SEMANA SANTA E O ÊXODO URBANO



Para quem não sabe, a Semana Santa sempre começa no primeiro domingo de Lua Cheia, que praticamente sempre começou no dia 21 de março (equinócio) ou um pouco depois, mas nunca antes desta mesma data acima citada. Sendo dessa maneira, a cada ano que vai se passando a semana santa esta sendo comemorada em uma data diferente, o que faz com que a Páscoa seja uma espécie de festa ‘’móvel’’.
O mais interessante é que a seqüência das datas relacionadas à páscoa é somente repetida a cada 5.700 dias, mais ou menos, no calendário dos gregos.
Em falar em semana santa, a distinção para ela é que ela é uma tradição religiosa que vem do Cristianismo que celebra tanto a paixão quanto a morte de cristo, além de sua Ressurreição. Ela começa com o triunfo de Jesus em Jerusalém, que ocorre sempre no domingo de ramos, passa pela sua morte na sexta-feira da paixão (o qual morreu para nos salvar é sempre bom lembrar) e tem seu término na ressurreição, que ocorre no domingo de páscoa. Portanto, os dias da semana santa não é só para diversão como fazem hoje em dia,  é para agente fazer orações, refletir sobre nossas ações, pedir desculpas áquela pessoa que talvez agente tenha ofendido, e pedir perdão ao SENHOR por todos nossos pecados, pois a maioria das pessoas só lembram de Deus quando estar passando por alguma necessidade, pense e reflita.
O ÊXODO URBANO NA SEMANA SANTA


     Avenida 1º de Maio, Sábado 16 de Abril    /  Avenida 1º de Maio  Sexta-feira ,  22 de Abril 2011. 
                                                                                                                     
               
 Como é de praxe no nordeste grande parte da população em dias de semana santa vão em uma verdadeira marcha para o interior dos municípios, deixando a zona urbana ficar uma verdadeira cidade dormitório, uma beleza diga-se de passagem para quem quer descansar.
            Pena que nem todos vão para zona rural, não vão na intenção de descansar ou se divertir em paz, pois muitos adolescentes e alguns jovens delinquentes, pegam suas motos ou alugam e tiram o cano de descarga simplesmente para incomodar a todos além de  ficarem totalmente desorientados de um lado para o outro,  alcoolizados e em alta velocidade, pondo em risco a própria vida e a vida de terceiros, ao olhos  às vezes dos pais e das autoridades que nada fazem para coibir tais atitudes ilícitas perante  o código de trânsito brasileiro.

Um exemplo de tal fato é que ontem sexta-feira, no povoado Angical do município de Pastos Bons-MA, um motoqueiro totalmente alcoolizado atropelou uma criança de 5 anos de idade, a qual foi levada as preças para o hospital daquele município com várias escoriações pelo corpo, e um corte profundo na cabeça, felizmente estar fora de perigo, e o motoqueiro nada sofreu como sempre. 

Um comentário:

  1. muito boa repostagem sobre o êxodo urbano e a semana santa

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.