóveis, acho que existe um certo desvio do foco por parte das autoridades locais, o ministério público, os governantes a polícia militar em fim, tem que ter é combate para poder reduzir esse grande número de acidentes em Paraibano. Pois estas pessoa estão se matando e matando também os outros, que não tem nada a ver, senhoras, senhores que são atropelados, sequelados. Quando chego aqui recebo muitas notícias de pessoas que quebrou a perna ou o braço, outro teve traumatismo craniano, todos por conta desse tipo de acidente envolvendo moto. Soube que houve mais de 60 acidentes em menos de 4 meses, é um número excessivamente alto, isso não pode acontecer, tem que haver um combate, um rigor, tem que ter punição em quem comete esse tipo de acidente, além de ter claro, um ordenamento do trânsito, pois Paraibano já existe muitos carros e principalmente motos.

Dr. Helder e Profº Amaury Carneiro

O pior é que quando existe alguma medida que a polícia retem uma moto por exemplo, o proprietário recorre a uma autoridade ou a pessoas influentes, para pedir que soltem, aí não sabem explicar o que é inexplicável.    
Amaury Carneiro: Fala-se em criar uma “Coligação Independente” para vereadores nas eleições municipais do próximo ano, qual sua opinião a respeito?
Dr. Helder: É muito importante, a energia de uma turma jovem e pessoas que nunca entraram na política, preocupados com o futuro de Paraibano e querer mudar, com uma nova opção, uma terceira via no caso, “é muito, muito, muito importante” louvável eu espero que muito mais pessoas se aproximem de vocês e formem um blocão,   para que essa 3ª via der certo, pois nós precisamos de sangue novo na política, jovens que tenham visões melhores para o município, que tenham perspectivas inovadoras, isso é o futuro, pois o Brasil se quiser ser um País desenvolvido, tem que acabar com essa idéia de que a pessoa para ser eleito para qualquer cargo eletivo, precisa de dinheiro, na realidade você precisa é de votos, não de dinheiro; então quando você fala em dinheiro, está falando em comprar votos, e isto é totalmente ilegal, de acordo com as leis do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a Constituição Federal. Portanto esta coligação é importante, é necessária, vocês estão de Parabéns pela iniciativa, não desistam nunca, prossigam. 
EDIÇÃO, PROFESSOR AMAURY CARNEIRO
Noticiasdeparaibanoma.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.