SEM REFORMA DA PREVIDÊNCIA, ‘NORDESTE VAI SOFRER MUITO’, DIZ GOVERNO



 
 APELANDO!

O governo fez vídeos apelativos para defender a reforma da Previdência. As gravações foram feitas com pessoas vestindo roupas simples, algumas com dentes faltando e em casas humildes. Alertam para sofrimento no Nordeste e Norte.

Pelo menos 17 vídeos, que têm em média 6 segundos, serão divulgados em redes sociais a partir da semana que vem. Na TV, o novo mote da campanha será: “Bom para você, bom para o Brasil”.
“Se a Previdência quebrar, o meu Nordeste vai sofrer muito. E o povo de lá precisa da aposentadoria”, diz uma mulher, com semblante fechado e música triste ao fundo. Um homem afirma que, sem mudança nas aposentadorias, o Norte também irá “sofrer muito”. Emenda: “Lá, o povo só tem essa renda”.

Estes pequenos vídeos serão veiculados na próxima semana principalmente em aplicativos de mensagens, como WhatsApp. Em março do ano passado, o MDB (até então, PMDB) advertiu em propaganda: Se a reforma da Previdência não sair, tchau Bolsa Família.

Outro vídeo traz uma mulher com a boca torta alarmando que deficientes podem ficar sem receber os benefícios previdenciários. Também é amplamente explorada a alta remuneração de políticos e “privilegiados”, e de quem se aposenta “aos 50 anos”.

Além de citarem para o risco de perderem dinheiro garantido em lei, as pessoas defendem a reforma enfaticamente. Alguns dos termos usados são: Reforma, gente!”, Reforma já!” e Reforma, por favor!”.

O governo ainda não tem os votos necessários para aprovar a emenda constitucional. A medida foi enviada ao Congresso há mais de 1 ano e já foi fortemente desidratada, na tentativa de conseguir o apoio de congressistas. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou em dezembro que a proposta será votada em 19 de fevereiro.

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ESCOLA EPITÁCIO PESSOA INICIA ANO LETIVO COM AULA INAUGURAL HOMENAGEANDO SEU PATRONO.

 
Pátio lotado e diretora Rosimar, dando boas vindas ao alunado. (Foto:: Léo Lasan)

PARAIBANO / EDUCAÇÃO
Muita alegria, energia e entusiasmo foram proporcionados por estudantes da rede estadual de ensino, na quinta-feira (1/02), no Centro de Ensino Epitácio Pessoa em Paraibano/MA, escola da rede estadual, com o primeiro dia de aula do ano letivo de 2018.

O corpo docente e a direção da escola recebeu os alunos entre abraços e sorrisos,  a diretora geral Rosimar Alves Moreira Brito deu as boas vindas.

HOMENAGENS...

A novidade este ano são as aulas inaugurais realizadas na maioria dos Centros de Ensino no Maranhão, com base na Lei nº 3.708 de 27 de novembro de 1975, de autoria do então deputado estadual, Sálvio Dino. A lei regulamentada no ano passado pelo Governo do Maranhão Flávio Dino determina que, no primeiro dia letivo, todas as escolas deverão realizar aula inaugural com ênfase na vida e obra do patrono de cada unidade de ensino. O objetivo é proporcionar aos alunos um maior conhecimento sobre a vida daqueles, ilustres ou não, que dão nomes às escolas que frequentam, e ao mesmo tempo, preservar a memória e a história. Em Paraibano a diretora Rosa Brito fez uma introdução sobre o patrono da escola e em vídeo a desembargadora aposentada do Estado, a paraibanense Dra. Eliza Brito (descendente da família que doou o terreno onde está construída a escola) fez um histórico da vida do ex-presidente do Brasil Epitácio Pessoa, contou sobre a homenagem da escola ao nome do paraibanense entre outras informações relevantes.

Professoras irmãs, Geldiane e Gessy Dantas,
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No turno matutino as professoras Gelda Dantas e Gessy Dantas, proferiram palestra motivacional de boas-vindas aos estudantes e falaram sobre o papel da educação na formação da cidadania. Os mesmo aconteceu nos turno vespertino e noturno, com os professores (as), Laudecy e Márcia e Luzia Ribeiro com João Antônio, respectivamente.

