ÔNIBUS DA BANDA DE FORRÓ CAVALO DE PAU, CAPOTA PRÓXIMO A CIDADE DE PASSAGEM FRANCA/MA





Por, Amaury Carneiro

O ônibus da banda de Forró Cavalo de Pau, capotou no início da manhã do ultimo sábado (13), na rodovia MA 034, entre os povoados Buritizinho e Lagoa Redonda, município de Passagem Franca/MA.
                    
De acordo com informações do motorista, prestadas a este blog, o ônibus não estava com os freios funcionando completamente, e depois de uma curva, ele se deparou com um trator à sua frente e uma carreta vindo na faixa oposta, para não colidir de frente, resolveu “jogar” o veículo para lateral, como a pista não tem acostamento, o ônibus capotou na ribanceira.

Felizmente ninguém se feriu gravemente, apenas o tecladista da banda e a cantora Eliane Fernandes se machucaram levemente e foram conduzidos ao hospital de Passagem Franca.

A banda estava a caminho daquela cidade para realização de um show.

No final da tarde do domingo (14), o ônibus foi retirado do local do acidente.

INSTITUTOS FEDERAIS LIDERAM NOTA DO ENEM EM 14 ESTADOS

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O desempenho dos alunos de ensino médio de institutos federais no Enem 2016 colocou unidades da rede no topo das escolas públicas em 14 Estados. Apesar de representarem uma elite da escola pública de ensino médio, referência em educação técnica, os institutos têm sofrido com queda de orçamento. 

De 2015 a 2017, os repasses para essa rede, que conta com 644 campus e 878 mil alunos (64% de ensino médio), caíram 14%, com valores corrigidos pela inflação. No ano passado, recebeu R$ 3,1 bilhões, segundo o governo. 

Representantes das instituições reclamam de impactos negativos, como cancelamentos de projetos e sucateamento de infraestrutura. Há 36 unidades fechadas por falta de dinheiro. 

Recursos para investimentos (obras e compra de equipamentos) recuaram 61% de 2015 a 2017. No ano passado, foram repassados R$ 319 mil. 

O governo Michel Temer estipulou um orçamento de R$ 3,37 bilhões para 2018. Se os contingenciamentos dos últimos anos se repetirem, esse valor não será alcançado. 

Os institutos federais registraram média 564,93 no Exame Nacional do Ensino Médio de 2016, segundo tabulação da Folha de S.Paulo a partir de dados do MEC (Ministério da Educação), apenas 3% abaixo da rede privada (580,93). 

Reportagens da Folha de S.Paulo sobre o Enem publicadas em dezembro seguiram critérios da última divulgação desse tipo realizada pelo MEC -a pasta deixou de divulgar médias por escolas no ano passado. Dessa forma, escolas com alunos do médio integrado ao ensino técnico ficaram de fora. 

Agora, com a inclusão dessa modalidade (médio integrado ao técnico), a reportagem calculou a média de 188 unidades ligadas a institutos federais. Também aparecem cinco escolas de aplicação de universidades federais. 

Antes de levar em conta esses alunos, o grupo de colégios do topo (as 10% com a maior nota no Enem) reunia apenas 12% de escolas públicas. Agora, esse índice sobe para 22%: 192 unidades entre as 886 melhores

A reportagem excluiu escolas com menos de dez alunos do 3º ano no exame e/ou com menos de 50% do total desses estudantes na prova. Também levou em conta apenas escolas com pelo menos 61 estudantes no 3º ano. As médias foram calculadas a partir das quatro áreas objetivas da prova (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), sem contar a redação. 
A rede de institutos federais tem foco em educação técnica e profissional, com cursos de ensino médio e superior. Concentra 40 unidades, além do colégio Pedro II, no Rio. A formação da rede foi uma das bandeiras na área de educação dos governos Lula e Dilma, ambos do PT. 

Perfil

Os institutos fazem seleção de alunos, a maioria com vestibulinho de ingresso (embora alguns adotem análise de currículo ou sorteio). A peneira garante alunos qualificados e de maior renda, o que explica parte dos bons resultados. Mas há reserva de 50% das vagas à rede pública. 

Para Wilson Conciani, do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), há diversidade no perfil dos alunos. E isso colabora, diz ele, para o sucesso pedagógico. 

"As unidades reúnem pessoas de diversas origens,que convivem em um espaço de conhecimento coletivo", diz. "Sai do padrão 'professor fala e aluno escuta'." 
Conciani, que ainda é reitor do instituto de Brasília, ressalta a importância das condições de trabalho. "A nossa infraestrutura e corpo docente são muito superiores até aos da rede privada". 

Guilherme Nascimento de Oliveira, 18, é aluno do curso de técnico de Eletrotécnica no campus Vitória do Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo). Filho de professores, cursou o ensino fundamental em escola particular. 

"Eu senti bastante diferença quando cheguei aqui, principalmente nas áreas de exatas. A exigência é muito grande", diz ele, que ganhou a medalha de ouro na última Olimpíada de Matemática -umas das 15 que já tem, incluindo competições de geografia, astronomia e ciências. 

