NASA REGISTRA PELA 1ª VEZ BURACO NEGRO SUPERMASSIVO 'DEVORAR' ESTRELA

Ilustração mostra o momento em que o buraco negro "captura" a estrela, modelo é feito a partir de dados captados por satélites e são transformados em desenho – Ilustração: Robin Dienel/Carnegie Institution for Science
Universo

Satélite da Nasa registra pela primeira vez o momento em que estrela é 'devorada' por buraco negro supermassivo


Descoberta inédita de astrônomos identifica as chamadas 'perturbações de maré', ou TDE. O fenômeno é resultado dos efeitos gravitacionais de quando as forças de um buraco negro dominam a gravidade de um corpo celeste e o despedaçam.


A agência espacial norte-americana (Nasa) observou pela primeira vez o momento em que uma estrela é "engolida" por um buraco negro supermassivo. No estudo publicado nesta quinta-feira (25) pela revista "The Astrophysical Journal", cientistas defendem que descoberta é um marco para entender mais sobre este fenômeno.
Segundo os astrônomos, o que o satélite capturou foi a destruição de uma estrela por meio de efeitos gravitacionais – as chamadas "perturbações de maré", ou da sigla em inglês TDE. O fenômeno ocorre quando as forças do buraco negro supermassivo dominam a gravidade do corpo celeste e o despedaçam.
CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.