PARAIBANO: GRUPO FURTADO E DR. ZEQUINHA SAEM FORTALECIDOS DAS ELEIÇÕES 2018


Dr. Zequinha / Rejany Gomes e Aparecida Furtado (Foto, Google e H Franco)

O GRUPO POLÍTICO DA EX-PREFEITA APARECIDA FURTADO E DA EX-VICE PREFEITA REJANY GOMES, E O GRUPO DE DR. ZEQUINHA, SE CONSAGRARAM CAMPEÕES DE VOTOS NO MUNICÍPIO, NAS ELEIÇÕES ESTADUAIS.

POLÍTICA / ANÁLISE

Por, Amaury Carneiro

A cidade de Paraibano/MA, demonstrou a  força da oposição política, no primeiro turno das eleições gerais 2018. Inicialmente destacamos a votação para dois cargos, deputado estadual e federal, no estadual o grupo da ex-prefeita Aparecida Furtado, unido com o da ex-vice prefeita Rejany Gomes, conseguiram dá maioria absoluta de votos para o candidato a deputado estadual Arnaldo Melo (MDB), que obteve 1.270 votos. Quanto ao federal, se analisarmos quanto à proporção de grupos em apoio ao referido cargo, também saíram vitoriosos, pois o candidato a deputado federal Pedro Lucas (PTB) apoiado pelo grupo, obteve 1.745 votos.

Quem também demonstrou grande força com o eleitorado, foi o outro ex-prefeito e médico Dr. José Rodrigues, conhecido como “Dr. Zequinha”, que governou o município entre os anos de 1997 a 2000. O grupo liderado pelo médico, conseguiu uma votação expressiva, dando 1.024 votos para a candidata a deputada estadual Drª. Cleide Coutinho (PDT), ficando em segundo lugar no município. Já o candidato a deputado federal Marcio Jerry, ficou em primeiro lugar com 2.179 votos, vale ressalta que Márcio Jerry, além do apoio de Dr. Zequinha, tinha apoio também do atual prefeito, de vários vereadores e de uma série de lideranças política local, o que facilitou a liderança na votação.

 Quanto ao grupo do prefeito José Hélio (PT), seu principal candidato a deputado estadual, Zé Inácio (PT), ficou apenas em quinto lugar, com 761 votos, atrás inclusive do deputado estadual Junior Verde, que ficou em segundo lugar com 866 votos, apoiado pela família de Dona “Quiquinha” e Elton Gonçalo e, pelo vereador Ricardo Campos. Zé Inácio, perdeu  também para Adelmo Soares, que era apoiado por grupos ligados ao gestor municipal.

Apesar de ter ficado em terceiro lugar em número de votos no município, o deputado Junior Verde, não conseguiu se reeleger.

Vale ressaltar que o atual prefeito, por ser considerado a maior liderança política no município, por causa do cargo que ocupa, não conseguiu refleti nas urnas essa liderança, pois seus candidatos não conseguiram obter votos suficiente para figurarem entre os três primeiros colocados, foi considerado por vários líderes políticos, uma grande derrota nas urnas.
Na soma total, a matemática é clara, o grupo do prefeito não conseguiu mobilizar uma quantidade expressiva de votos, como esperava seus apoiadores. Principalmente se somarmos os votos para governo do estado, onde a ex-governadora Roseana Sarney, ficou em primeiro lugar com quase 60% do eleitorado.
Diante dos fatos, entende-se que a atual administração, passa por um momento delicado, alguns métodos adotados pelo gestor e sua equipe, não estão dando certo, pois foi reprovado pela maioria da população. Por esse motivo, acredita-se que é necessário aplicar uma nova filosofia de governo, principalmente se o gestor municipal tiver pretensões para uma possível candidatura à reeleição.
Fazendo uma análise geral, quem saiu fortalecido mesmo nessa campanha, foi o grupo da ex-prefeita Aparecida Furtado e Rejane Gomes e o de Dr. Zequinha,  ambos foram campeões de votos no município e superaram os candidatos do prefeito José Hélio. Dr. Zequinha, ainda mais forte, pois tem o apoio incondicional do governador Flávio Dino, que foi reeleito.
Outra grupos que estavam apoiando o governador Flávio Dino, mas que já se declararam oposição a atual administração de Paraibano, dividiram o restante do eleitorado.
E O FUTURO...?
Ainda no clima eufórico das comemorações, alegria dos vencedores e decepção dos que não obtiveram êxito, é hora de contabilizar os dados, revendo resultados de forma detalhada, para compreender de fato, como foi o desempenho de cada grupo político, o que as urnas indicam para o futuro das pessoas e dos agentes públicos que apoiaram esse ou aquele nome.

Quanto ao futuro político municipal, depois dessa disputa eleitoral com muitas surpresas, a campanha para prefeito em 2020, deverá tomar um novo caminho.

Vamos, que vamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.