Prof. Amaury Carneiro
No último sábado (16/11), os alunos da faculdade FACIBRA (Faculdade de Ciências Wenceslau Braz), pólo de Paraibano-MA, através
da coordenação do curso de Pedagogia, promoveram o 1º Seminário Integrado de
Educação e Prática Pedagógica 2013. O evento aconteceu na Escola Municipal
Adonias Lacerda e abordou vários temas tais como: A educação infantil I e II,
Teoria da aprendizagem, Gestão educacional, Educação inclusiva e Didática.
Durante o seminário, os participantes divididos em
equipes apresentaram as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e as
relacionaram com os temas abordados, também foi montado estandes com exposição de materiais didáticos pedagógicos usados durante as aulas.
Coordenadora Audilene Barbosa e o professor Édison Costa |
“A
integração entre alunos de diferentes etapas do curso também é importante para
a compreensão da proposta pedagógica do curso, bem como da percepção dos
avanços que cada grupo de alunos faz a cada disciplina”, Disse Raimundo Augusto, professor coordenador educacional do município e aluno
do curso de pedagogia.
A maioria da equipes, fizeram boas apresentações, com destaque para
os dicentes Ubiana Rocha, Auricélia, Raimundo Augusto, Vitória Costa, Euclides
Araújo entre outros. O coordenador do seminários foi o professor Édison Costa com a participação da
coordenadora da Facibra Audilene Barbosa.
O Ponto Fraco
A oratória de 90% dos alunos, muito fraca, no que
tange leitura, postura e explanação de conteúdos, principalmente em relação àqueles que já
exercem a profissão.
Esse problema acontece em todos os cursos de
formação com encontros quinzenais ou mensais, oferecidos aqui em Paraibano-MA e em muitas cidades
de várias regiões do País, é que os alunos parecem que aprendem de forma fragmentada, sem compreender
as implicações do que estão fazendo salvo raras exceções. Nesse sentido, para
melhorar é preciso muita prática de leitura; leitura literária, informativa,
científica, didática etc; estimulando-os a fazerem boas interpretações.
Tudo
isso penso eu, é resultado da falta de relevância com que o tema é tratado, a maioria dos
alunos desses cursos “superiores” tendem a reproduzir as práticas pelas quais
passaram quando estudantes da Educação Básica e continuam nos cursos de formação “superior”, atrelados também à falta de interesse.
Eduardo> Professor concordo com vc, a maioria desse alunos não tem mesmo interesse,e como vc diz não leem parace q tem medo de um livro ou de uma revista de informação, infelizmente serão péssimos profissionais. eduardo sousa10@hotmail
ResponderExcluirpq vc n deixou minha resposta ao Eduardo embora concordar com ele.
ResponderExcluirParabéns alunos, pois sei que a maioria de vcs veio de escola de baixa qualidade e mesmo assim acreditam na educação, estão se esforçando para continuarem os estudos, embora o ESTADO negue educação de qualidade.
ResponderExcluirÉ fácil criticar amigo, principalmente de forma destrutiva, difícil é refletir sobre a realidade dessas pessoas, de onde eles vieram e o quanto é importante para eles fazerem um curso superior, mesmo que não seja em uma boa faculdade.
Parabéns alunos, acadêmicos, desejo força, muito estudo e provem para todos e para vcs que podem conseguir o que quiserem com dedicação.