O professor Cláudio Henrique, recitou uma poesia da Dr. Eliza Brito.

“É uma oportunidade que nossos estudantes têm de conhecer a vida e obra do patrono da nossa escola, também das pessoas que idealizaram, sugeriram e lutaram por um nome significativo para a educação do município. Oportunizar a cada estudante, de conhecer a vida e obra, no sentido de valorizar ainda mais os homens e mulheres, que aqui estudaram e hoje são exemplos no nosso município, estado e país. Pessoas comuns que construíram a sua história, tornando-se exemplos no sentido de melhorar a vida de todos nos orgulhando muito”, destacou a diretora geral, durante abertura do ano letivo.


A professora Laudecí Dantas e alunos encenaram peça teatral destacando a vida e obra de Epitácio Pessoa.
Alunos encenando breve histórico da vida de Epitácio Pessoa
 
COMPROMISSO...

A diretora adjunta Simonia Maria da Cruz, falou do compromisso e metas que os alunos devem ter para alcançar seus objetivos e exemplificou vários alunos da escola que passaram em vestibulares e no  Enem, 2017/2018, conseguindo ingresso em diversas faculdades e universidades. (Um vídeo com fotos e nomes desses alunos foi apresentado)

 Simonia, Diretora Adjunta
 Professores e funcionários foram citados nominalmente pela direção, sendo aplaudidos um a um pelos alunos. Pais e mães de alunos também foram prestigiar o primeiro dia de aula da escola.

Em 2014, o Centro de Ensino Epitácio Pessoa, completou 50 anos e houve várias homenagens. Este ano completa 54 anos e tem sido escola com melhor desempenho no IDEB no município nos últimos anos e uma das escolas da região com o melhor desempenho de alunos no Enem

Conforme informações da diretora, em 2017 a escola teve em média 600 alunos matriculados, com boa infraestrutura e um corpo docente de professores bem qualificados, todos com pós-graduação e outros em fase de conclusão de mestrado, a escola funciona nos três turnos, com o ensino médio.

Com edição de Amaury Carneiro
Professores (as)
Foto:  Amaury Carneiro

A esquerda de vermelho, diretoras Simonia e Rosimar

em seguida professores (as), Geldiane, Jânio,

Gessy e Amaury Carneiro
(Foto: Léo)



  

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EXCLUSIVO: JUSTIÇA DETERMINA QUE PREFEITURA DE PARAIBANO, FAÇA NOMEAÇÃO DE APROVADOS EM CONCURSO





 Por Amaury Carneiro
O juiz da  1ª Instância da Comarca do Município de Paraibano/MA, Senhor Caio Davi Medeiros Veras, deferiu   uma Ação Popular Coletiva, (Concedendo tutela de urgência) em favor dos aprovados e “aprovados” no concurso público realizado pela prefeitura de Paraibano, no ano de 2014.

 De acordo com a decisão da justiça, a prefeitura tem o prazo de 10 (dez) dias, para promover a nomeação e a posse dos candidatos aprovados no certame.

Caso haja desobediência da decisão judicial, o juiz de direito estabeleceu multa diária que varia de  R$ 1.000,00 (Um mil reais) por autor lesado, limitada a R$ 20.000,00 (vinte mil reais), e serão direcionadas para a pessoa do prefeito Municipal José Hélio Pereira de Sousa e a Secretária Municipal de Administração Raimunda Célia Tavares Brasilino.

A decisão cabe recurso, apenas na segunda instância. 

O ibróglio "rola" na justiça há mais de 4 anos. Veja AQUI

Veja abaixo, o documento da justiça com os nomes dos candidatos do concurso, beneficiados com a decisão.


