Pesquisa realizada pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, da Universidade de Oxford, mostrou que o país só fica atrás da Finlândia
Agência o Globo
As pessoas continuam a confiar nos meios de
comunicação para se informarem — e o Brasil é um dos países em que essa
confiança é mais forte. Segundo pesquisa feita pelo Instituto Reuters
para o Estudo do Jornalismo, da Universidade de Oxford, na Inglaterra,
60% dos entrevistados no Brasil confiam nas notícias veiculadas pelas
empresas de comunicação — atrás apenas da Finlândia, com 62%. Foram
entrevistadas mais de 70 mil pessoas em 36 países. A confiança também é
alta em Portugal, Polônia e Holanda, mas, na Coreia do Sul, fica em 23%.
A média dos países pesquisados é de 43%.
O “Relatório de Jornalismo Digital 2017” aponta ainda que as
redes sociais vêm sentindo os reflexos negativos da proliferação das
chamadas fake news, ou notícias falsas. Com isso, o Facebook, por
exemplo, vem perdendo espaço em diversos países, inclusive no Brasil.
Segundo o estudo britânico, aplicativos de mensagens, como o WhatsApp,
têm ganhado espaço. O estudo cita o fato de estes permitirem uma
comunicação mais privada e não filtrarem o seu conteúdo através de
algoritmos, como faz o Facebook.
No Brasil, 46% dos entrevistados disseram usar o WhatsApp
para acessar e compartilhar notícias,(dos sites e blogs) um aumento de 7 pontos percentuais
frente ao ano anterior. O Facebook é a escolha de 57% dos entrevistados
— uma queda de 12 pontos percentuais em relação a 2016. Em 2014, o
WhatsApp foi comprado pelo Facebook. Já o YouTube, da Google, é fonte de
informação para 36% dos entrevistados, contra 35% um ano antes.
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