OLIVAN COÊLHO, REALIZA PALESTRA COM AGRICULTORES


 Amaury Carneiro

palestrante o agrônomo lavorista do estado Tocantins, Valciderlan Sousa.
O pré-candidato a prefeito em Paraibano-MA,  Olivan Coêlho (PMN), realizou ontem (03),  uma reunião com agricultores e produtores  de cana-de-açúcar  no município de Paraibano-MA.  Olivan trouxe o  agrônomo Valciderla Sousa,  do estado do Tocantins,  que proferiu importante palestra sobre desenvolvimento agrícola destacando principalmente  o cultivo, o  manuseio  e a fabricação do álcool (cachaça),  extraída da cana-de-açúcar. Também participaram da reunião Gil Lopes, assessor do deputado estadual Magno Bacelar (PV) e técnicos da cidade de Barra do Corda-MA. O encontro foi no salão Paroquial Irmã Gemar Rover.

Profundo conhecedor e pesquisador do assunto, o técnico Valdciderla Sousa , discorreu com muita clareza a respeito do cultivo da cana-de-açúcar  e da comercialização legalizada da cachaça, além da higienização dos engenhos, despertando a atenção e enorme interesse dos produtores presentes. Além dos agricultores estiveram presentes na reunião o prefeito Sebastião “Pitó”, o secretário de agricultura Júlio Cesar, o presidente do sindicato dos trabalhadores  rurais de Paraibano,  Nonato Santos, e o jornalista blogueiro Leo Lasan, que ajudou a mediar a palestra. 


Obs: " A matéria não ficou mais completa por que não  pude cobrir todo o evento  até o final , tendo que me ausentar da reunião por motivos particulares, mais informações acesse o blog Paraibanomanews.com"

A CANA-DE-AÇÚCAR
Plantação de cana-de-açúcar
O que é 
A cana-de-açúcar é uma planta de tronco fino e comprido com folhas também compridas e verdes. Seu tronco é macio e possui alta concentração de açúcar.

Origem 
De origem asiática, a cana-de-açúcar foi trazida para o Brasil pelos portugueses na primeira década do século XVI. A cultura da cana desenvolveu-se com sucesso no nordeste brasileiro, sendo que o Brasil tornou-se o principal produtor e exportador de açúcar nos séculos XVI e XVII.

A cana-de-açúcar adapta-se facilmente em regiões de clima tropical, pois necessita de chuvas e boa quantidade de luz solar.

A região do interior do estado de São Paulo concentra, atualmente, a maior quantidade de canaviais. As usinas produzem álcool, principalmente o etanol para ser usado como combustível de automóveis. Também da cana-de-açucar através dos engenhos se produz a cachaça.
Etanol 
O etanol é bem menos poluente em comparação aos combustíveis fósseis (derivados do petróleo: diesel e gasolina). Uma parte da produção destas usinas de cana destina-se à fabricação de açúcar branco e aguardente (cachaça).
Você sabia?
- No dia 16 de janeiro é comemorado Dia do Cortador de Cana-de-açúcar.
NoticiasdeParaibanoMa.com

2 comentários:

  1. essa palestra foi muito importante para os prantadores de cana que trabalha com a fabricaçao de cachaça artesanal,ja que aqui em paraibano e o local onde se fabrica a melhor cachaça artesanal de toda regiao,estive la e aprovei a iniciativa do olivan coelho,abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. ainda não conheço o candidato pessoalmente, gostei de ver essa evolução na cidade, trazer o conheciments até a população ...boa campanha e sucesso. são luis-ma

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.