CHAFARIZ: UMA OBRA REPLETA DE "CURIOSIDADES" CONSTRUÍDA PELA PREFEITURA DE PARAIBANO



 Por: Sávio Sá e Cândido Leonardo

No último sábado, 16 de setembro, uma obra chamou a atenção da população em frente ao parque de vaquejada de Paraibano. Um pequeno muro acoplado com 4 torneiras para a coleta de água, livre pra população, que tiver com falta de água nas torneiras de suas casas.

Não houve uma inauguração formal por parte da prefeitura e boa parte da população soube desta obra pelas redes sociais postadas por moradores e também pelo secretário de finanças do município, o Senhor Almiran , que logo tratou em por o nome de chafariz.

Esse tipo de coleta de água em meio público já é feita há muitos anos por dois postos de combustíveis particulares, e pela empresa CARROSOL, os quais possuem poços de água próprio e disponibilizam uma torneira para coleta em recipientes pela população.

Não se sabe o valor da obra, qual empresa construiu e de onde foram retirados os recursos, já que o município não possui o portal da transparência, estando contra a lei de acesso a informação. Contatamos 2 engenheiros civis,  que avaliaram a obra em aproximadamente 7 (sete) mil reais seguindo padrões de orçamento para órgãos públicos. Na oportunidade o que deve ser feita é uma dispensa de licitação e logo após publicado em meios oficiais.

Uma peculiaridades foi observada na arquitetura da obra, foram feitos 4 degraus para cada torneira, e segundo os engenheiros civis contatados, seria mais apropriado colocar mangueiras acopladas nas torneiras para diminuir o custo total da obra. 

Outra observação informada por populares, é que dentro do parque de vaquejada não possui um poço artesiano, sendo a água vindo diretamente da companhia de águas e esgotos do estado do Maranhão (Caema), e também não há um hidrômetro que faça a medição da vazão de água, sendo necessário, já que a água virá diretamente da Caema, e a população quem irá pagar o consumo, e por lei deve saber o valor correto consumido de água pelos moradores.

Não tivemos informações sobre o responsável pela obra para tirar as conclusões sobre as observações feitas, mas a página/blog está a disposição para os esclarecimentos por parte da administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.