PARAIBANO: DIRETOR DA CAEMA CONCEDE ENTREVISTA PARA ESCLARECER O PROBLEMA DA FALTA D'ÁGUA E AS PROVIDÊNCIAS QUE ESTÃO SENDO TOMADAS

Amaury Carneiro, entrevistando o Diretor de
 Operação da Caema, Sr. Cristovam

 "O governo vai se empenhar para em breve perfurar mais poços, para atender as localidades específicas que hoje mais sofrem com a problemática da falta d’água".

"os prejuízos poderão chegar a cerca de 500 mil reais" disse o diretor da caema



Amaury Carneiro

Exclusivo

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), vem a público através deste blog de notícias, esclarecer à população as medidas que estão sendo feita para solucionar de vez a problemática da falta d’água em Paraibano. Principalmente depois do protesto que culminou com a destruição das edificações do órgão e parte da casa de máquina que opera o sistema de abastecimento.

Na manhã da última sexta-feira 28 de Junho, Cristovam Dervalmar Rodrigues Teixeira Filho,  Diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente da CAEMA, veio a Paraibano exclusivamente para avaliar os prejuízos causados pelo protesto e tomar as medidas necessárias para solucionar o problema que tanto atormenta mais de 90% da população da cidade, a falta d’água. Cristóvão se reuniu com a prefeita Aparecida Furtado (PV) e os técnicos da Caema, para determinar quais as providências que irão ser tomadas de imediato para restabelecer o abastecimento d’água antes do início da 28ª vaquejada de Paraibano, período em que a cidade receberá milhares de turistas.


Prefeita Aparecida, discutindo ações com o diretor e
 técnicos sobre o restabelecimento d'água
“A cidade não pode ficar sem abastecimento de água, é preciso que a Caema pelo menos amenize esse problema até a vaquejada, e a prefeitura está tomando as medidas necessárias e possíveis para que isso aconteça” Disse a prefeita Aparecida Furtado.

Veja abaixo a entrevista concedida ao blog pelo Diretor de Operação da Caema. Sr. Cristovam.

Amaury Carneiro: QUAL A SUA ANÁLISE SOBRE O PROTESTO QUE ACABOU COM A DESTRUIÇÃO DO PRÉDIO DA CAEMA? E POR QUE A CAEMA DEMOROU A CONSERTAR O POÇO P10, RESPONSÁVEL PELO ABASTECIMENTO DE 80% DAS RESIDÊNCIAS DA ZONA URBANA?


Escritório da Cema em Paraibano
destruído
Sr. Cristovam: Esse ato de vandalismo com as edificações da Caema, nós repudiamos, uma vez que conseguimos com muita dificuldades recuperar o sistema daqui que não é fácil; o abastecimento de água aqui nessa região de Paraibano, é muito difícil porque, só é possível através de poços profundos, é um trabalho que exigi muita cautela, e nós tivemos muita dificuldade, vários problemas na recuperação de um poço, não ficou toda a cidade sem água, ainda tinha alguma áreas que estavam sendo abastecida e mesmo assim a Caema e os técnico se empenharam de todas as formas para resolver o problema, houve uma demora, nós reconhecemos, mas nós estávamos trabalhando para recuperar a bomba que tinha caído, coisa que é possível de acontecer.

Quero dizer que a Caema,  nunca abandonou, nunca deixou de estar presente junto à população de Paraibano, nós tentamos de todas as formas resolver o mais rápido possível o problema, mas demanda de tempo porque essas bombas não existem em prateleiras dentro do Estado do Maranhão, vem todas do estado de São Paulo, mesmo assim a equipe técnica conseguiu dá um jeito na bomba do P10, conseguiu recuperá-la. Portanto nada justifica a quebradeira que ocorreu,porque agora ficou muito pior, a cidade ficou praticamente toda sem abastecimento de água potável.

Esquipamentos danificados
e destruídos
Amaury Carneiro: EM RELAÇÃO À CASA DE MAQUINA, QUAL A  PREVISÃO PARA RECUPERAÇÃO TOTAL DOS EQUIPAMENTOS?

