ALEMA

São João dos Patos: Mutirão Oftalmológico em várias especialidades gratuita

 


Por Henrique Sampaio

A população de São João dos Patos/MA, terá acesso a atendimento oftalmológico gratuito por meio do Projeto Ação - Mais Visão, promovido pela prefeitura municipal do município, que realizará uma triagem no próximo 15 de agosto.

Serão oferecidas especialidades gratuitas oftamológica nas áreas de pediatria, estrabismo e glaucoma, voltadas à promoção da saúde ocular da população.

O atendimento será feito por meio de agendamento prévio com Ana Correia, pelo telefone (86) 99459 9949. Para participar, os interessados devem apresentar RG/CPF e comprovante de residência.

A ação é promovida através das secretarias municipais de Saúde (SEMUS), Assistência Social (SMAS) e Educação (SEMED), pelo programa Centro de Olho.

A triagem visa identificar casos que necessitem de acompanhamento ou intervenção mais específica, ampliando o acesso a exames e consultas oftalmológicas de forma gratuita.

 O atendimento acontecerá das 08h às 17h, no Serviço de Convivência ( localizado por trás do Supermercado Coêlho, no centro da cidade).

Para mais informações, os moradores podem procurar o CRASUBS ou o próprio Serviço de Convivência.

Fonte: Prefeitura Municipal de São João dos Patos/MA

Passagem Franca: Homem morre em acidente fatal com moto na rodovia MA-034

 

Acidente fatal na MA-034, homem morre após perder controle da motocicleta 

– Foto: PM/MA

Por Henrique Sampaio

Um grave acidente de trânsito registrado na tarde desta quarta-feira (6), na MA-034, trecho no município de Passagem Franca/MA resultou na morte de um homem identificado como Manoel Nascimento Silva. O caso aconteceu por volta das 15h30 no povoado Santo Antônio, entre as cidades de Passagem Franca e Buriti Bravo, interior do Maranhão.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima conduzia uma motocicleta Honda Pop, quando perdeu o controle do veículo e acabou caindo na pista. Infelizmente, Manoel, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.

A guarnição do 4º Pelotão do 35º Batalhão da PM foi acionada e, ao chegar ao local, constatou o óbito. A Polícia Civil também esteve presente, realizando os procedimentos legais antes de liberar o corpo para os familiares. A moto foi entregue a um parente da vítima que estava presente.

O boletim de ocorrência foi registrado para providências legais. A Polícia reforça a importância da atenção redobrada ao trafegar por rodovias estaduais, especialmente em trechos mais perigosos.

Com informações da 35º BPM – O Guardião do Médio Sertão
Fonte: Portal Sertão Web


Parte dos Ministros do STF discordam da prisão de Bolsonaro

 

Ex-presidente Bolsonaro e Alexandre de Moraes - Foto: Agência Brasil

DECISÃO DE ALEXANDRE DE MORAES, NÃO REPERCUTIU BEM NOS BASTIDORES.

Reportagem da Revista Oeste

Por, Cristyan Costa

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro no dia 4 de agosto de 2025, por suposto descumprimento de medidas cautelares impostas anteriormente. Decisão contestada por vários operadores do Direito.

A decisão inclui o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de visitas — salvo familiares e advogados — e apreensão de aparelhos eletrônicos.

DIVERGÊNCIA INTERNA NO STF

Ministros do STF manifestaram discordância com a decisão de Moraes, classificando-a de “PRECIPITADA”.

Um dos magistrados afirmou que o mais prudente seria aguardar o julgamento da ação penal principal, na qual  o presidente Bolsonaro, é réu por suposta tentativa de golpe de Estado — ação em que, segundo, há relatos, ele enfrenta poucas chances de absolvição, por ser um inquérito político.

TENSÃO ENTRE PODERES E TEMORES EXTERNOS

Uma outra fonte no STF opinou que a medida exacerba tensões políticas, especialmente depois que os Estados Unidos da América, impuseram sanções ao ministro Moraes sob a Lei Magnitsky.

Nos bastidores, ministros demonstraram preocupação quanto a possíveis penalidades que afetem seus bens e familiares no exterior.

OUTROS SINAIS DE DIVISÃO ENTRE MINISTROS

A divergência não se limita ao episódio da prisão. A revista também menciona que a nota institucional de apoio ao ministro Moraes, divulgada após as sanções dos EUA, não foi acordada com todos os integrantes do tribunal.

Como indicativo de distância interna, cinco ministros (André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli, Luiz Fux e Cármen Lúcia) não compareceram ao jantar organizado pelo presidente Lula, no Palácio da Alvorada, evento que contou com presença do presidente do STF e outros aliados.

Diante desses fatos, internamente, o STF não está unânime quanto à decisão do ministro Alexandre de Moraes, de colocar Bolsonaro, em prisão domiciliar. Há críticas de que o ato foi impetuoso, um temor de efeito político e institucional antes do julgamento da ação penal principal, e uma percepção de dissenso crescente na Suprema Corte, acentuada por tensões com o Executivo e repercussões internacionais.

Fonte: Revista Oeste.com


Iracema Vale visita 33ª Vaquejada de Colinas e destaca importância do evento para a cultura e a economia do Maranhão

 


Tradicional vaquejada, que aconteceu nos dias 31 de julho, 1, 2 e 3 de agosto, é considerada um dos maiores eventos culturais da região, pois movimenta a economia do município, atraindo visitantes e promovendo o fortalecimento da identidade cultural do povo maranhense.

Agência Assembleia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), visitou, no sábado (2), a 33ª edição da Vaquejada do município de Colinas, realizada no Parque Onildo Maior. Iracema percorreu o parque de vaquejada, reunindo vaqueiros, autoridades e a população local.

A tradicional Vaquejada de Colinas é considerada um dos maiores eventos culturais da região e reúne competidores de várias partes do Brasil. A festa, que teve início na última quarta-feira (30), segue até este domingo (3), movimentando a economia do município, atraindo visitantes e promovendo o fortalecimento da identidade cultural nordestina.

“É uma alegria imensa prestigiar mais uma vez em Colinas, a 33ª edição da Vaquejada, um evento que já é tradição cultural para toda a região. É a terceira vez consecutiva que participo e posso dizer: o sucesso é absoluto. Parabenizo os organizadores e todas as famílias que fazem deste momento uma verdadeira celebração da nossa identidade”, disse Iracema Vale. Clique AQUI e veja a matéria na íntegra.