MINISTRO JOAQUIM BARBOSA, RELATOR DO MENSALÃO, É ELEITO PRESIDENTE DO STF

Ministro eleito presidente do STF, Joaquim Barbosa, 

O ministro, de 58 anos, é o primeiro negro a ser eleito presidente da corte. A eleição seguiu a tradição: todos votaram nele. Ele votou no próximo vice-presidente, Ricardo Lewandowski.

G1.com

  Em uma eleição protocolar, como manda a praxe do Supremo, o ministro Joaquim Barbosa foi eleito presidente da Corte. Lá o que vale é o critério da antiguidade.

Joaquim Barbosa ficou conhecido pelo temperamento forte e se envolveu em várias discussões com outros ministros do STF. Talvez por isso, o próximo presidente do Supremo iniciou a entrevista exclusiva falando em paz.

“Muita paz aqui no tribunal, muito embora eu saiba que paz aqui, com todos os problemas que a sociedade brasileira nos apresenta, é uma metáfora”, disse.

Ministro Lewandowski
Joaquim Barbosa, 58 anos, é o primeiro negro a ser eleito presidente do Supremo Tribunal Federal. A eleição seguiu a tradição da corte: todos votaram nele. E ele votou em Lewandowski, o próximo vice-presidente.

O mais antigo ministro do Supremo, Celso de Mello, fez a saudação em nome dos colegas. “Tenho certeza de que saberá agir com sabedoria, com prudência, com segurança enfrentar e superar os obstáculos que são tão comuns ao exercício da presidência da Suprema Corte do Brasil”, disse.
O filho de um pedreiro e de uma dona de casa, que nasceu em Paracatu, interior de Minas Gerais, chega ao mais alto posto da Corte de Justiça do país nove anos depois de ter sido indicado para o STF pelo ex-presidente Lula.

Durante os julgamentos, costuma ficar em pé e trocar de cadeiras para aliviar as dores nas costas e nos quadris, provocadas por uma inflamação na base da coluna.

O ministro Joaquim Barbosa não se impressiona com a súbita popularidade que surgiu com o julgamento do processo do mensalão, do qual ele é relator. Mas não esconde que se sente orgulhoso pelo trabalho que vem fazendo. “É um orgulho muito grande fazer parte do tribunal neste momento tão auspicioso, tão importante”.

Para o futuro presidente do STF, a razão está à frente da emoção. “O coração? Ah, eu vou decepcionar um pouco. Sou completamente blasé, vocês já devem ter percebido”, brincou.

A posse de Joaquim Barbosa e de Ricardo Lewandowski será no dia 22 de novembro.


NoticiasdeParaibanoMa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.