FUNDADO ROTARY CLUB INTERNACIONAL EM PARAIBANO /MA

Primeiros Associados

A cidade de Paraibano, está de parabéns por receber uma instituição reconhecida internacionalmente por seus trabalhos em favor da comunidade.
Por; Amaury Carneiro

Foi realizado na cidade de Paraibano / MA, na  quarta - feira (24), uma reunião para a fundação, criação do Rotary Club Internacional, no município, onde teve como seus padrinhos o Rotary Club da cidade de São João dos Patos / MA - (RCSJP), que foi fundado naquela cidade, há 18 anos.
A reunião contou com a presença da presidente do Rotary de São João dos Patos, Senhora Mariana Lyra da Rocha Santos, e de alguns associados (as), Dona Rosinha “hoteleira”, Adriana, Eliene Coêlho, seu Orleone. Josué e Dr. Pompilo.
Mariana, a presidente do Rotary de São João
dos Patos, empossando, a presidente do
 Rotary de Paraibano, Bethânia Camargo
A ideia de trazer o Rotary, para Paraibano, foi do casal Ludenrique Freire e Bethania Camargo, que são funcionários públicos e empresários local.
A companheira Mariana, conduziu a solenidade de fundação do clube, na qual foi nomeada com primeira presidente a bioquímica Bethania Camargo, depois foi escolhido os demais integrantes da mesa do Conselho Diretor.

Presidente : Bethânia Camargo
Secretário Geral : João Pedro
Tesoureiro: Bira Ferro
Protocolo : Geldiana Dantas
Secretário de Frequências: Amaury Carneiro
Secretário de Companheirismo; José de Arimatéia
 “Zezinho”.

Em breve haverá uma solenidade formal de posse do primeiro Conselho Diretor
Primeira Diretoria do Rotary Club de Paraibano /  MA

 Os trabalhos iniciais para criação do Rotary em Paraibano, aconteceu no início do mês de abril, em uma reunião realizada no clube Inhumas Park, organizada por Bethania e Ludenrique, e conduzida também,  pelos rotarianos do RCSJP, o evento contou também com a presença do governador do distrito 4490 senhor Maurício Bezerra, que fez uma palestra aos convidados sobre o que é , e como funciona o ROTARY CLUB INTERNACIONAL.

O Governador salientou a importância da existência do Rotary em uma cidade, pois os trabalhos sempre são voltados a própria comunidade, enfatizando sempre o lema rotário, que é, Dar de si antes de pensar em si.
Maurício Bezerra, governador Rotariano
distrito 4490


O QUE FAZ UM ROTARY CLUB?

O lema Dar de Si Antes de Pensar em Si reflete o principal objetivo do Rotary na comunidade, no local de trabalho e no mundo. Rotarianos desenvolvem projetos comunitários de prestação de serviços com o intuito de aliviar as carências mais graves. Além disso, apóiam a profissionalização; programas para jovens; oportunidades educacionais e intercâmbios no exterior para estudantes, professores e outros profissionais. Algumas das áreas de atuação do Rotary são:
– Erradicação da pólio: Em 1985, rotarianos resolveram lutar por um mundo livre da pólio. A campanha pela erradicação dessa doença tornou-se, em um prazo de 20 anos, o maior apoio do setor privado a uma iniciativa global de saúde.
– Rotary já doou US$500 milhões e incontáveis horas de trabalho voluntário para ajudar na imunização de quase dois bilhões de crianças no mundo.

– Atualmente, existem apenas algumas centenas de casos de pólio, o que representa uma redução de 99,8% desde 1988, quando a doença paralisava mais de 350.000 crianças por ano.

– Educação internacional: Rotary é a maior fonte de recursos privados a patrocinar bolsas de estudos. A cada ano, cerca de 1.000 universitários recebem bolsas para estudar no exterior. Rotary Clubs promovem também programas de intercâmbio voltados a alunos do segundo grau, enviando ao exterior cerca de 8.000 estudantes por períodos de três meses a um ano.

– Paz: Com o objetivo de educar futuros embaixadores e emissários da paz, foram recentemente criados os Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos em sete universidades de renome. O programa proporciona educação em nível de mestrado na área de resolução de conflitos a setenta bolsistas por ano.

Alfabetização: Rotary Clubs estão engajados internacional-mente na luta contra o analfabetismo. Destaca-se, como exemplo, um projeto na Tailândia que reduziu consideravelmente o nível de reprovação escolar e foi adotado nacionalmente pelo governo do país.

Quem Somos

O que é Rotaract?

O Rotaract Club é um programa para jovens entre 18 e 30 anos, com uma das maiores atuações frente à comunidade no mundo. Foi criado pelo Rotary International em 1968, em North Charlotte, Carolina do Norte, EUA. Seu nome surgiu da expressão Rotary in Action (Rotary em ação) e o seu é lema: Companheirismo através do serviço.
O Rotaract está presente em quase todo o mundo. Pela última estatística, são 163.000 rotaractianos, organizados em 7.490 Rotaract Clubs diferentes, espalhados em 155 países.

