PREFEITURA E SINDICATO REFAZEM AS CONTAS E PROFESSORES NÃO RECEBERÃO REPASSE DO FUNDEB EM PARAIBANO

Professores presentes  na assembleia
FT: Amaury
Prof. Amaury Carneiro

No alto: Pref. Aparecida e Prof. Geralda
Em baixo: Ubiratan e Prof. "Cida", ao lado dos
componentes da mesa
A Assembléia dos Professores da Rede Pública Municipais de Paraibano realizada ontem dia 24 de maio, na escola Èdison Lobão, contou com a presença dos representantes do sindicato da categoria, da secretária de educação Ilna Carla, do chefe de setor de tributos municipal Ubiratan Filho, do advogado do município Daniel Veloso,de alguns vereadores (as), da vice-prefeita Rejany Gomes e da prefeita Aparecida Furtado.

O encontro foi para debater questões relacionadas ao pagamento do repasse do FUNDEB, gratificações de alguns servidores da educação, atestados etc. Na assembléia,  a prefeita afirmou a impossibilidade do pagamento imediato do repasse neste mês,  como estava previsto, destacando o inchaço da folha de pagamento que já ultrapassou seu limite e a reposição do recurso tirado no mês de Janeiro para realizar o pagamento aos professores referente ao mês de dezembro de 2012, deixado pela administração anterior.

“Vamos ter que enxugar a folha, para não passarmos por este constrangimento no futuro, eu estou aberta para o diálogo para o entendimento, já sentei várias vezes com a direção do sindicato dos professores que é o órgão representante de  vocês;  portanto eu quero nesse momento publicamente, perdi ao sindicato dos professores de Paraibano que dê as mãos à administração,  para fazermos o certo, o legal em benéfico da classe” Completou a prefeita.

Ubiratan Filho, chefe de setor de tributos do município, distribuiu uma planilha com todos os dados referentes aos repasses do Fundeb, recebidos pelo município de dezembro do ano passado à abril deste ano”A folha de pagamento de dezembro ultrapassou os 330 mil reais, e a administração anterior deixou apenas 69 mil reais em caixa do Fundeb, dessa forma,  tivemos que completa a folha com recursos deste ano,  para poder efetuar o pagamento de dezembro, e o terço de férias no valor 122 mil reais que eles também não pagaram; portanto somando este dois débitos deixado pela gestão anterior, deu total de 384 mil reais,  que foram pagos com recursos do Fundeb deste ano. Portanto este foi o motivo da prefeitura não poder pagar o repasse neste mês.” Explicou Ubiratan.

A presidente do sindicato da categoria Professora Geralda, afirmou que os recursos do Fundeb,  que vem para Paraibano,  não dá para pagar o piso nacional, cabe a prefeitura comprovar e cobrar junto ao MEC,  para que possa então instituí-lo.

"È necessário cobrarmos da administração, mas, também é preciso estarmos juntos para entender e passar informações corretas, sempre para o bem comum de todos. Até o momento não tivemos nenhum impedimento por parte da secretaria municipal de educação e nem por parte da prefeita Aparecida Furtado, isto é positivo e é bom para o entendimento das duas partes, por isto estamos aqui, está assembléia é soberana e vocês estão aqui para entender o que está acontecendo e expor as suas dificuldades.” Disse a Professora Geralda.

Depois a palavra ficou facultadas aos demais professores presentes. A professora e secretária do sindicato Aparecida (cida), explanou sobre a porcentagem dada aos diretores,  que segundo ela está desproporcional entre os mesmos. As professoras Goreti e Otaciana Meira, cobrou empenho dos educadores que se esquivam de suas obrigações,  principalmente os da área de educação física. E solicitaram da prefeita, providências imediata em relação ao assunto.

Problemas na educação são vários e, não é em uma reunião, que todos podem ser expostos e solucionados,  é preciso fazer uma conferência ou uma audiência pública da educação municipal com a participação de todo o quadro de funcionários da classe e com integrantes da sociedade civil, para aí sim, elaborar um documento oficial, citando todos os reais problemas e necessidades existente na educação de Paraibano, para  que o poder executivo junto à secretaria municipal de educação possam tentar resolvê-los.

 Dessa forma a administração municipal e os "professores educadores", poderão oferecer uma educação de qualidade em nosso município.
WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”

7 comentários:

  1. FRANCISCO SOUSA< É pelo jeito o buraco nos cofres publicos deixado pela admnistração anterior vai longe aí em paraibano, aqui em São joão dos patos o sindicato junto com o prefeito Valdenio já estão discutindo implantação do piso nacional até o final do ano. Amauri a conferência realmente é uma boa ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. A solução seria que esse dinheiro não passasse pelas mãos da Prefeitura !!!

    ResponderExcluir
  3. Antonio Anas. Nós somos professores funcionários do município e essas explicações não me convenceram, não quero nem saber se tirou dinheiro dos 40% do fundeb para pagar o mês de dezembro isso é obrigação do município, a gestão tem é que pagar o repasse que é nosso por direito, eu e mais alguns professores vamos acionar a justiça para recebermos nosso repasse, o gestor atual do municipio é que deve cobrar na justiça a divida deixada pelo anterior, e não nós termos que pagar. SOMOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS E NÃO DE NENHUM PREFEITO (A). Cadê o sindicato que aceitou sem dizer nada. Obrigado professor Amaury, pelo espaço.

    ResponderExcluir
  4. Dona Aparecida esse papo é antigo!!! Geralda ta na hora de vc sair do sindicato, pois vc representa só interesses pessoais.

    Professores vamos tirar Geralda do Sindicato!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. PROFESSOR PALHAÇO DA SILVA.A educação não é e nunca será prioridade em um país que não consegue se livrar dos fantasmas de uma ditadura militar, pois ainda existe uma censura subliminar que impera nos órgãos de educação espalhados por esse país onde uma hierarquia opressora subjuga principalmente os que estão na base da pirâmide educacional: o professor, que de forma intimidatória perde sua autonomia em sala de aula onde acaba sendo ridicularizado por alunos, diretores, gestores, pela sociedade.Paraibano não pode ficar 4 anos pondo na conta da gestão anterior os devaneios cometidos pela atual.O prefeito anterior sanou todas as contas, a exceção foi o salário de dezembro dos professores, cujo repasses do Fundeb, já deu para pagar e sobrar. Até quando a educação será cabide de empregos de promessas eleitoreiras feitas em campanhas eleitorais? Uma simples tabela não prova a quantidade de dinheiro que entrou para a educação, recibos sim. A maciez na oratória da atual gestora, pode ter convencido os idiotas que não conseguem ver um palmo à frente do nariz, esse professor não.A educação não pode mais ser a galinha dos ovos de ouro dos gestores municipais...basta!

    ResponderExcluir
  6. Toda e qualquer coisa que acontece em Paraibano é culpa do Pitó? Vamos parar dessa besteira e assumir os nossos atos!!! Vamos trabalhar!!! Aparecida Furtado prometeu tanta mudança, mudança e nada disso ta acontecendo!!!!

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.