POPULAÇÃO BRASILEIRA ULTRAPASSOU OS 200 MILHÕES DE HABITANTES - DIZ IBGE


População do Brasil atingirá máximo de 228,4 milhões em 2042, segundo IBGE

PAÍS TEM ATUALMENTE 201 MILHÕES DE HABITANTES, SEGUNDO ESTIMATIVA.
EM 2060 A PROPORÇÃO SERÁ DE DOIS IDOSOS PARA CADA CRIANÇA.

 Prof. Amaury Carneiro / com Informações do G1, em São Paulo

A população brasileira vai alcançar seu ponto máximo de crescimento em 2042, quando chegará a 228,4 milhões de habitantes, e a partir de então vai começar a diminuir. É o que demonstra um estudo divulgado ontem quinta-feira (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a estimativa da população do país. Além disso, a queda da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida vai triplicar o índice de idosos no país, fazendo com que em 2060 o Brasil tenha dois habitantes com mais de 65 anos para cada criança.

O IBGE estima que a população atual é de 201.032.714 habitantes, vai aumentar para 212,1 milhões em 2020, até alcançar o máximo de 228,4 em 2042, quando começará a decrescer, atingindo o valor de 218,2 em 2060, nível equivalente ao projetado para 2025.

De acordo com o estudo, as mulheres brasileiras terão cada vez menos filhos, e serão mães pela primeira vez cada vez mais velhas. Em 2013, a média é que cada mulher tem 1,77 filho, tendo sido projetado para 1,61 filho em média por mulher em 2020 até atingir 1,5 filho em média por mulher em 2030.
A média de idade das "mães de primeira viagem" atualmente é de 26,9 anos. Segundo o IBGE, este índice atingirá 28 anos em 2020 e 29,3 anos em 2030.

VEJA A ESTIMATIVA DE PROJEÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA (2000 A 2060)
Idade
2000
(%)
2013
(%)
2042
(%)
2060
(%)
0-14
anos
52,1
milhões
30%
48,5
milhões
24,1%
34,7
milhões
15,2%
28,3
milhões
13%
15-64
anos
111,6
milhões
64,3%
137,6
milhões
68,5%
151,4
milhões
63,3%
131,4
milhões
60,3%
65 anos
ou +
9,7
milhões
5,6%
14,6
milhões
7,4%
42,2
milhões
18,5%
58,4
milhões
26,7%
TOTAL
173.448.346
201.032.714
228.350.924
218.173.888
Fonte: IBGE
O envelhecimento da população pode ser medido pelo índice de crianças e adolescentes (0 a 14 anos), população produtiva (15 a 64 anos) e idosos (mais de 65 anos), segundo a tabela acima feita com dados fornecidos pelo IBGE. No ano 2000, por exemplo, 30% da população era de crianças e adolescentes. Em 2013, o índice já caiu para 24,1%. A projeção é que em 2060 sejam 13% de pessoas de 0 a 14 anos.

Já o índice de idosos será cinco vezes maior em 2060 em relação ao ano 2000, quando a população tinha 5,6% de pessoas com mais de 65 anos. Atualmente os idosos respondem a 7,4% da população brasileira. Em 2060, eles serão 26,7%. Serão dois idosos para cada criança. O envelhecimento populacional vai afetar diretamente setores como os da saúde pública e previdência privada.

O estudo mostra ainda que a expectativa de vida ao nascer de cada brasileiro vai aumentar. Em 2013, o bebê nasce com expectativa de viver 71,2 anos se for menino e 74,8 anos se for menina. Em 2060, estes valores serão 77,8 para homens e 81 anos para as mulheres, configurando um ganho de 6,6 anos médios de vida para os homens e 6,2 anos para as mulheres.
WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com

DEPUTADO ESTADUAL BIRA, PEDE A MUDANÇA DOS NOMES DOS MUNICÍPIOS DE PRESIDENTE SARNEY E GOVERNADOR EDISON LOBÃO

Localização no mapa do MA dos Municípios de Governador
 Edison Lobão à esquerda - e Presidente Sarney - à direita

Dep. Estadual Bira do Pindaré
A ação do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) que conseguiu, na Justiça Federal, liminar que obriga a União a suspender os repasses de verbas federais ao município de Governador Edison Lobão, caso o nome da cidade não seja alterado dentro de 90 dias ganhou grande repercussão na Assembleia Legislativa.

