ANIVERSÁRIO DE SÃO LUIS SERÁ COMEMORADO COM DIVERSIDADE DE RITMOS


Vista parcial de são Luis-MA

Jornal Pequeno

Entre os dias 05 e 08 de setembro, São Luís receberá uma grande festa para comemorar seu aniversário de fundação, período que marcará também o ponto de partida para a celebração de seus quatro séculos. Com o tema: “São Luís 400 anos – a festa começa agora”, a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), preparam uma vasta programação que contemplará ritmos variados para todos os gostos. As comemorações acontecem na Praça Maria Aragão, sempre a partir das 18 horas, com dias reservados para cada estilo musical e a comercialização de artesanato, comidas e bebidas típicas.

“São Luís surgiu, cresceu e prosperou sob a dominação de colonizadores franceses, holandeses, portugueses, e ainda escravos índios e negros, que deixaram heranças fortes e preciosas. E, foi essa miscigenação que nos rendeu essa diversidade artístico-cultural que será bem representada nesses quatro dias de festa, com 59 atrações genuinamente maranhenses”, destaca o presidente da Func, Euclides Moreira Neto.

Na segunda-feira (05), foi programada a “Noite do Reggae”, para comemorar o Dia Municipal do Regueiro, sancionada pela lei nº 4.102 de 2002, com o objetivo de homenagear os admiradores e seguidores do Reggae. A programação, elaborada juntamente com a Comissão Integrada do Reggae (CIR), terá a participação da Radiola Naty Nafson, Izinho PQD, Power System, Garotinho Beleza, Star Disco e Urubatan, Banda Guethos, Paulinho Akomabu, Frank Wilir/ Clube do Vinil, Filhos de Jah, Luis Carlos Guerreiro, Levi James, Jorge Black, Grupo De Dança Afro Malungos (Gdam), Mega Vibes, Capital Roots, Santy Luis, Nega Glícia, Banda Kazamata, Santa Cruz, Irie Disco, Ery Jamaica, Raiz Tribal e Neto Alves. Neste dia, também será homenageado o deejay Cabeludo que foi um dos representantes da introdução e divulgação do reggae e por 23 anos ajudou a disseminar as ‘pedras’ nos paredões das radiolas por todo o Maranhão.

Já no dia 06, terça-feira, a programação homenageará o Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus brincantes, sancionado pela lei nº 4.349 de 2004. Serão 25 grupos de Tambor de Crioula se apresentando por toda a extensão e o entorno da Praça Maria Aragão, além dos shows de Anderson Fayon, Eugênia Miranda e Banda Mákina Du Tempo. Neste dia também a Func e o Conselho Cultural do Tambor de Crioula do Maranhão prestarão homenagem ao mestre Canuto e à coreira Hildenêr com a entrega do certificado de Mestre da Cultura Popular, e à Superintendente Regional do IPHAN, Kátia Bogea, com a entrega do certificado de Personalidade da Cultura Popular.
 

A noite do dia 07, quarta-feira, ficará embalada pela variedade de ritmos com a Noite do Forró, Pagode e Sertanejo, com os grupos Contramão, Vamu Di Samba, Forró Tarado e a dupla Stanley e Caio.

E, no dia 08 de setembro (quinta-feira) uma programação especial foi preparada para comemorar os 399 anos de fundação de São Luís. Na abertura, será realizado um Culto Ecumênico. Logo em seguida, sobem ao palco o tenor Roberto Ricardo e a soprano Patrícia Monção, solistas da Banda Sinfônica da Marinha do Brasil, o Coral São João e o Coral Evangélico. A partir das 21h, a cantora maranhense Rita Ribeiro, grande revelação da música brasileira, canta os maiores sucesso de sua carreira em homenagem à sua terra natal. Para encerram a noite, terão ainda as apresentações da Bateria da Favela do Samba e do Bumba-meu-boi da Pindoba.

Neste dia também São Luís conhecerá a marca das comemorações dos 400 anos de São Luís. A votação da marca preferida ainda pode ser realizada através do site www.saoluis400anos2012.com até o dia 6 de setembro. A decisão de promover a votação para a escolha da marca foi a forma mais democrática encontrada pelo Comitê Estratégico dos 400 Anos para estimular a participação popular. Inúmeras peças, a partir da marca escolhida, serão desenvolvidas, tais como selo comemorativo, medalhas, brindes etc. Uma atração especial irá fazer a contagem regressiva para o aniversário de São Luís: o relógio dos 400 anos, que será desenvolvido com base no layout da marca escolhida na votação popular.
Confira a programação completa:
05/09 (Segunda) – Noite Do Reggae (Dia Municipal Do Reggae) – 18h
Radiola Naty Nafson e Izinho PQD
Power System e Garotinho Beleza
Star Disco e Urubatan
Banda Guethos e Paulinho Akomabu
Frank Wilir/ Clube Do Vinil
Filhos de Jah, Luis Carlos Guerreiro e Levi James
Jorge Black e Grupo de Dança Afro Malungos (Gdam)
Mega Vibes
Capital Roots e Santy Luis
Nega Glícia
Banda Kazamata e Santa Cruz
Irie Disco Ery Jamaica
Raiz Tribal
Neto Alves
06/09 (Terça) – Noite do Tambor de Crioula e do Brega (Dia Municipal do Tambor de Crioula)
19h – Grupos de Tambor de Crioula (13 grupos)
20h - Grupos de Tambor de Crioula (12 grupos)
21h – Anderson Fayon
22h – Eugênia Miranda
23h – Mákina Du Tempo
07/09 (Quarta) – Noite do Forró, Pagode e Sertanejo
19h – Grupo Contramão
20h40 – Vamu Di Samba
22h20 – Forró Tarado
00h – Stanley e Caio
08/09 (Quarta) Aniversário De São Luís
18h – Culto Evangélico
20h – Apresentação de Solistas da Banda Sinfônica da Marinha do Brasil, Coral São João e Coral Evangélico.
21h – Show de Rita Ribeiro
22h – Bateria da Favela do Samba
23h – Bumba-meu-boi da Pindoba
Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.