Professores e alunos no campo. |
EDUCAÇÃO
O Centro
de Ensino Epitácio Pessoa (escola
rede estadual de ensino)
em Paraibano/MA, realizou uma aula de campo na última terça-feria (15), com
participação de professores e alunos que foram a campo “in loco”,
para conhecer a realidade que está degradando alguns pontos da cidade, a
exemplo do lixão público e de nascentes, olho d’água. A aula faz parte do
projeto Preservação do Meio Ambiente,
das disciplinas Geografia, Biologia, Quimica, Física e Sociologia, em conjunto
com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMATUR) representada
pela secretária Claudene Campos.
"Esta foi a segunda etapa do Projeto de
Iniciação Científica do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI). O programa é
do governo federal e disponibiliza
recursos para que seja feito um redesenho curricular, acrescentar alguns temas
relevantes ao currículo dos estudantes do ensino médio),com propósito de
contribuir para a formação humana integral dos estudantes, dessa forma, estão
sendo desenvolvidos vários projetos com os estudantes das quatro áreas do
conhecimento, CIÊNCIAS HUMANAS, CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E LINGUAGENS." Disse a diretora adjunta Simonia Maria.
Para
o professor de Geografia Amaury Carneiro: “A aula de campo constitui um
importante elemento para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem,
permitindo aos alunos e professores irem além da simples exposição mecânica dos
conteúdos em sala de aula, possibilitar a compreensão de uma realidade complexa
a partir de um dado palpável, além de contribuir para enriquecer a disciplina e
evidetemente os conhecimentos dos alunos na conscientização de um mundo mais
sustentável” explicou o professor que é formado pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.
A
secretária municipal de meio ambiente, Claudene Campos disse que o objetivo
principal da aula de campo, foi destacar e enfatizar aos alunos a percepção
através de fatos reais vivenciadas na cidade de Paraibano, sobre a importância
do ato de se educar para contribuir na preservação do meio ambiente, com visita
“in loco” nas Nascente dos Quandus no bairro Substação e Nascente do bairro
Lavanderia. Também dotar os alunos de conhecimentos
teóricos e práticos relacionados aos riscos ambientais que cercam o “Lixão” de
Paraibano, bem como observar a área impactada pela disposição inadequada de
Resíduos Sólidos, afirmou Claudene Campos que é engenheira ambiental e já
trabalhou na SEMA.
Para
Rosângela Rocha Sá, a aula foi o máximo: “Não
consigo descrever a Geografia física de outra forma a não ser através da
visualização! Saudades da faculdade! Parabéns! Na minha humilde opinião o conhecimento empírico
transcende o cientifico!” destacou a professora em comentário de facebook.
“Agradecemos a colaboração da Secretaria Municipal
de Educação que disponibilizou os coletivos. Continuaremos nossas pesquisas e
ações do projeto sobre essa temática que encerrará com uma Feira de Ciências, na referida escola em novembro. E esperamos toda
a comunidade paraibanense para prestigiar o resultado das pesquisas dos
estudantes” Completou Claudene Campos.
O
Centro de Ensino Epitácio Pessoa, tem um dos melhores corpo de docentes da
região e se destaca pelo excelente trabalho na área da educação com
projetos premiados. Ex-alunos do Epitácio Pessoa se destacam em diversas
áreas no Brasil, a exemplos na advocacia, medicina, engenharia, entre outras
profissões. Todos os professores tem pós-graduação e alguns estão fazendo
mestrado.
Participaram da
visita os Professores: Ricardo Campos, Ires, Cíntia, Valmir, Sabrina, Amaury
Carneiro, Antônia Barros, Márcia Aleluia, Suzy, José Roberto.
Parabéns à todos os
alunos e profissionais envolvidos, incluído as diretoras Rosa Alves e Simonia
Maria, além da professoras Ana Paula, Valéria e Ana Raquel, que não puderam participar da aula de campo mas, fazem parte do quadro de professoras que participam do projeto.
(Com edição)
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