O deputado Bira do Pindaré (PT), trouxe o debate a Casa Legislativa e lembrou que a decisão é fruto de ação civil pública movida contra o Município, a União e o Estado do Maranhão, com o objetivo de alterar o nome da cidade, que desrespeita a Constituição Federal carregando nome do Ministro de Minas e Energia.

Bira subiu à tribuna da Casa para propor um Projeto de Lei solicitando a alteração do nome do município de Edison Lobão, para que volte a ser chamado Ribeirãozinho, como é conhecido na Região Tocantina. A medida também será adotada em relação ao município de Presidente Sarney, para que volte a ser chamado de Pimenta, nome original do povoado que era pertencente à cidade de Pinheiro.

A alegação do MPF é simples e respaldada na Constituição Federal. Se uma pessoa viva é homenageada com seu nome sendo dado a um município, evidentemente, se associa o município ao político que vai, de alguma forma, se beneficiar eleitoralmente e permanentemente desse fato.

“Eu consultava aqui a nossa assessoria na Casa, a consultoria da Casa, levantava a questão do plebiscito, porque talvez se tiver que fazer, faça, nós vamos fazer o plebiscito, mas vamos alterar, até para que os municípios não sejam prejudicados, não continue sendo prejudicados”, garantiu Bira.

A maior preocupação do deputado Bira, é o prejuízo que os municípios de Governador Edison Lobão e Presidente Sarney terão se mantiverem irregularmente seus nomes. Algum Promotor pode levantar a mesma questão e a justiça será obrigada a suspender os repasses dos recursos federais para esses municípios.
WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com  Fonte: Assembleia Legislativa do MA
“Aqui Você Faz a Notícia”

IDENTIFICADOS OS 6 MARANHENSES QUE MORRERAM NO DESABAMENTO EM SP

Resgate de vítima pelos bombeiros no desabamento, onde morreram
 oito pessoas em SP, duas continuam desaparecidas
POR OSWALDO VIVIANI - JP

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou ontem (28) os nomes dos oito trabalhadores cujas mortes foram confirmadas, até agora, vítimas do desabamento, na manhã de terça-feira (27), de um prédio em construção na Zona Leste da cidade de São Paulo. Seis das vítimas são maranhensesdois nascidos em Barra do Corda, dois em Imperatriz, um em Mirador e um em Grajaú.


Em cima: Marcelo e Leidiano /
Em baixo:Felipe de Imperatriz, todos
morreamsoterrados
Os maranhenses mortos são: Marcelo de Sousa Rodrigues, 22 anos (Barra do Corda); Leidiano Teixeira Barbosa, 27 (Barra do Corda); Felipe Pereira dos Santos, 20 (Imperatriz); Raimundo Barboza de Souza, 38 (Imperatriz);  Ocirlan Costa da Silva, 19 (Mirador); e Antônio Carlos Carneiro Muniz, 36 (Grajaú).

Leidiano foi inicialmente identificado pelo apelido de “Bochecha”, mas seria conhecido em Barra do Corda como “Homim”.

O corpo de Felipe Pereira dos Santos, de Imperatriz, foi o último a ser retirado dos escombros pelos bombeiros, às 21h de ontem. Até esse momento, seu pai, Francisco Feitosa Filho, 37, um pintor que também trabalha em São Paulo, ainda tinha a esperança, embora remota, de que o filho estivesse vivo.
Os corpos devem ser liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo até o fim de semana para serem sepultados em suas cidades de origem.

