ESCOLA EPITÁCIO PESSOA INICIA ANO LETIVO COM AULA INAUGURAL HOMENAGEANDO SEU PATRONO.

 
Pátio lotado e diretora Rosimar, dando boas vindas ao alunado. (Foto:: Léo Lasan)

PARAIBANO / EDUCAÇÃO
Muita alegria, energia e entusiasmo foram proporcionados por estudantes da rede estadual de ensino, na quinta-feira (1/02), no Centro de Ensino Epitácio Pessoa em Paraibano/MA, escola da rede estadual, com o primeiro dia de aula do ano letivo de 2018.

O corpo docente e a direção da escola recebeu os alunos entre abraços e sorrisos,  a diretora geral Rosimar Alves Moreira Brito deu as boas vindas.

HOMENAGENS...

A novidade este ano são as aulas inaugurais realizadas na maioria dos Centros de Ensino no Maranhão, com base na Lei nº 3.708 de 27 de novembro de 1975, de autoria do então deputado estadual, Sálvio Dino. A lei regulamentada no ano passado pelo Governo do Maranhão Flávio Dino determina que, no primeiro dia letivo, todas as escolas deverão realizar aula inaugural com ênfase na vida e obra do patrono de cada unidade de ensino. O objetivo é proporcionar aos alunos um maior conhecimento sobre a vida daqueles, ilustres ou não, que dão nomes às escolas que frequentam, e ao mesmo tempo, preservar a memória e a história. Em Paraibano a diretora Rosa Brito fez uma introdução sobre o patrono da escola e em vídeo a desembargadora aposentada do Estado, a paraibanense Dra. Eliza Brito (descendente da família que doou o terreno onde está construída a escola) fez um histórico da vida do ex-presidente do Brasil Epitácio Pessoa, contou sobre a homenagem da escola ao nome do paraibanense entre outras informações relevantes.

Professoras irmãs, Geldiane e Gessy Dantas,
.

No turno matutino as professoras Gelda Dantas e Gessy Dantas, proferiram palestra motivacional de boas-vindas aos estudantes e falaram sobre o papel da educação na formação da cidadania. Os mesmo aconteceu nos turno vespertino e noturno, com os professores (as), Laudecy e Márcia e Luzia Ribeiro com João Antônio, respectivamente.

O professor Cláudio Henrique, recitou uma poesia da Dr. Eliza Brito.

“É uma oportunidade que nossos estudantes têm de conhecer a vida e obra do patrono da nossa escola, também das pessoas que idealizaram, sugeriram e lutaram por um nome significativo para a educação do município. Oportunizar a cada estudante, de conhecer a vida e obra, no sentido de valorizar ainda mais os homens e mulheres, que aqui estudaram e hoje são exemplos no nosso município, estado e país. Pessoas comuns que construíram a sua história, tornando-se exemplos no sentido de melhorar a vida de todos nos orgulhando muito”, destacou a diretora geral, durante abertura do ano letivo.


A professora Laudecí Dantas e alunos encenaram peça teatral destacando a vida e obra de Epitácio Pessoa.
Alunos encenando breve histórico da vida de Epitácio Pessoa
 
COMPROMISSO...

A diretora adjunta Simonia Maria da Cruz, falou do compromisso e metas que os alunos devem ter para alcançar seus objetivos e exemplificou vários alunos da escola que passaram em vestibulares e no  Enem, 2017/2018, conseguindo ingresso em diversas faculdades e universidades. (Um vídeo com fotos e nomes desses alunos foi apresentado)

 Simonia, Diretora Adjunta
 Professores e funcionários foram citados nominalmente pela direção, sendo aplaudidos um a um pelos alunos. Pais e mães de alunos também foram prestigiar o primeiro dia de aula da escola.

Em 2014, o Centro de Ensino Epitácio Pessoa, completou 50 anos e houve várias homenagens. Este ano completa 54 anos e tem sido escola com melhor desempenho no IDEB no município nos últimos anos e uma das escolas da região com o melhor desempenho de alunos no Enem

Conforme informações da diretora, em 2017 a escola teve em média 600 alunos matriculados, com boa infraestrutura e um corpo docente de professores bem qualificados, todos com pós-graduação e outros em fase de conclusão de mestrado, a escola funciona nos três turnos, com o ensino médio.

Com edição de Amaury Carneiro
Professores (as)
Foto:  Amaury Carneiro

A esquerda de vermelho, diretoras Simonia e Rosimar

em seguida professores (as), Geldiane, Jânio,

Gessy e Amaury Carneiro
(Foto: Léo)



  

 Clique AQUI e veja mais fotos do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.