ELEITO COM 56 VOTOS, RENAN CALHEIROS VOLTA AO COMANDO DO SENADO

G1.com
Renan Calheiros, novo presidente do senado
O Senado elegeu no início da tarde desta sexta-feira (1º), com 56 votos, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) como presidente da Casa e do Congresso Nacional. Indicado pelo PMDB, maior bancada do Senado, e alvo de denúncia da Procuradoria Geral da República, Renan assume pela segunda vez o comando do Legislativo.

Renan disputou o posto com Pedro Taques (PDT-MT), que teve apoio de partidos da oposição e de senadores "independentes", que não costumam seguir orientação partidária. Taques teve 18 votos. Dois senadores votaram em branco e dois senadores votaram nulo.

No seu primeiro discurso após ser eleito presidente do Senado, Calheiros fez homenagem a Sarney. "Faço uma deferência especial ao presidente José Sarney, um visionário cuja história política é única. Foi ele que nos conduziu da escuridão da ditadura para a luminosidade democrática, legalizando partidos, a liberdade sindical e banindo a censura do Brasil.

Renan também defendeu a modernização da Casa. "Temos agora a oportunidade de aprofundar a mudança de costumes e práticas. O Senado precisa se modernizar, se abrir ainda mais para a modernidade."

Renan Calheiros retoma a Presidência da Casa após seis anos. Em 2007, ele deixou o cargo em meio a denúncias de que usou dinheiro de lobista para pagar pensão de uma filha fora do casamento. Absolvido pelo plenário, Renan continuou como senador e era, até agora, líder da bancada do PMDB no Senado.
Em razão dos mesmos fatos de 2007, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou o Renan ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Se o Supremo aceitar a denúncia, Renan Calheiros será réu e responderá a processo criminal.

A denúncia enfraqueceu a candidatura do peemedebista, que perdeu apoio do PSDB e até do PSB, partido aliado do governo federal.  Mesmo assim, continuou como favorito ao cargo, já que contou com votos do PT, da maioria dos partidos da base aliada e dos peemedebistas, com exceção dos "independentes".

 Renan vai substituir José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado e do Congresso, tornando-se o terceiro na linha de sucessão para presidente da República, atrás apenas do vice-presidente da República e do presidente da Câmara dos Deputados.


NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”
  Postado as 13:55h


Um comentário:

  1. João Airton Santos Porto
    A eleição de Renan Calheiros, infelizmente, é legítima. O processo eleitoral obedeceu o trâmite legal ditado pelo regimento do Senado Federal. Episódios como esse demonstram o quanto é importante a máxima conscientização do eleitor para não eleger políticos desse tipo.
    Políticos que se corrompem e que desviam dinheiro público precisam ser extintos no Brasil. Só quem perde é a população mais humilde e que, também, é a que elege esses políticos. Fico imaginando o que poderia ser feito com os recursos 'supostamente' desviados em Paraibano. A saúde e a educação são as áreas mais afetadas.
    joaoairton@gmail.com

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.