quarta-feira, 20 de março de 2019

PARAIBANO: VEJA OS 12 NOMES DOS POSSÍVEIS CANDIDATOS (AS) À PREFEITO (A) EM 2020


12 possíveis candidatos á prefeito (a) de Paraibano/MA em 2020.: Arte Amaury Carneiro

Por, Prof. Amaury Carneiro
Passada a eleição 2018, é claro que já há uma discussão em torno da próxima disputa, que será a de 2020, desta vez para escolha de prefeitos e vereadores.
E não venha com essa história de que está muito longe para já abrir discussão sobre esse assunto não. Enquanto você, cidadão, ignora o assunto, os políticos já articulam nos bastidores. Prova disso é que alguns, inclusive já afirmaram que são pré-candidatos para a disputa do próximo ano.
Sabendo disso, vamos então iniciar o campo de especulações e dar o pontapé inicial para a “bolsa de apostas” com os possíveis pré-candidatos à prefeito (a) de Paraibano /MA. Com base nas últimas disputas eleitorais –incluindo a do ano passado, ouvi algumas fontes e tracei dez nomes que podem se lançar candidato, claro que muitos desistiram até a data das convenções partidárias.
São eles:
1 - OLIVAN COÊLHO ; Foi candidato a prefeito nas eleições de 2012, ficando em terceiro lugar; em 2016, disputou como candidato a vereador, também não logrou êxito. Logo após as eleições de 2016 disse: “ Já sou pré-candidato a prefeito para as eleições de 2020”. Olivan,  é filiado no PMB.
2 - DÊNIS NASCIMENTO: Vereador eleito em 2016, com apenas 19 anos de idade, o mais novo da história da câmara de Paraibano, foi um dos candidatos apoiado pela então candidata a prefeita Rejany Gomes, que contribuiu significativamente, para vitória do mesmo. Dênis, já afirmou que também é pré-candidato a prefeito do município e segundo ele, conta com o apoio do deputado federal, Josimar do Maranhãozinho e da esposa, deputada estadual, Detinha. Dênis, é evangélico da Igreja assembleia de Deus, foi eleito pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), mas está se transferindo para o PR.
3 - PROFESSOR HILTON FRANCO:  Professor da rede estadual do Maranhão e da municipal de São Luís e, também da rede particular da capital maranhense, formado pela Universidade Estadual do Maranhão. Franco, também é blogueiro. Tem como principal bandeira, o combate ao nepotismo, corrupção; fim das licitações fraudulentas, fim dos funcionários “fantasmas” e a favor da implantação do calendário de pagamento dos servidores municipais, recebendo dentro do mês, e a favor também, da transparência pública. Atualmente está sem partido.
4 – SARGENTO LÓPES:  José de Ribamar Lopes da Silva,( sem partido), é   casado  com a Sra, Lucimar Sá da Silva, enfermeira,  e atualmente, vereadora em Paraibano,  exercendo o segundo mandato consecutivo.. O Sargento divulgou sua pré-candidatura no último mês de fevereiro, em entrevista concedida a um blogue de notícias da cidade de São João dos Patos..(Veja Aqui).
Na entrevista ele fez algumas avaliações da atual administração pública de Paraibano.
“Em Paraibano a saúde, a educação, a infraestrutura, o desenvolvimento econômico, social, e cultural, está muito inferior aos de outras cidades do mesmo porte no nosso estado...”.
Em outro trecho o sargento diz: ...  “O gestor precisa de pessoas que tenham compromisso com sua profissão, e que também estejam comprometidos em trazer dias melhores para o seu povo, caso pense o contrário, a administração fatalmente será um fracasso. E ao meu ver, é o que está acontecendo com a atual gestão de Paraibano”.
Dias depois a sua esposa Vereadora Lucimar Sá, que compunha a oposição, se aderiu ao governo do prefeito Zé Hélio (PT).  Resta saber, se depois dessa aliança, o policial irá manter sua pré-candidatura.
5 -  FRANCISCA GONÇALO:  “Quiquinha” -  esposa de Helton Gonçalo, seu nome cresceu no cenário político local, depois que apoiou na campanha eleitoral do ano passado, o então deputado Junior Verde, que obteve uma boa votação no município, Quiquinha e família, apoiaram o deputado juntamente com a família do vereador Ricardo Campos, porém o deputado não conseguiu sua reeleição. Nas redes sociais o nome de Quinquinha, é um dos mais comentados, como possível candidata à prefeita.
6 – Sr. LUCIVALDO : Evangélico, da igreja Assembleia de Deus, seu nome passou a vigorar entre os pré-candidatos à prefeito, depois que, segundo informações,  o pastor Vanderley, da referida igreja, anunciou,  Lucivaldo, como pré-candidato a prefeito de Paraibano, mas o mesmo, até o momento, não confirmou se realmente se lançará candidato. Lucivaldo,  é filiado ao PSC.