Como Oliveira faz o técnico integrado ao médio, mas não em tempo integral, seu curso tem quatro anos. Ele está no 4º. "Pretendo seguir para uma engenharia, mas estou vendo processos de aplicação no exterior". 

Segundo pesquisa recente do Conif, o perfil desse estudante não é a regra: 64% dos egressos iniciam carreira em área correlata ao curso. 

A média do campus Vitória do Ifes, onde ele estuda, foi de 651,83 em 2016, a mais alta entre os institutos. Considerando todas as escolas do país, públicas e particulares, a de Oliveira fica em 171º lugar entre 8.857 unidades. 

Neste ano, o Ifes recebeu 19.468 candidatos para 3.726 vagas. Uma média de 5,2 interessados por vaga. 

"Trabalhamos a ideia de teoria e prática, e alia isso com nossos excelentes alunos", diz o reitor do Ifes, Jadir Pela. "Com a mesma fatia de orçamento, estamos no teto das possibilidades." 

MEC 

Apesar da queda de orçamento dos institutos federais, o MEC afirmou que garantiu, nos últimos dois anos, a liberação de 100% dos recursos previstos no orçamento para custeio da rede. Essa parte do orçamento é voltada para os gastos fixos. 

Com relação aos valores de investimento, que tiveram queda de 61%, o MEC afirma, em nota, que não há "lógica" em falar em redução.

"É importante destacar que uma obra tem começo, meio e fim estipulado em anos determinados. Da mesma forma, os recursos são liberados no decorrer da obra até sua conclusão. Por conta disso, os valores de investimento também podem variar", cita a nota. 

A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica foi instituída por lei em 2008. Além de incorporar instituições tradicionais, houve a criação de novas unidades e campi, com esforço de interiorização da oferta. 

Os institutos estão presentes em 78% das microrregiões do país. As regiões Norte e Nordeste concentram 47% do total de matrículas. 

O MEC ressaltou que a rede representa uma inovação educacional importante para o Brasil, não só pela capilaridade, "mas principalmente pela missão de apoiar o desenvolvimento local pela oferta da educação profissional tecnológica". 

Apesar de a pasta afirmar, em nota, que a experiência dos institutos federais pode ajudar na implementação da reforma do ensino médio, não há nem houve alguma ação por parte do governo nesse sentido. 

Segundo Wilson Conciani, do Conif, que representa a rede federal, não houve diálogo. 

"Uma vez que os institutos federais têm um trabalho de qualidade, comparado às experiências internacionais, esperávamos ter participação mais ativa. Isso até agora não aconteceu". 

A reforma do ensino médio foi aprovada pelo governo Michel Temer em fevereiro de 2017, após tramitação acelerada no Congresso Nacional. O texto estabelece que os alunos devem escolher parte do currículo a partir de cinco linhas de aprofundamento (linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e, por fim, ensino técnico profissional). 

Para o professor Luiz Roberto Alves, ex-presidente do CNE (Conselho Nacional de Educação), a experiência dos institutos federais deveria ser melhor aproveitada para a implementação de mudanças no ensino médio. 

"Os institutos se destacaram muito na conexão do ensino médio com o ambiente do desenvolvimento das tecnologias, comunicação, sustentabilidade e aproximação com as engenharias", diz.

10 MANDAMENTOS ALIMENTARES DOS POVOS QUE MAIS VIVEM NO PLANETA

O escritor Dan Buettner percorreu o mundo para investigar as regiões em que o número de pessoas centenárias fugia da regra. Autor de 4 best-sellers sobre o tema, ele batizou essas áreas de zonas azuis e começou a esmiuçar o que os moradores delas faziam para viver tanto – e tão bem. “Entendi que ter um propósito de vida, um círculo de amizades saudáveis e viver em locais convidativos a caminhadas eram elementos tão importantes como uma boa dieta“, conta Buettner. “Mas também compreendi que a comida é a porta de entrada para uma vida melhor”, completa.

Diante desse raciocínio, ele elegou dez mandamentos para inspirar uma alimentação pró-longevidade. Esses pontos foram tirados de locais como a ilha de Okinawa (Japão), a cidade de Loma Linda (EUA), a península de Nicoya (Costa Rica) e as regiões da Sardenha (Itália) e Icária (Grécia). Confira:

10 conselhos alimentares dos povos que mais vivem no mundo
 
1. Priorize o natural: sempre que possível, opte por legumes, verduras, frutas e grãos frescos.

2. Coma menos carne: bifes, hambúrgueres e afins devem ser relegados a ocasiões especiais.

3. Inclua peixes na rotina: devem aparecer três vezes por semana, em porções que caibam na mão.

4. Modere nos lácteos: a recomendação se refere ao leite de vaca. As opções de ovelha e cabra estão liberadas.

5. Corte o açúcar: a meta é reduzir a ingestão a sete colheres de chá ao dia ou substituir por mel.

6. Invista nos grãos: consuma um copo por dia de grãos integrais, espalhados entre as refeições.

7. Capriche nas oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas… A dica é saborear um punhado diariamente.

8. Vá de farinha integral: preconize essa versão no mercado e nas receitas de massas, pães, tortilhas…

9. Atenção com processados: Dan Buettner chega a pedir para abolirmos produtos formulados com mais de cinco ingredientes.