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MEC DIVULGA DADOS DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O Ministério da Educação (MEC) divulgou,  quarta-feira (31), o Censo Escolar da Educação Básica. A pesquisa anual do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é feita para monitorar, avaliar e elaborar políticas públicas educacionais no país. O país conta com 184,1 mil escolas — sendo que a maior parte (112,9 mil, o que equivale a dois terços) é de responsabilidade municipal.
Do total de colégios, 21,7% são particulares. 116 mil instituições de ensino oferecem ensino fundamental. O ensino médio é oferecido em 28,5 mil instituições de ensino que atendem 7,9 milhões de matriculados, dos quais 7,9% têm atividades em tempo integral (em 2016, eram 6,4%). Já no ensino fundamental, que tem 48,6 milhões de matriculados, a taxa de alunos em período integral é de 13,9%. O MEC, no entanto, comemorou o aumento das matrículas em escola de tempo integral em escolas públicas de todo o país e atribuiu esse aumento à Política de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Só neste ano, segundo a ministra em exercício, foram liberados R$ 406 milhões para apoiar estados na implementação dessas unidades.
A queda no número de matriculados no ensino médio foi tema bastante discutido na entrevista coletiva. "O ensino médio vem sendo o grande gargalo da educação brasileira. Iniciamos o século 21 e o problema permanece. O que esse dado está mostrando é algo extremamente preocupante", afirmou a ministra em exercício da Educação, Maria Helena de Castro. 
Um dos problemas apontados por ela e que deve ser analisado é o alto índice de jovens inativos, ou seja, aqueles que não trabalham nem estudam. "Chama a atenção pela quantidade. Por isso que o MEC colocou na sua prioridade de agenda a reforma do ensino médio, uma série de ações e a base curricular", disse a ministra. 
    
Outro grande problema é a questão de que muitos alunos estão na escola, mas na idade escolar errada. Segundo os dados do INEP,  isso ocorre tanto pela reprovação quanto pela alta taxa de abandono escolar, principalmente após o ensino fundamental. De acordo com o censo, nos anos iniciais, observa-se menores taxas de distorção nos estados de Minas Gerais, Mato  Grosso e São Paulo, onde, respectivamente, 69,1%,  61,7% e 56,6% dos municípios apresentaram taxas menores que 5%. 
Já nos anos finais, há uma piora nas estatísticas, em que apenas cinco estados têm algum município com taxas de distorção idade-série inferior a 5%. Os indicadores de aprovação também caíram nesta etapa. Para a presidente do INEP, Maria Inês Fini, há uma cultura de reprovação na sociedade. E isso faz o aluno ficar ainda mais desmotivado e abandonar o colégio."É uma crença de que a reprovação agrega conhecimento. E é o contrário. Temos uma difusão da ideia de que a escola boa é a escola que reprova, mas não. Escola boa é aquela que ensina todos os alunos diferentes, na idade prevista, aquilo que eles têm que aprender", disse Fini. "A aprovação revela a trajetória de sucesso dos alunos. E a reprovação aponta a necessidade de renovar os caminhos", completou. 

O levantamento foi detalhado em entrevista coletiva na manhã de quarta-feira (31), pela ministra da Educação em exercício, Maria Helena Guimarães de Castro.  Foram apresentados os principais números do levantamento estatístico realizado em 2017 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Problemas de acessibilidade e estrutura

Chama a atenção a redução no número de pré-escolas (de 106.204, em 2016, para 105.200, em 2017) e de escolas de educação infantil (de 117.191 para 116.472). Ao mesmo tempo, houve crescimento na quantidade de creches, que saltaram de 65.249 para 67.902. As últimas, porém, se destacam pela precariedade em relação à estrutura, pois 61,1% têm banheiro adequado à educação infantil e apenas 33,9%, berçário. Na educação infantil, a realidade não muda muito, pois só 32,1% das escolas contam com banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. Mas o Censo aponta uma evolução das matrículas na educação infantil, especialmente nas creches. 
Entre as escolas do ensino fundamental, o número de matrículas caiu. Um dado marcante em infraestrutura é o número de unidades com rede de esgoto: menos da metade (41,6%). Outros 52,3% dispõem apenas de fossa, enquanto 6,1% das escolas não têm sistema de esgoto sanitário. Os estados da região Norte são os mais afetados por essa carência estrutural, o que se explicaria, principalmente, pela menor presença de rede pública de abastecimento nesta região. 

Docentes

Mais de 2,2 milhões de professores dão aulas na educação básica brasileira e a grande maioria é formada por mulheres. Cerca de 80% dos docentes são do sexo feminino, sendo que destas, mais da metade possui 40 anos de idade ou mais. 

Entre os números das estatísticas do Inep, o percentual de professores com formação mais adequada para língua estrangeira nas turmas dos anos iniciais do fundamental foi o mais baixo entre todas as disciplinas: apenas 42% estão devidamente preparados. O melhor resultado do indicador é para educação física (69,8%). 