Além de Marcelo, Leidiano, Felipe, Raimundo, Ocirlan e Antônio Carlos, outras duas pessoas morreram no desabamento: Raimundo Oliveira da Silva, de 29 anos, natural de Itaguatins (Tocantins), e José Ribamar Soares do Nascimento, 20 (local de nascimento não informado).

o menos 26 pessoas foram retiradas com vida de baixo da estrutura que desabou e levadas para seis hospitais de São Paulo.

O maranhense de Barra do Corda Francisco Diego Borges Vasconcelos, 29, foi resgatado e internado no Hospital Santa Marcelina. Ele sofreu traumatismo craniano e seu estado é grave.

O imperatrizense Gleison de Souza Feitosa, 24, também foi retirado dos escombros pelos bombeiros, mas sofreu apenas ferimentos leves e nem ficou internado.

Trinta e quatro operários – a maioria dos estados de Maranhão e Tocantins – trabalhavam na obra quando ocorreu o acidente, às 8h30 de ontem.
O prédio que desabou estava sendo construído no bairro de São Mateus para abrigar o Magazine Torra Torra. Irregular, a obra havia sido embargada pela Prefeitura há quase 160 dias, por falta de Alvará de Execução, e já fora autuada duas vezes. Mesmo assim, funcionava normalmente.

Hoje (29) seguem as buscas dos bombeiros a dois trabalhadores que ainda estariam soterrados.

O caso é investigado pela Polícia Civil paulista. 
WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com

“Aqui Você Faz a Notícia”

POPULAÇÃO DENUNCIA O SUCATEAMENTO DO "SOCORRÃO" DE PRESIDENTE DUTRA-MA


Socorrão de Presidente Dutra, abandonado pela
Governadora Roseana Sarney
Atenção ao Hospital Regional de Presidente Dutra é tema de
 debate nos Diálogos pelo Maranhão

Diálogos pelo Maranhão.com
saúde pública da cidade de Presidente Dutra foi o ponto central dos debates dos Diálogos pelo Maranhão no último final de semana. A população denunciou o sucateamento do hospital regional construído no governo Jackson Lago, que foi abandonado após a volta de Roseana Sarney ao comando do estado.

Na passagem da caravana dos Diálogos pelo Maranhão pela cidade, a população da região destacou uma questão que inquieta a cidade desde 2009. Depois da construção de um Hospital Regional de Urgência e Emergência com 100 leitos de enfermaria e 12 de UTIs, a população denuncia o abandono em que o governo do estado deixa o hospital construído há menos de cinco anos, na gestão do ex-governador Jackson Lago.


População revoltada com o abandono
 de Roseana com a saúde pública,
debate situação do
hospital com Flávio Dino
Estudantes presentes no evento indagaram sobre a volta dos investimentos na saúde pública de Presidente Dutra, sobretudo o retorno do pleno funcionamento do hospital regional. A denúncia foi confirmada pelo vereador Zezão, que afirmou que a perseguição política impede que o hospital regional atenda plenamente a população local e informou que houve sintomática diminuição dos repasses para investimento em Saúde em Presidente Dutra.


Flávio Dino contrapôs velha prática da perseguição aos oponentes à nova política. “A nova política abandona a ideia de adversário pessoal e do ódio, da perseguição aos que discordam do seu pensamento. Nós defendemos esse novo modelo de política. Afinal, nosso verdadeiro adversário são os problemas que afligem o povo do Maranhão,” disse.
WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”

'ABASTECIMENTO D’AGUA VAI NORMALIZAR GRADATIVAMENTE', DIZ CAEMA


Casa de máquinas da Caema e equipamentos
destruído no mês de maio durante
protesto em Paraibano
Amaury Carneiro
O Coordenador de Operação regional da Companhia de Saneamento do Maranhão (Caema), Amarildo de Sousa, informou ontem (26) ao blog, que o abastecimento de água na cidade de Paraibano-MA, voltará a funcionar de forma gradativa nos próximos dias e, no máximo em 15 dias o sistema estará funcionando 100%.

Praticamente toda a cidade ficou sem o abastecimento de  água, desde o último fim de semana.