ABC do Rotaractiano

ORGANIZAÇÃO/GESTÃO:
Ano rotário: ano que se inicia em 1º de julho e termina em 30 de junho do ano subseqüente. É o tempo de gestão de um Conselho de Club ou do RI.
Clube de Serviço: é um Clube que tem a função de promover eventos e projetos que beneficie a sociedade, principalmente os mais carentes.
Clube padrinho: é o Clube que deu incentivo, coordenou ajudou na fundação de outro Clube.
Clube patrocinador: é o Rotary Club que patrocina a fundação de um Rotaract Club. O Rotary patrocinador está sempre prestando auxílio às necessidades dos Rotaract Clubs.
Companheiro: é o termo utilizado para dirigir-se a algum sócio do Club. Em todos os Clubs do mundo, os sócios se tratam como companheiros.
Companheiro Paul Harris: é uma pessoa que foi condecorada com um título Paul Harris.
Conselho Diretor: é o grupo de dirigentes de um Club, a maioria das decisões dos mesmos é tomada pelos mesmos.
Conselho Distrital: é o grupo de dirigentes que coordena um determinado distrito. Eles são eleitos por todos os Clubs e representarão o distrito perante o RI.
Dirigentes: é o grupo de pessoas que estão em determinados cargos dentro do Club e tem a função de dirigi-lo e coordená-lo da melhor forma possível.
Distintivo: é uma peça que serve para identificar o sócio ou um cargo dentro do Club ou do distrito. Ele é usado na lapela da camisa e reforça o companheirismo dos sócios.
OMIR-Brasil: Organização Multidistrital de Informação de Rotaract. No Brasil, foi criada em 1991 para aumentar o intercambio de informações entre os Rotaract Clubs.
Paul Harris: fundador do RI – Rotary International.
Pólio Plus: Programa da Fundação Rotária que tem como objetivo erradicar a Poliomielite do mundo. Foi implantado em 1985, com a esperança de concluir seus trabalhos no ano de 2005.
Presidente de RI: é o cargo máximo do Rotary International que coordena todos os programas em nível mundial. Ele preside o Conselho mundial de RI.
Quota: é a quantia paga todo mês ou todo bimestre no Club. Este dinheiro vai para o caixa do Club e serve para cobrir gastos e realizar eventos e projetos.
RDR: Representante Distrital de Rotaract, é autoridade máxima no Rotaract de um distrito. É ele quem coordena todas as ações do distrito durante o período de um ano rotário.
Recuperação: é o termo utilizado para uma pessoa compensar uma falta à reunião do Club. Essa recuperação pode ser adquirida na reunião de outro Club ou em evento relacionado ao Rotary, Rotaract ou Interact. Um sócio pode recuperar no máximo 70% da presença, pois deve ir no mínimo a 30% da reunião de seu cube e ter freqüência total de 60% no mês.
Regimento Interno: diretrizes definidas pelo Rotaract Club para que se possa melhor organizar e dirigir o Club. O Regimento deve ser autorizado pelo Club Patrocinador.
CLUBES:
ASR: Associação de Senhoras de Rotarianos, é o mesmo que a Casa da Amizade, onde as esposas dos rotarianos se reúnem e criam eventos beneficentes.
Casa da Amizade: é o mesmo que a ASR – Associação de Senhoras de Rotarianos.
Interact Club: é um Clube de serviços para jovens de 14 a 18 anos que tem como o objetivo trabalhar pelo bem da comunidade e prestar serviços aos necessitados.
Rotakids: Clube de serviços que agrupa crianças de até 14 anos, no intuito de fazer o bem através de ações simples, porém significativas junto com seus Rotary Clubs patrocinadores.
Rotary Club: clube de serviços para pessoas acima de 30 anos ou profissionais liberais. Tem o objetivo de promover o bem para a comunidade.
RYLA: Rotary Youth Leadership Awards, programa de liderança para jovens, que é patrocinado por um Rotary Club.
FREQUÊNCIA:
Recuperação

É obrigação estatutária de o sócio comparecer a, no mínimo, 60% das reuniões mensais do clube. A falta de uma reunião pode ser suprida com uma recuperação. Recuperação é um certificado de presença fornecida pelo clube visitado. Deve ser requerida junto ao secretário do clube visitado ao final da reunião. Recuperações são válidas para suprirem faltas em reuniões ocorridas até 15 dias, antes ou depois da visita ao clube. O visitante que está na reunião para suprir a falta em seu clube (recuperar) é chamado de recuperante.
Sócio 100%
A secretaria do clube poderá fornecer certificados ou pins comemorativos aos companheiros que obtiveram ao longo da gestão 100% de freqüência, ou seja, participaram de todas as atividades do clube ou, se em caso de faltas, recuperaram.
Nomenclaturas
Visitante: companheiro (ou não) que visita sem finalidade de recuperar;
Recuperante: companheiro que visita para recuperar falta em seu clube;
Convidado: potencial rotaractiano, ou acompanhante, que foi trazido por sócio ou rotariano.
 Fonte; Rotary Clube Internacional / Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.