Para os anos finais do ensino fundamental, o Indicador de Adequação da Formação Docente demonstrou que o pior resultado se dá para a disciplina de artes, já que apenas 31,5% dos docentes possuem a formação adequada para ensinar a matéria. O melhor resultado é observado em língua portuguesa: 62,5% dos dos professores possuem a formação mais adequada.

No ensino médio, a maior carência no indicador está em sociologia, em que apenas 27,1% têm a formação necessária. Os melhores resultados do indicador de formação são observados para as disciplinas biologia, língua portuguesa, educação física, matemática e geografia, com percentuais acima de 70%. 
Fonte: MEC.gov,br

STF SE APEQUENA SE REVISAR PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA POR LULA, DIZ MINISTRA CÁRMEN LÚCIA

Cármen Lúcia disse que a presidência do STF não pautará revisão da prisão após 2ª Instância

‘Presidência não pautará’
Ficha Limpa elimina Lula


A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, disse na noite de 2ª feira (29.jan.2018) que usar o caso do ex-presidente Lula para revisar o início da execução penal após condenação em 2ª Instância é apequenar o STF.

A declaração foi dada em jantar do Portal de notícias, Poder360-ideias. O encontro reuniu empresários e jornalistas no Piantella, tradicional restaurante de Brasília.

Cármen Lúcia disse que não conversou com os ministros da Corte sobre o tema e que não há previsão para julgamento do assunto.

Não sei por que 1 caso específico geraria uma pauta diferente. [analisar o tema por causa do Lula] Seria realmente apequenar muito o Supremo. Não conversei sobre isso com ninguém, afirmou a presidente do STF.

Os 3 juízes da 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) decidiram na última 4ª feira (24.jan.2018) manter, por unanimidade, a condenação do ex-presidente Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena foi fixada em 12 anos e 1 mês de prisão.

Com o resultado, as possibilidades de recurso da defesa de Lula na 2ª Instância ficaram restritas a embargos de declaração –ação que questiona apenas o palavreado da sentença, mas não a sua conclusão. De acordo com entendimento fixado pelo STF, após o julgamento desses recursos pelo TRF-4, seria possível o início da execução da pena do ex-presidente. Isso deve acontecer em até cerca de 60 dias e nesse momento é que Lula poderia ser preso.

A presidente do STF lembrou que votou por duas vezes pelo início da execução da pena em 2ª Instância.Votei igual duas vezes [pela permissão da prisão em 2ª instância]. Em 2009 fui voto vencido, em 2016, fui voto vencedor”, disse.

Cármen Lúcia disse que em fevereiro o tema não estará em pauta. Em março, tampouco há previsão de que ações que questionam o entendimento sejam levadas ao plenário.

Nesse cenário, a defesa do ex-presidente pretende entrar com recursos no Superior Tribunal de Justiça e no STF para tentar reverter a prisão de Lula. Nada impede que o petista tenha sucesso obtendo 1 habeas corpus para ficar em liberdade até que seu caso seja apreciado pelo STJ.

Ficar em liberdade, entretanto, não será suficiente para o ex-presidente ficar imune à Lei da Ficha Limpa. A presidente do STF foi indagada sobre o que pode ser esperado a respeito da aplicação desse dispositivo legal. Ela afirmou que é improvável que o STF reverta o entendimento atual: o de que condenados em 2ª Instância ficam automaticamente impedidos de concorrer a cargos públicos, independentemente de entrarem com recursos em tribunais superiores.

Durante o jantar, a ministra enfatizou que esse entendimento tem sido o do TSE e o do STF. A ser mantida essa jurisprudência, a candidatura do ex-presidente Lula torna-se inviável.

A ministra também citou o fato de que agora a Lei Eleitoral impede a substituição de 1 candidato a menos de 20 dias da eleição. Isso inviabiliza uma estratégia pensada pelo PT, de manter Lula candidato até que sua foto fosse carregada em todas as urnas eletrônicas. Isso não será possível agora em 2018.
“Eu acho que isso está pacificado. Muito difícil mudar. Improvável que seja reversível, porque a composição [do Supremo] que decidiu lá atrás é praticamente a mesma”, declarou Cármen Lúcia.