quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ENTREVISTA AO MAJOR ÉMERSON BEZERRA, DA 6ª CI DA POLÍCIA MILITAR

Cerimônia de troca de comando da PM,
saiu Major Schneyder e assumiu Émerson

Foto: Site O QuartoPoder.com
Amaury Carneiro (Exclusiva)

O Major Émerson Bezerra da Silva, 41 anos de idade, natural de São Luis, assumiu o comando da 6ª Companhia Independente da Polícia Miliatar (6ª CI), sediada em São João dos Patos-MA, em março de 2013, substituindo o Major Schneyder Almeida. O major Émerson, esteve em Paraibano na última sexta-feira e concedeu uma entrevista exclusiva ao editor deste blog de notícias, onde foi abordado vários assuntos ligados à segurança pública e ao trabalho realizado pela Polícia Militar em nossa região.

"Serão enviados 10 policiais para Paraibano, em 2014 totalizando 12 homens"

"A maioria dos jovens que estão marginalizados é em 

decorrência do uso de drogas e da desestrutura

 familiar..." Diz o Major.

Confira a entrevista na íntegra.


Major concedendo entrevista ao editor deste
 blog de notícias
Amaury Carneiro - De alguns meses para cá, um considerável número de homicídios e assaltos em Paraibano, tomou conta dos noticiários locais e tem assustado a população. Como a Polícia Militar está atuando nesses casos?

Major Émerson- Constatamos que realmente neste ano de 2013, houve um aumento significativo no número de crimes e assassinatos em Paraibano, por conto disso, providenciamos uma força tarefa para a cidade atuando com a força tática, com o objetivo de coibir e diminuir a criminalidade à curto prazo, pra darmos a sensação de segurança para sociedade.

Amaury Carneiro: Há também, muita reclamação dos moradores por conta do reduzido número de policiais trabalhando em Paraibano, uma cidade com aproximadamente 22 mil habitantes e somente quatro policiais pra fazer a segurança, sendo apenas dois para ficar de plantão. Ficou acordado no último fórum sobre segurança publica realizado na cidade, que deveriam vir 8 (oito) novos policias para o município até o início do mês de dezembro, no entanto, só chegou reforço na última sexta-feira (27). O que aconteceu?

Major Émerson- Aquela promessa sobre reforço policial feita no fórum, foi referente a formação dos novos alunos do curso de formação de soldado, que cumprem uma determinação do comandante geral e da governadora e só foi possível a liberação agora no período das festas de fim de ano, não apenas para Paraibano, mas também para outros municípios do médio sertão maranhense.

Amaury Carneiro- De fato quantos policiais serão destacados para aumentar o efetivo em Paraibano e, quando virão?.

Turma de formação dos novos
policias militares

(Foto: O Quarto Poder.com)
Major Émerso- Com a formação desses 45 novos PMs no quartel de São João dos Patos, pretendemos ao longo de 2014, colocar um efetivo policial maior aqui em Paraibano, serão enviados dez policiais, totalizando 12 homens continuamente para fazer a segurança no município.

Amaury Carneiro: Outro assunto bastante comentado em Paraibano é o envolvimento de menores com a criminalidade. Como a Polícia Militar tem agido com relação a esses casos? Como funciona quando um menor é apreendido?

Major Émerson- Os delitos envolvendo crianças e adolescentes está ligado direto ao conselho tutelar para resolver esses tipos de questões e, a policia militar atua em conjunto com esse conselho fazendo ação preventiva e de fiscalização, em pontos de riscos como, bares por exemplo, onde o menor costuma fazer uso de bebidas alcóolicas e entorpecente. A maioria dos jovens que estão marginalizados é em decorrência do uso destas drogas e da desestrutura familiar, portanto é preciso a participação da família na questão preventiva, é preciso educar os filhos para que evite o envolvimento deles com a criminalidade.

Amaury Carneiro: Fazendo um balanço deste tempo em que o senhor se encontra como comandante da Polícia Militar, da 6ª companhia, como avalia a atual situação do tráfico de drogas e o aumento da criminalidade na região?

Major Émerson- A grande problemática da região, é o tráfico de drogas e infrações no trânsito e em Paraibano, além desses dois tipos de problemas, há o problema do número significativo de homicídios. Em relação às drogas, observa-se que hoje é um problema mundial e no Brasil, é uma realidade não apenas nos grandes centros do País, mas também nas pequenas cidades, e já não é apenas uma questão somente de segurança pública e sim de saúde pública. Dessa forma, é preciso um trabalho conjunto com as secretarias de saúde, de assistência social, de educação e de outros setores da sociedade para combater esse mal que assola todo o Brasil.

Amaury Carneiro A prefeitura de Paraibano, abriu 8 (oito) vagas no concurso para guardas municipais, para que eles possam atuar é preciso que haja um trabalho em parceria com a polícia militar, há algum acordo do município com a Policia Militar para realização de um treinamento com esses guardas?

Major Émerson – As guardas municipais, tem suas restrições, na constituição, onde são de responsabilidade do município, para fazer a proteção dos bens e serviços do mesmo; a prefeita Aparecida Furtado, já entrou em contato com a gente, para nós darmos o treinamento para os futuros guardas e, posteriormente fazer um trabalho em conjunto com a polícia militar em Paraibano.

Amaury Carneiro - O que o senhor espera da Segurança Pública de nossa região em especial aqui em Paraibano, em 2014?  E Qual a mensagem que a senhor deixa para a população Paraibanense e, até mesmo, para os turistas que pretendem visitar a cidade no aniversário de emancipação do município, próximo dia 6 de janeiro e no carnaval?

Major Émerson – Desejo a todos os cidadãos de Paraibano um feliz ano novo, e deixo a informação de que a Polícia Militar vai está presente em todos os eventos de 2014. O ano de 2013 foi um ano de certa forma ruim, em função do alto índice de criminalidade, mas, nesse ano novo, estamos entrando com o pé direito, começamos com essa força tarefa e, no aniversário da cidade e no carnaval vamos está com um efetivo ainda maior, portanto a perspectiva para 2014, é que com certeza, haverá uma redução no índice de criminalidade na cidade de Paraibano.
www.NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”

Um comentário:

  1. Mariza; espera-se q realmente as metas sejam cumpridas, e parabens amaury vc é o único q está dando cobertura total sobre a violêmcia em nossa cidade

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.