10. Beba água: a dieta das zonas azuis orienta pelo menos seis copos ao dia – e nada de refris diet ou normais.

PASTOS BONS: TRAGÉDIA, UMA CRIANÇA MORRE E OUTRA FICA FERIDA, APÓS HOMEM DISPARAR ARMA DE FOGO




 Atualizado as 19:55h
Uma tragédia aconteceu na manhã desta quinta feira (11), no município de Pastos Bons/MA. As primeiras informações, foi que um homem conhecido por "Cazumbira" tentou o suicídio com um revolver, porém ele errou o tiro contra a própria cabeça e a bala atingiu o pescoço de um sobrinho de 6 anos que teria morrido no local. Uma menina que estava acompanhando o irmão saiu ferida na segunda tentativa de suicídio.

NOVA VERSÃO DE TESTEMUNHAS

De acordo com relatos de populares e testemunhas, o suspeito, José Carlos, o “cazumbira”, morador da localidade conhecida como, Morcego,  município de Pastos Bons,  estaria em uma discussão com membros de sua família, quando de repente, o suspeito sacou uma arma, outro homem foi interceder e tomar a arma, nesse momento, a mesma acabou disparando e ferindo as crianças e, uma vindo a óbito, ainda de acordo com as testemunhas o elemento, “cazumbira” estava sob o efeito de álcool.


Aguardamos as informações oficiais da policia para saber como de fato aconteceu a tragédia.
Informações do site: Sertão Web   e O Fuxico do Sertão Com edição de Amaury Carneiro 

MINI RASTREADOR SURPREENDE BANDIDOS...

Como Rastrear Seus Pertences Usando o Seu Smartphone?

Novo dispositivo do tamanho de uma moeda permite encontrar o seu carro através do seu celular. Veja na matéria:

Alguma vez você já passou pela situação de ter estacionado o carro e depois esquecer onde o deixou? Isso acontece com todo mundo: achar uma vaga o mais rápido possível porque está atrasado, e na hora de ir embora você não lembra mais onde o carro está. 

Ou talvez alguma vez que você já estava pronto para sair de casa, só não conseguia encontrar as chaves do seu apartamento ou do carro... E aí você passa os próximos 15 minutos revirando sua casa a procura das benditas chaves, que muitas vezes estão no último lugar que você pensa em procurar.
Se você já se encontrou em alguma dessas situações, fique tranquilo. Alguns dos maiores problemas da vida estão desaparecendo por causa de novas tecnologias, e esse é mais um deles. Graças a um novo dispositivo, você não precisa mais de um GPS caríssimo para rastrear o seu veículo, e pode localizar os seus pertences imediatamente através do seu smartphone. 

Acaba de ser lançado no mercado brasileiro um pequeno dispositivo que, com a ajuda do seu smartphone, permite localizar seu carro, chaves, carteira, bolsa e até o próprio celular, caso você o perca.

Do que se trata?

Esse novo dispositivo se chama RastreR. Pequeno e discreto, o RastreR já revolucionou o mercado de rastreamento no exterior e agora está disponível também no Brasil. 
  
Mas e como funciona?

O RastreR é muito fácil de usar, em menos de cinco minutos você terá seus pertences protegidos. É só baixar o aplicativo gratuito (disponível tanto para iPhone quanto para Android) e conectar o dispositivo conforme as instruções.

Feito isso, basta colocar o RastreR dentro do seu carro, ou junto das chaves de casa, na sua carteira ou bolsa, ou até no seu bichinho de estimação. Além de registrar a última localização onde estava conectado, o RastreR também pode ser usado como um alarme para caso algo saia do seu alcance - sendo útil para se proteger contra furtos ou mesmo o seu esquecimento.

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WHATSAPP SURPREENDE E MUDA CHAMADAS DE VOZ E VÍDEO

 

WhatsApp permite alternar entre chamadas de voz e vídeo sem desligar

Mensageiro facilita transição de ligações no WhatsApp Beta para Android; veja como testar

O WhatsApp liberou uma nova função que agiliza a alternância entre chamadas de voz e vídeo no aplicativo. Ainda em fase de testes e possivelmente instável, o recurso adiciona um atalho que permite transformar uma ligação ativa em videochamadas com um toque. Antes, usuários precisavam encerrar o telefonema antes de iniciar uma conversa em vídeo.  

A novidade está disponível, por enquanto, somente no WhatsApp Beta para Android. Como de costume, deve levar um tempo até que o novo botão apareça para todos, tanto no sistema do Google quanto no iPhone (iOS). A versão beta v2.18.4 ainda estreia no mensageiro o compartilhamento de stickers, recurso similar ao presente no Facebook Messenger, outro app de mensagens do Facebook.

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