PASSAGEM FRANCA RECLAMA TÍTULO DE CAPITAL DA ABOBORA DE PARAIBANO

Placas dos portais em Paraibano-MA


Prof. Amaury Carneiro

Dois anos depois que o ex-prefeito Sebastião Pereira de Sousa (Pitó), instalou os portais nas entradas norte e sul de de Paraibano, com a seguinte frase: "PARAIBANO  CAPITAL DA ABOBORA",  o prefeito José Antonio Rodrigues da Silva “Gordinho”  da cidade vizinha Passagem Franca-MA, agora resolveu contestar o título. Veja o que diz a matéria de um site de notícia na internet daquela cidade.



Passagem Franca dar título a Paraibano de "Capital da Abóbora"?


Logo na entrada da cidade uma placa de boas-vindas anuncia: “Paraibano, Capital da Abóbora”.

Hoje Paraibano-Ma apresenta o título de capital da abóbora. Porém, mais da metade dessa abóbora que titula Paraibano como “capital da abóbora” é cultivada em Passagem Franca.É isso mesmo, as terras na região do Povoado Juçara e Nazaré são responsáveis por essa produção. Boa parte da abóbora é cultivada pelo Vereador Sancler e outra grande parte é cultivada por agricultores de Paraibano que por meio de aluguel cultivam o legume em terras passagenses.

O fato é que os passagenses donos de terras propícias para o cultivo ao invés de trabalhar na produção da abóbora preferem alugar suas terras para outros plantarem. E como os produtores são paraibanenses o título de “capital da abóbora” fica com Paraibano.

O prefeito de Passagem Franca-Ma José Antonio Rodrigues da Silva “Gordinho” - no discurso de inauguração do novo matadouro da cidade - fez questão de explicitar essa verdade. 
ultimasnotíciasdePassagemFranca.com.br

Abóbora o "X" da questão
Amaury Carneiro

Atualmente,  de fato o município de Paraibano não é o maior produtor de abóbora do Maranhão, porém, também não é o município de Passagem Franca,  é preciso fazer uma pesquisa detalhada para que se possa ter dados concretos sobre qual é o município que mais produz o legume na atualidade no estado. Todavia, o município de Paraibano realmente foi o maior produtor durante muitos anos, produzindo dentro do seu território; deixou de produzir em grande quantidade por vários fatores,  um deles foi o empobrecimento de nutrientes no solo, prejudicando a produção.

No que tange a venda do produto, Paraibano ainda é disparado o maior exportador do Maranhão para outros estados do Brasil, os grandes produtores daqui, alem de produzirem, compram dos pequenos agricultores que cultivam a abóbora em terras paraibaneses e em áreas dos demais municípios como, Passagem Franca, Colinas e Pastos Bons, repassando-as aos "atravessadores". Todos esses agricultores praticam  a agricultura extensiva.


De acordo com informações de alguns agricultores, Paraibano vendeu no ano passado, mais de 6 milhões de quilo de abóbora.


DICA DO BLOG


Caminhões no estacionamento do posto Imperial
carregados e à espera do carregamento de abóbora
O que muitos paraibanenses reclamam é que deram este título à cidade e nada fazem, para beneficiar o pequeno agricultor, que trabalha sem nenhum subsídio do governo. O município não faz nenhum evento de divulgação e valorização da abóbora, por exemplo, um "FESTIVAL DA ABÓBORA", com seminários apresentando tudo aquilo que o legume pode oferecer aos consumidores, festas etc, para fazer valer de fato tal título.


A Secretaria de Agricultura Municipal juntamente com os  produtores deveriam criar uma Cooperativa com a  intenção de valorizar a produção familiar rural do município através do seguimento mais importante de uma cadeia produtiva, o comércio da produção, com o objetivo de facilitar este processo com a diminuição da intermediação comercial e encurtamento do canal entre o produtor, o comprador e o consumidor.

Com isso, o consumidor  teria  preços mais acessíveis com produtos diretos do agricultor rural e os produtores ganhariam um local adequado para comercialização de seus produtos, sem interferência do atravessador.

PORTAIS

Segundo o empresário Ari Furtado, esposo da prefeita Aparecida Furtado, a prefeitura já tem um projeto para implantação de dois novos portais nas   entradas norte e sul de Paraibano, portais mais amplos e mais modernos  para substituir os atuais.

LEIA MAIS:



NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”


6 comentários:

  1. MARIA ALCANTARA, CONCORDO com vc amaury, falta iniciativa do governo principalmente do município há anos, como é que uma cidade por muito tempo foi a maior produtora da abóbora, e nenhum gestor nunca se manifestou, em prol dos agricultores, abóbora essa que contribui para o aumento do pib do município, mas como todos os gestores da "paraibanolandia" não reconhece nada que merece reconhecimento fica tudo no esquecimento. por isso não progride.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. que alegria passageira..pensei que tivessem pronto um projeto para melhorar e incentivar a produção e o comercio de abobora da cidade,mas infelizmente o governo municipal tem é um projeto só de um novo portal...ai nem projeto precisaria, bastava mandar fazer....

    ResponderExcluir
  3. Então tirem a placa na entrada da cidade, já que não é mais a detentora desse título. O executivo só quer ficar famoso enquanto a realidade é outra.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. PARAIBANO DEVE SER CONHECIDA COMO CAPITAL DO(A):

    LAZER SEM SEGURANÇA
    DESIGUALDADE
    EDUCAÇÃO PRECÁRIA
    SAÚDE MORTA
    SANEAMENTO 0%
    EM FIM CAPITAL DA POBREZA EM INICIATIVA E MUDANÇAS

    AQUI QUEM FALA É ALGUÉM QUE GOSTA DE PARAIBANO !!!

    ResponderExcluir
  6. Belo tema da matéria Amaury, Paraibano não merece mesmo esse título, primeiro por que a produção não é cultivada nos nossos territórios, segundo, toda a produção do município vai pro Estado do Pernambuco, São Paulo e outros..., terceiro, a "Secretaria de Agricultura" de Paraibano ta lotada de *************, despreparados, inoperantes, ************ e sem criatividade que nada fazem pelo pequeno agricultor além de empréstimo com juros matando no Banco do Nordeste de Presidente Dutra e diga-se de passagem, há quem diga que não recebe todo o capital inicial, ficando pra depois, e por fim, a Secretaria de Agricultura nem se quer comparece a nenhum evento dos produtores de abóbora (Abobreiros) assim como também o Executivo municipal, é hora de pensar nas pessoas, não é justo 1kg de abóbora custar R$ 0,80 (oitenta centavos) no início da safra e por fim acabar em R$ 0,30 (trinta centavos) do meio pro fim, cadê a velha idéia da Cooperativa dos Abobreiros de Paraibano, será que um dia saí, com essas políticas assistencialistas do toma miúdo que estão aí duvido muito. Mais Deus é maior.
    João - DF

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.