Segundo a Caema, isso está ocorrendo em função dos reparos que estão sendo feito na casa de maquina que controla a distribuição do sistema de abastecimento da cidade. Problema oriundo da destruição da mesma no mês de maio por  vândalos, durante um protesto que culminou com a destruição total das edificações da empresa.

“A população agora tem que ter paciência e compreensão, pois esta falta d’água em toda a cidade é por causa da destruição que houve, nós estamos fazendo o máximo possível para recuperar a casa de máquina e todo o sistema, estamos trabalhando com uma equipe reduzida. A Caema estava em greve e nós aqui na ativa o povo tem que entender, não foi nós que causamos tudo isso.

Agradecemos muito à prefeita Aparecida Furtado,  pelo auxilio que nos tem dado, caso contrário a coisa estaria pior" Disse Amarildo, coordenador de operação da Caema.
Técnicos e operários fazendo a redistribuição
 dos canos dos reservatórios para
 rede da rua

Ainda de acordo com Amarildo, os técnicos estão fazendo a redistribuição dos dutos de distribuição d’água e, em sete dias o abastecimento começará a voltar ao norma. “Vamos ligar a rede dos poços artesianos direto nos canos de distribuição sem precisar passar para o reservatório, igual ao sistema de São João dos Patos e Sucupira do Riachão, acredito que no máximo em 15 dias todo o sistema estará funcionando 100%” Completou o Coordenador.


Em relação ao tratamento da água, Amarildo, disse que será feito direto nos poços artesianos.
WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”

PARAIBANO ESTÁ ENTRE AS TRÊS CIDADES DA REGIÃO QUE MAIS RECEBE CONVÊNIOS FEDERAIS



Vista parcial de Paraibano
Amaury Carneiro
Neste ano, dentre as 16 cidades do Médio Sertão Maranhense, Paraibano-MA é o terceiro município que mais recebeu convênios do Governo Federal até junho, ao lado de Lagoa do Mato, em primeiro lugar está o município de Passagem Franca com 82 convênios.


Paraibano recebeu nos últimos anos 64 convênios, totalizando R$  13.977.204,37 (Treze milhões, novecentos e setenta e sete mil, duzentos e quatro reais e trinta e sete centavos). Esses valores são acumulados, referentes à convênios liberados nas últimas cinco gestões municipais até a atual. CLIQUE AQUI e confira a distribuição total dos convênios.

O  FPM ( Fundo de Participação do Município) os encargos especiais foi a área de maior investimento financeiro seguido da Assistência Social, quanto aos recursos recebidos por ação o FPM está em primeiro lugar seguido da educação. Em relação ao número total de convênios por concedente o setor da educação foi o que mais recebeu convênios federais

Só no mês de junho o Governo Federal repassou ao município R$ R$ 2.243.294,26 (dois milhões, duzentos e quarenta e três mil, duzentos e noventa e quatro reais e vinte e seis centavos).

As informações estão disponíveis no PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL.

Veja abaixo o gráfico em barras dos convênios repassados´a Paraibano e a tabela com os nomes dos municípios da região que receberam convênios federais(A tabela está em ordem alfabética)

Gráfico sobre convênios recebidos por Paraibano

numeroConveniosConcedenteMunicipio


TABELA
54
10.689.671,36
19
4.261.011,79
54
14.301.905,19
57
23.674.470,75
64
9.146.216,84
64
9.146.216,84
39
12.658.730,29
19
4.040.363,35
64
13.977.204,37
82
12.772.605,51
71
12.135.530,80
46
22.627.518,20
24
8.529.854,60
53
13.962.874,52
34
8.090.410,27
35
4.765.615,62




















Convênio é acordo ou ajuste que disciplina a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União.
Participam desse acordo, de um lado, órgão ou entidade da administração pública federal, direta ou indireta, e, do outro lado, órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos, visando à execução de programa de governo, envolvendo a realização de projeto, atividade, serviço, aquisição de bens ou evento de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação.
WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”

REPRESENTANTES DE PARAIBANO PARTICIPAM DE ENCONTRO COM O PRÉ-CANDIDATO A GOVERNADOR DO MA FLÁVIO DINO



 