Sr. Cristovam: Com relação a elevatória de água tratada, nós, por sorte, conseguimos recuperar os quadros de comandos que tinham sido danificados e botamos pra funcionar parcialmente, mas é necessário ainda fazer uma avaliação melhor por toda a equipe técnica, eu vim de São Luis, exclusivo à Paraibano para que junto com a equipe técnica, possamos fazer um levantamento e uma avaliação de tudo que foi destruído, para podermos conseguir junto ao governo do Estado, recursos para recuperar tudo que foi danificado e aumentar a produção de água aqui do município de Paraibano.
Poço P10, já está funcionando normalmente
Amaury Carneiro: A PREFEITA JÁ FEZ ATÉ UM ABAIXO ASSINADO SOLICITANDO AO GOVERNO DO ESTADO PROVIDÊNCIAS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA, O QUE GOVERNO DO ESTADO TEM FEITO?

Sr. Cristovam: Realmente a prefeita nos procurou várias vezes, pedindo pra que a gente intervesse  para conseguir o mais rápido possível  resolver o problema desse poço e de todos os outros que fazem o abastecimento da cidade. Nós da Caema  tentamos de todas as formas, apesar das nossa dificuldades, já conversamos com o governo, o secretário Ricardo Murad, já conseguiu recurso pra perfurar mais poços aqui e  melhorar o abastecimento de água em toda a cidade, então esse é um sinal muito positivo,  a Caema desde o anos passado tem desenvolvido um trabalho, para reduzir a perda de água que também nós temos, principalmente onde as pessoas lavam a rua com água da Caema, lava-jatos sem hidrômetros, utilizando a água de forma irracional prejudicando as pessoas que o faz de maneira legal e prudente. Já providenciamos uma licitação para instalar hidrômetro em toda a cidade cerca de 2 mil, para com isso, podermos combater melhor o desperdício de água em Paraibano, já temos a ordem de serviço a empresa deverá iniciar as instalações nos próximos dias, com isso vai melhorar o abastecimento de água.

O governo vai se empenhar para em breve perfurar mais poços, para atender as localidades específicas que hoje mais sofrem com a problemática da falta d’água. Graças a Deus conseguimos recuperar de imediato parte dos equipamentos, que está funcionando precariamente, hoje a dificuldade é manter os operadores aqui no local, pois os mesmo não tem onde ficar para operar o sistema, vamos ver como solucionar o problema, e agora estamos correndo contra o tempo, fazendo os orçamentos por alto, os prejuízos poderão chegar a cerca de 500 mil reais, entre a recuperação de todo o prédio, pois precisa ser construído um prédio novo e recuperar todos os equipamentos.

Amaury Carneiro:QUAL A PREVISÃO PARA QUE O ABASTECIMENTO D'ÁGAU EM PARAIBANO ESTEJA FUNCIONANDO 100%?

Sr. Cristovam: Isso ainda demanda um certo tempo, porem se conseguirmos fazer uma licitação em caráter emergencial  em função das circunstâncias,  o tempo será de três a quatro meses, caso contrário se for pelos trâmites normais,  será em torna de seis meses para recuperar  todo o sistema, toda a estrutura pois tem toda uma legislação a 866,  onde precisa ser licitada, tem essa burocracia que é a lei e, nós temos que seguir .NPM

RESULTADOS PARCIAIS
  • Mesmo com o funcionamento parcial da rede de abastecimento d'água, em várias ruas a água já voltou ao normal.
  • O poço localizado no "Campo de Avião" na Vila Aparecida, que estava
    Operários e técnicos
     da Caema fazendo a troca dos
    canos do Poço do
    "Campo de Avião"
    desativado a mais de ano, por falta de manutenção nos canos, começou a ser reformado ontem Segunda-feira (1º); a prefeitura alugou um caminhão guincho e os técnico da Caema estão trabalhando a todo "vapor".



WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”

Um comentário:

  1. O Sr. Cristovam está enganado, a manifestação da população de Paraibano não foi por causa da demora no concerto do P10, e sim por causa de 25 anos de descaso, falta de respeito, mal atendimento e tantas outras coisas mais que essa maldita empresa direta ou indiretamente faz e fez a população de Paraibano sofrer.Não adianta fazer promessas que não serão cumpridas,como é de praste desse governo parasita. Nós estamos precisando de promessas nem de discursos, estamos precisando é de ações e respeito.

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.