7 –  CANDIDATO DA FAMÍLIA CAMPOS FREIRE : Vereador Ricardo Campos ou seu irmão Junior Campos, ambos filiados ao PEN. Também pretendem lançar um dos nomes rumo a disputa de 2020 para o comando da prefeitura de acordo com informações prestadas por um integrante da família, Junior Campos foi candidato a deputado estadual em 2014, mas não foi eleito, mas em Paraibano, ficou em primeiro lugar entre os candidatos a deputado estaduais.
8 - DANIEL FURTADO VELOSO: Advogado, presidente da subseção da OAB da região com sede em São João dos Patos e irmão do vereador João Marcelo (PSDB), Daniel, lançou sua pré-candidatura a prefeito na disputa de 2016, mas depois de alguns acordos, desistiu da candidatura e aliou-se ao grupo do então candidato a prefeito Zé Hélio, o qual foi eleito. Depois do primeiro ano da atual gestão, o advogado deixou o grupo do prefeito, assim como centenas de apoiadores também o fez, e hoje faz parte da oposição.
9 – REJANY GOMES : Assistente Social,  ex-vice prefeita de Paraibano (2013 / 2016) e candidata à prefeita em 2016, onde ficou em segundo lugar, é um dos nomes ainda forte para disputa eleitoral de 2020, tem como um dos grandes apoiadores, o deputado estadual Arnaldo Melo (MDB), Rejany, tem um grande carisma com a população e, dependendo dos acordos, poderá novamente entrar na disputa. Se confirmar a candidatura, poderemos ter revanche da disputa de 2016.
10 – DR ZEQUINHA  Dr. José Rodrigues dos Santos;  Médico, com Doutorado , ex- prefeito do município (1997 / 2000),  figura simbólica no cenário político local, desde que deixou o cargo de prefeito, sempre tem participado nos bastidores das campanhas eleitorais em Paraibano,  tanto municipal como estadual. Há quem aposte que o médico, surge novamente com um dos nomes mais fortes para disputa do próximo ano, principalmente depois que conseguiu bons números para seus candidatos nas eleições do ano passado. Dr.  Zequinha, apesar de atualmente morar em Teresina, está sempre presente em Paraibano, e tem ajudado muita gente na área saúde, ao longo desses 18 anos, após o fim do seu mandato. Conta com o apoio do governador Flávio Dino e da deputada estadual Cleide Coutinho.
11 – ZÉ HÉLIO – Atual prefeito de Paraibano, Zé Hélio (PT), provavelmente vai tentar sua reeleição. O atual prefeito está no terceiro ano de mandato, após dois anos de uma administração com muitas “turbulências”, onde perdeu boa parte dos apoios políticos que obteve em 2016 e, nas eleições  do ano passado,  não conseguiu dá uma votação expressiva para seus candidatos à deputado estaduais. No final do ano 2018, com a eleição para escolha do novo presidente da câmara de vereadores, perdeu a maioria dos apoios que tinha na casa legislativa municipal, porém na volta das sessões da câmara de vereadores em 2019, fez uma manobra política e reverteu o resultado, trazendo para seu grupo mais três vereadores e voltou a ter apoio da maioria do edis, com sete vereadores na base governista, de um total de onze.
O prefeito pode  até ficar com o apoio de todos representantes da casa legislativa do município, isso não lhe assegura êxito nas eleições, ele  precisa mesmo, assim como os demais pretendentes ao cargo de prefeito, é convencer a grande maioria dos eleitores de Paraibano, a dar-lhe de fato, apoio novamente, para tentar obter êxito em 2020.
12 – VANESSA FURTADO : Filha da ex-prefeita do município, Srª. Aparecida Furtado, a qual foi eleita quatro vezes, e do Srº Ari Furtado, que também foi prefeito da cidade, este por um mandato. Vanessa, é filha da família mais tradicional na política paraibanense, mas o  “Grupo Furtado “, não obteve êxito nas eleições municipais de 2016, onde foi quebrado um tabu, pois sempre conseguiram eleger seus candidatos a prefeito, até então.
A derrota nas urnas, veio depois daquela tal “onda da mudança”, (que todos sabem o resultado), que aconteceu em vária regiões do estado do Maranhão e do Brasil. Para alguns, o grupo Furtado, após a campanha de 2016, ficaria por fora do cenário político por vários anos, porém na campanha eleitoral de 2018, conseguiu montar um grupo unido em torno das candidaturas do deputado estadual Arnaldo Melo e do federal Pedro Lucas, surpreenderam e deram o primeiro lugar em número de votos para Arnaldo Melo e o segundo para Pedro Lucas, demostrando que ainda estão firme e forte, no cenário político municipal, com isso, Vanessa Furtado, surge como o principal nome da família e do grupo, e uma das favoritas, rumo a disputa eleitoral pelo comando da  prefeitura.
É pessoal, o jogo nem começou ainda, mas os dados já estão rolando, desde outubro do ano passado. Lógico que muitas peças ainda serão mudadas nesse “tabuleiro”, mesmo porque, muitos nomes dependem de terceiros ou de fatores externos e de muitos acordos, diálogos para mostrarem sua viabilidade eleitoral, para disputar a prefeitura de Paraibano / MA. Desses 12 nomes e mais algum que poderá surgir, deverão ficar apenas três, para concorrência direta.
 “Toca o barco. Vamos, que Vamos” !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.