PARAIBANO: ALUNOS PARTICIPAM DE AULA DE CAMPO SOBRE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE



ec11
Professores e alunos no campo.
Site: Paraibano News -Léo Lasan

EDUCAÇÃO
O Centro de Ensino Epitácio Pessoa (escola rede estadual de ensino) em Paraibano/MA, realizou uma aula de campo na última terça-feria (15), com participação de professores e alunos que foram a campo “in loco”, para conhecer a realidade que está degradando alguns pontos da cidade, a exemplo do lixão público e de nascentes, olho d’água. A aula faz parte do projeto Preservação do Meio Ambiente, das disciplinas Geografia, Biologia, Quimica, Física e Sociologia, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMATUR) representada pela secretária Claudene Campos.


"Esta foi a segunda etapa do Projeto de Iniciação Científica do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI). O programa é do governo federal  e disponibiliza recursos para que seja feito um redesenho curricular, acrescentar alguns temas relevantes ao currículo dos estudantes do ensino médio),com propósito de contribuir para a formação humana integral dos estudantes, dessa forma, estão sendo desenvolvidos vários projetos com os estudantes das quatro áreas do conhecimento, CIÊNCIAS HUMANAS, CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E LINGUAGENS." Disse a diretora adjunta Simonia Maria.
 
Para o professor de Geografia Amaury Carneiro: “A aula de campo constitui um importante elemento para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, permitindo aos alunos e professores irem além da simples exposição mecânica dos conteúdos em sala de aula, possibilitar a compreensão de uma realidade complexa a partir de um dado palpável, além de contribuir para enriquecer a disciplina e evidetemente os conhecimentos dos alunos na conscientização de um mundo mais sustentável” explicou o professor que é formado pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.
ecoa

A secretária municipal de meio ambiente, Claudene Campos disse que o objetivo principal da aula de campo, foi destacar e enfatizar aos alunos a percepção através de fatos reais vivenciadas na cidade de Paraibano, sobre a importância do ato de se educar para contribuir na preservação do meio ambiente, com visita “in loco” nas Nascente dos Quandus no bairro Substação e Nascente do bairro Lavanderia. Também dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos relacionados aos riscos ambientais que cercam o “Lixão” de Paraibano, bem como observar a área impactada pela disposição inadequada de Resíduos Sólidos, afirmou Claudene Campos que é engenheira ambiental e já trabalhou na SEMA.

Para Rosângela Rocha Sá, a aula foi o máximo: “Não consigo descrever a Geografia física de outra forma a não ser através da visualização! Saudades da faculdade! Parabéns! Na minha humilde opinião o conhecimento empírico transcende o cientifico!” destacou a professora em comentário de facebook.

 “Agradecemos a colaboração da Secretaria Municipal de Educação que disponibilizou os coletivos. Continuaremos nossas pesquisas e ações do projeto sobre essa temática que encerrará com uma Feira de Ciências, na referida escola em novembro. E esperamos toda a comunidade paraibanense para prestigiar o resultado das pesquisas dos estudantes” Completou Claudene Campos.

O Centro de Ensino Epitácio Pessoa, tem um dos melhores corpo de docentes da região e se destaca pelo excelente trabalho na área da educação com  projetos premiados. Ex-alunos do Epitácio Pessoa se destacam em diversas áreas no Brasil, a exemplos na advocacia, medicina, engenharia, entre outras profissões. Todos os professores tem pós-graduação e alguns estão fazendo mestrado.

Participaram da visita os Professores: Ricardo Campos, Ires, Cíntia, Valmir, Sabrina, Amaury Carneiro, Antônia Barros, Márcia Aleluia, Suzy, José Roberto. 

Parabéns à todos os alunos e profissionais envolvidos, incluído as diretoras Rosa Alves e Simonia Maria, além da professoras Ana Paula, Valéria e Ana Raquel, que não puderam participar da aula de campo mas, fazem parte do quadro de professoras que participam do projeto.

(Com edição)
ecoc

ecog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.