IMESC DIVULGA NÚMEROS DO PIB DOS MUNICÍPIOS DO MARANHÃO

 

O setor da Agropecuária foi a atividade que registrou o maior crescimento real de 9,6% em 2014, sendo Balsas o município que se destacou neste setor.

Os números do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios maranhenses de 2014 foram divulgados durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, 14, pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), órgão responsável pela mensuração e divulgação dos indicadores da economia maranhense (regional e municipal).

O economista do Imesc, Dionatan Carvalho, apresentou os dados do PIB dos municípios maranhenses à imprensa. Segundo os dados divulgados pelo Imesc, as cinco maiores economias do Maranhão estão distribuídas nos municípios de São Luís, Imperatriz, Balsas, Açailândia e São José de Ribamar, representando juntas 50,11% do PIB do Estado.

Os setores econômicos de maior peso na economia dos municípios são a Agropecuária, Indústria e Serviços. O setor da Agropecuária foi a atividade que registrou o maior crescimento real de 9,6% em 2014, sendo Balsas o município que se destacou neste setor. Quanto sua participação, o setor representa 10,8% do Valor Adicionado total do maranhense.

Conforme apresentado na Publicação do PIB Estadual, o setor da indústria apresentou crescimento em volume de 7,4% em 2014. São Luís foi o município que apresentou o maior percentual do PIB no setor da Indústria, com destaque para as atividades da Construção Civil e a Indústria de Transformação.

Já no setor dos Serviços, apesar de apresentar o menor crescimento em volume (1,4%) em 2014, o setor teve ganho de participação no Valor Adicionado Bruto estadual de 69,7% em2013 para 71,3% em 2014. A capital São Luís aparece novamente como destaque.

Segundo o analista socioeconômico do IBGE, José Reinaldo Barros, que também participou da coletiva, o mundo vive a ‘Era dos Números’, e eventos como esse são importantes para manter a população sempre a par do que ocorre nas economias tanto local como nacional. “O IBGE vem trabalhando, em conjunto com o Imesc, em uma parceria institucional que visa fortalecer a divulgação das informações socioeconômicas do Maranhão”, completou o economista.

Para o presidente do Imesc, Felipe de Holanda, por meio desta publicação o Instituto dá continuidade à sua missão institucional direcionada à produção e divulgação de dados estatísticos e de indicadores socioeconômicos com a finalidade de subsidiar e orientar as ações do planejamento estadual, bem como à elaboração de estudos e pesquisas sobre a realidade do Estado.

O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região durante um período determinado, neste caso, o ano de 2014. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia e visa mensurar a atividade econômica de uma região.

Acesse a publicação completa: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/29/118 


                                                                                Fonte: Governo do Estado Data de publicação
                                                                                                                         : Tags:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.