MINISTRO FACHIN, REJEITA RECURSO DE LULA PARA PERMANECER CANDIDATO A PRESIDENTE

Resultado de imagem para fachin e lula
Fachin: ministro havia sido o único a votar favoravelmente a que o ex-presidente permaneça na disputa presidencial, baseando-se na recomendação da ONU. (Antônio Cruz/Agência Brasil/Agência Brasil/Agência Brasil)

MAIS UMA DERROTA DO EX-PRESIDENTE

Recurso foi apresentado depois que o TSE decidiu por 6 votos a 1 barrar a candidatura de Lula ao Planalto com base na Lei da Ficha Limpa

BRASÍLIA – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin rejeitou recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que pedia que o cumprimento da recomendação do Comitê de Direitos Humanos da ONU pela manutenção dos direitos políticos do petista, permitindo que ele disputasse a eleição ao Palácio do Planalto.

Fachin afirmou, em decisão divulgada na madrugada desta quinta-feira no site do Supremo, que o pronunciamento do Comitê dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas “não alcançou o sobrestamento do acórdão recorrido, reservando-se à sede própria a temática diretamente afeta à candidatura eleitoral”.
“As alegações veiculadas pela defesa não traduzem plausibilidade de conhecimento e provimento do recurso extraordinário, requisito normativo indispensável à excepcional concessão da tutela cautelar pretendida”, acrescentou.
No pedido formulado ao STF, os advogados do ex-presidente argumentavam que o Brasil reconheceu a competência do comitê da ONU para analisar comunicados individuais sobre violações de direitos humanos e que cabe ao Judiciário brasileiro apenas dar cumprimento às obrigações internacionais do país.
O recurso foi apresentado depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por 6 votos a 1 barrar a candidatura de Lula ao Palácio do Planalto com base na Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis condenados por órgãos colegiados da Justiça.
Fachin, que também é integrante do TSE, fora justamente o único a votar favoravelmente a que o ex-presidente permaneça na disputa presidencial, baseando-se fundamentalmente na recomendação da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.