AFINAL O QUE OS CRISTÃOS COMEMORAM, O NASCIMETO DE JESUS CRISTO OU A VINDA DE "PAPAI NOEL"

Amaury Carneiro
 


Estamos na época do Natal e sempre que esta data chega, a personagem central na mente da grande maioria da população do mundo, é o Papai Noel, que eu particulamente acho um absurdo.

Como é possível numa nação que se autodenomina cristã, na maior e mais importante data para o cristianismo, o personagem central JESUS CRISTO, ser totalmente esquecido, ou deixado em segundo plano? Afinal quem é mais importante: Papai Noel ou Jesus Cristo? Você sabe quem é quem?


ACHEI ESTE TEXTO ABAIXO NA GRANDE REDE, MUITO INTERESSANTE, POIS CONTA TALVEZ, A VERDADEIRA ORIGEM DO “PAPAI NOEL”.


Afinal, Quem é Papai Noel?

A lenda e a figura do Papai Noel tem origem no séc. V com a história de São Nicolau, um dos santos da Igreja Católica Romana e em especial da Ortodoxa na Rússia. Nicolau nasceu no final do 3º séc. no ano de 275 ao sul da Ásia menor, onde hoje é a Turquia e ainda jovem foi ordenado sacerdote. Depois da morte dos seus pais, herdou uma grande fortuna, a qual começou a distribuir entre os pobres, aos quais se empenhou em ajudar secretamente, para que ninguém pudesse agradecer-lhe.

Após alguns anos no sacerdócio, desejou visitar os lugares santos e embarcou de Pátara para a Palestina, depois seguiu para o Egito. Por onde passava, sua figura ficava na lembrança das pessoas devido à sua bondade e o costume de dar presentes às crianças necessitadas. Com o tempo, Nicolau foi ganhando fama de fazedor de milagres, sendo esse um dos temas favoritos dos artistas medievais.Nessa época, a devoção a ele estendeu-se para todas as regiões da Europa, tornando-se o padroeiro da Rússia e da Grécia, das associações de caridade, das crianças, marinheiros, garotas solteiras, comerciantes, penhoristas, e também de algumas cidades como Friburgo e Moscou.

No século XI, o roubo de seus ossos promoveu sua fama por toda a Europa. A tradição de São Nicolau se arraigou especialmente entre os holandeses a partir do século XIII, que o representavam com barba branca e ornamentos eclesiásticos, montado em um burro e carregando um saco de presentes para as crianças boas e um feixe de varas para os maus.
Os holandeses o chamavam de Sinter Klaas e a tradição de favorecer os pequenos com presentes atravessou com os holandeses o Oceano Atlântico no século XVII com o propósito de colonizar a América do Norte. Desde a Nova Amsterdã (atual Nova Iorque), a lenda de São Nicolau se estendeu pelo país que estava nascendo, adquirindo uma enorme popularidade.

Os verdadeiros impulsores do mito de Santa Claus nos Estados Unidos foram dois escritores: O primeiro, Washington Irving, que escreveu em 1809 um livro em que despojava São Nicolau de sua indumentária clerical, transformando-o em um personagem bonachão e bondoso que montava um cavalo voador e que jogava presentes pelas chaminés. 

Esta figura tornou-se muito popular e mudou de nome quando os norte-americanos adptaram para o inglês o nome holandês Sinter Klaas, para  Santa Claus. Em 1823, um poema de Clement C. Moore, enalteceu a aura mágica que o escritor Irving havia dado ao personagem e tornou-a mais verossímil. Trocou: o cavalo branco por renas que puxavam um trenó; os tamancos que as crianças holandesas deixavam, por meias. Transformou-o num personagem alegre, gordo e de pequena estatura, similar a um gnomo e situou sua visita durante a vigília de Natal, em vez de véspera do 6 de dezembro, como era o costume, pois é o santo deste dia, segundo tradição católica romana.

Em 1862, o desenhista norte-americano de origem alemã Thomas Nast fez a primeira ilustração de Santa Claus descendo por uma chaminé, embora ainda tivesse o tamanho de um duende.
Com o passar dos tempos, pouco a pouco o personagem foi adquirindo estatura, barriga, barba e bigode branco, aparece no Pólo Norte, rodeado de seus complementos com suas roupas de cor verde.

Em 1931, uma grande empresa americana de refrigerantes, para uma grande campanha de marketing, encomendou ao artista Habdon Sundblom a remodelação do Santa Claus de Nast para torná-lo ainda mais próximo e verossímil. Sundblom se inspira em um vendedor da empresa aposentado. Foi dado pelo artista, ao personagem, novas cores, suas roupas foram coloridas com um vermelho brilhante e o branco, as mesmas do produto da fabrica de refrigerante, e a campanha de Natal com o novo personagem foi um grande sucesso. Nasce assim o símbolo de Santa Claus, o Pai Natal ou Papai Noel que vive na imaginação de milhões de pessoas no mundo.

Apropriamo-nos de um personagem mítico, criado por interesses, sejam lá quais forem - ignorância da Palavra de Deus, interesses financeiros, etc., o transformamos em um deus, com poderes extraordinários que aparece uma vez por ano para nos abençoar ou não, dependendo de nossas ações durante o ano e o consideramos o dono da magia do Natal!

AGORA VEJAMOS QUEM É JESUS ? 


 Em Lucas 2:25-32 lemos: "Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: “Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios a e para a glória de Israel, teu povo”. Simeão nos dá a direção certa para entendermos quem é Jesus: Ele é salvação e Luz de Deus! É exatamente este o significado  e a verdadeira magia do Natal – a manifestação da salvação de Deus aos homens! 


Independente do significado e data, gosto do Natal e apoio a celebração, o espírito de união e a confraternização entre os povos e independente da data, lembro sim do nascimento de Jesus, apesar de ninguém saber a data certa do Seu nascimento.
FELIZ NATAL PARA TODOS , QUE O DIVINO PAI ETERNO E JESUS 
CRISTO OS PROTEJAM.
 

NotíciasdeParaibanoMa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.