ALEMA

Região do Médio Sertão Maranhense bate recorde de calor com temperaturas de até 40ºC

 

Foto, Arte: NP&R.com

POPULAÇÃO TEM SOFRIDO MUITO COM AS ALTAS TEMPERATURAS

CLIMA

Por, Amaury Carneiro

A região sudeste do Maranhão, conhecida como Médio Sertão Maranhense, onde está localizada as cidades de Paraibano, São João dos Patos, Passagem Franca, Colinas, Sucupira do Norte, Mirador, Pastos Bons entre outras, registrou recorde histórico de temperatura que chegou a atingir 40ºC em vários dias do mês de setembro (2025), com sensação térmica de 43ºC, acompanhada de umidade do ar muito baixa, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 Historicamente o mês de setembro é considerado o mês mais quente do ano nessa região, durante o período da primavera. Para piorar, as queimadas contribuem ainda mais para o excesso de calor.

Apesar de já estarmos no mês de outubro (2025), as temperaturas continuam muito altas, porém é esperado que o tempo mude até a segunda quinzena do mês, onde está previsto a chegada de uma massa de ar frio, o que pode causar chuva e amenizar o calorão.

 De acordo com o INMET, a situação se deu, devido a uma massa de ar extremamente quente que cobre a maior parte das regiões norte e nordeste do Brasil. Para se ter ideia do calor, as temperaturas superaram 40ºC também em áreas da floresta amazônica, onde a excessiva umidade impede valores tão extremos de temperatura.

  

Foto: Google

CUIDADOS COM A SAÚDE

Por conta disso, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE)  orienta a população para os riscos com incêndios florestais, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Dentre as orientações, estão também os cuidados em evitar  a prática de atividade física e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, a necessidade do consumo de líquidos, principalmente água, o uso de hidratantes para a pele e protetores solar. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193, ambos de sua região.

 

Fonte:  Instituto Nacional de Meteorologia e

 Centro de Previsão de Tempo e EstudosClimáticos (CPTEC/INPE) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.