POPULAÇÃO BRASILEIRA EM NÚMEROS

Prof. Amaury Carneiro
2042 será o ano em que o Brasil atingirá seu pico populacional, segundo cálculos do IBGE, e chegará a 228,3 milhões de habitantes -13% a mais do que os 201 milhões atuais. A partir daquele ano, o total de brasileiros deverá começar a diminuir, puxado pela baixa taxa de fecundidade.

1,5 filhos por mulher será essa taxa a partir de 2029, devendo manter-se estável; atualmente, está em 1,77 filho por mulher, muito abaixo dos 4,4 de três décadas atrás.

46  crianças ou idosos existem atualmente no Brasil para cada 100 pessoas em idade economicamente ativa, situação conhecida como "bônus demográfico", em que o número de "dependentes" é bem maior que o de trabalhadores, ou, seja, quando há muito mais pessoas "injetando" dinheiro no estado, em impostos e contribuições, do que "tirando", em aposentadoria e educação, por exemplo.

43,3 será essa proporção em 2022, ano a partir do qual começará a piorar. Em 2060 com a população mais velha e menor deve haver 66 "dependentes" para cada 100 brasileiros ativos.
WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”              Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.