Flávio Dino entre Ferdinam, Vereador Murilo

Prof. Marcos e Amaury Carneiro




 Amaury Carneiro
Em cima/ Flávio Dino, dep. Domingos Dutra
Humberto Coutino, Pref. Cleber “Tratorzão”,
Ver. Hoárcio Neto
Em baixo. Representantes de Paraibano 
ao lado do Deputado Domingos Dutra e
 ao lado do Pref.  Kleber


Durante o evento em São Domingos-MA, ontem (24), no Pátio da Escola Pio XII, a câmara de vereadores homenageou Flávio Dino com o título de cidadão São Dominguense. Líderes políticos locais falaram sobre os problemas que a cidade enfrenta em virtude do prefeito Cleber (Tratorzão) - não ser aliado da governadora Roseana Sarney. Flávio Dino e as lideranças políticas da caravana Diálogos pelo Maranhão debateram sobre soluções para os problemas enfrentados na região,  decorrentes de mais de 40 anos de domínio da oligarquia Sarney,  que assola o Estado na miséria.

Líder do movimento Diálogos pelo Maranhão e disparado na liderança de todas as pesquisas para governo do Estado nas eleições de 2014, Flávio Dino firmou com os moradores de São Domingos do Maranhão,  um pacto pela construção de uma realidade diferente para melhorar a qualidade de vida da população. 

“Este é um momento especial, que representa a nova política que queremos. Por fim à política do medo e colocar no lugar dela a política das ideias, do trabalho, da esperança, da união, do povo,” disse Flávio Dino no discurso de agradecimento em São Domingos do Maranhão.

“A palavra que define este momento é a unidade. Temos aqui diferentes forças políticas, que pensam de maneira diferente, mas que se unem com a mesma determinação, que é fazer muito mais pelo Maranhão. Nos nossos municípios agimos pelo desenvolvimento da população e o estado precisa agir no mesmo sentido,” destacou Kleber Andrade.


Acompanharam a visita os deputados federais Domingos Dutra (PT), Simplicio Araújo (PPS), os deputados estaduais Marcelo Tavares (PSB) e Bira do Pindaré, Roberto Rocha , vice prefeito de São Luis, Márcio Jerry (Secretário de Comunicação de São Luís), o ex-prefeito de Caxias Humberto Coutinho, além de vereadores e demais lideranças políticas da região. Uma carreata com a presença da população foi organizada para recepcionar o movimento.

Vereador Horácio e Pref. Kleber, entregando o
Certificado de Cidadão de São Domingos
à Flávio Dino
Foto: Amaury



“A governadora está usando de todos os meios ilícitos para tentar iludir o eleitorado através de notícias mentirosas e infundadas sobre os líderes da oposição no estado principalmente sobre Flávio Dino, publicadas por blogs, sites e demais meios de comunicações ligados à oligarquia Sarney” Disse o deputado federal Simplício Araújo.

Representando Paraibano-MA, estava o Professor Amaury Carneiro editor deste blog de notícias, acompanhado pelo vereador Murilo Ribeiro, pelo Professor Marcos do Pereira, presidente da Associação Comunitária Novo Horizonte, que distribui todo mês cerca de 200 cestas básicas à famílias de baixa renda e o ex-assessor de gabinete da prefeitura Ferdinam Guimarães.

Amaury Carneiro ao lado
 de Flávio Dino, futuro
Governador do MA 



No encontro do grupo dos paraibanenses com o Presidente da Embratur e pré-candidato a governador do Maranhão Flávio Dino e o secretário de comunicação da prefeitura de São Luis e um dos líderes do PC doB no Maranhão Marcio Jarry, foi debatido a reformulação da direção do PCdoB em Paraibano, além do agendamento do encontro do Movimento "Diálogo pelo Maranhão" em nossa cidade.

“Precisamos de gente como vocês, pessoas que pensam em melhorar a vida do povo maranhense” Disse Flavio Dino, a nós.
 

WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”