PRIMEIRO ATO DA PREFEITA APARECIDA FURTADO, MUTIRÃO DE LIMPEZA DA CIDADE




Prefeita na foto do centro de branco, com vassoura nas mãos

dando início ao mutirão da limpeza
Foto: Amaury


 Amaury Carneiro

Lixo nas ruas e voluntários trabalhando
... A saúde é uma das prioridades do meu governo, daremos Inicio a partir do dia 2, ou seja, amanhã a um grande mutirão da limpeza, onde serão envolvidos todos os seguimentos da nossa sociedade. De já convoco a todos os Paraibanense a nos ajudar nessa primeira empreitada, pois nossa cidade encontra-se em estado deplorável, agonizantes de cuidados.

Por isso meu povo peço encarecidamente que todos, os homens, mulheres, jovens e crianças nos ajudem a limpar a cidade, porque daqui a cinco dias Paraibano completará 60 anos de Emancipação Política. E nós não queremos de forma alguma receber nossos conterrâneos com a cidade nesse estado. Vamos juntos mudar esse cenário.” Disse a prefeita Aparecida Furtado no seu discurso de posse.

A prefeita assim o fez no dia (2/1), iniciou um grande mutirão de limpeza batizado de “MUTIRÃO DA CIDADANIA”, as equipes se concentraram em frente ao posto balseiro, de onde partiram em direção à vários bairros da cidade e todos; funcionários e voluntários colocaram “a mão na massa” munidos de vassouras, pás e enxadas.

Equipes recolhendo lixo
Dessa forma iniciou os primeiros dias úteis da quarta gestão municipal de Aparecida Furtado (PV), com um mutirão de limpeza das ruas e avenidas da cidade que se encontravam com grande acúmulo de lixo e mato, causando mau cheiro e atraindo uma grande quantidade de mosca, o que provocou segundo alguns profissionais da saúde um aumento nos casos de infecções intestinais e diarréia nas pessoas,  oriundos provavelmente das larvas deixadas pelas mosca nos alimentos.


Um gestor independente da esfera, municipal, estadual ou federal que atua  sem a presença dos cidadãos nas decisões, seja sobre a limpeza pública, seja sobre a administração como um todo, não obtem êxito em seus seu objetivos.

Lixo espalhado nas ruas é o signo do nosso fracasso e da nossa incapacidade de construirmos uma sociedade civilizada. Uma tragédia! E quando nos habituamos ao lixo assim disseminado, nós, humanos, passamos a fazer parte dele também. Nos tornamos também lixo, pois interagimos com o nosso ambiente, somos parte dele.

 Confira o Release enviado a este portal de notícias pela Engenheira Civil/Gestora Ambiental (Voluntária) Claudene Campos, uma das coordenadoras do mutirão.
MUTIRÃO DA CIDADANIA 

·         1ª AÇÃO DO GOVERNO DE CIDADANIA E TRABALHO

Ao assumir o cargo de Prefeita Municipal, Aparecida Queiroz Furtado juntamente com a Vice Prefeita Rejany Gomes tiveram como primeira ação realizar um mutirão de limpeza que objetivou efetuar a limpeza de ruas, praças e avenidas do município de caráter emergencial, tentando assim sanar um mal à população, pois fora negligenciado pelo prefeito anterior .
No intuito de resolver o problema de forma imediata foram em busca de auxílio dos empresários locais, comoção da população para juntar-se à causa como também para oferecer trabalho de forma voluntária.
O mutirão foi coordenado pela secretária de Obras, transportes e serviços Urbanos Sâmia Albuquerque e pela Engenheira Civil/Gestora Ambiental (Voluntária) Claudene Campos, juntaram-se ao movimento, profissionais como secretários municipais, professores, enfermeiros, fisioterapeutas, agentes de saúde, funcionários públicos e  sociedade civil que somadas aos garis e capinadores trabalharam em prol do movimento.
Assim sendo o trabalho teve duração de três dias com total envolvimento da sociedade local e pode-se observar a melhoria após o término do mutirão.
O presente projeto constituiu-se num instrumento para efetuar, fortalecer e consolidar de forma eficaz, esclarecedora, sensibilizadora e conscientizadora, na implementação da limpeza urbana no município de Paraibano como também manutenção desta por meio dos empresários e sociedade civil, mantendo assim  de forma contínua e sustentável e que, ao mesmo tempo potencialize, complemente e/ou redefina às ações trazidas pelo movimento à cidade.
       Os participantes do projeto tiveram um papel estratégico e decisivo na inserção da temática ambiental na limpeza urbana, tendo como horizonte a transformação de hábitos, práticas sociais e a formação de uma cidadania ambiental. Nesse sentido Currié (1998), confirma a responsabilidade de cada indivíduo na conservação do meio ambiente em que vive, um chamado para a tomada de consciência sobre o meio ambiente a partir do eu, da família, da escola, da comunidade, do município, do estado, do país e do planeta.
            Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Serviços Urbanos desenvolveu uma atividade de forma articulada e integrada com trabalhos voluntários, instituições municipais dos setores Público, Privados, da Comunidade Local que juntos refletiram, analisaram e propuseram e implementaram soluções para  as questões limpeza urbana no município de Paraibano.


Claudene Campos

CONCLUSÃO

Ao implementar um projeto de limpeza para a cidade de Paraibano, estaremos facilitando à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas conseqüências no meio ambiente em que vivem.
Resultados alcançados : A mobilização resultou na retirada de 270 caminhões carregados de lixo oriundos de praças, avenidas e demais ruas do município. Contornando assim o cenário deixado pela administração anterior.



NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”

Um comentário:

  1. João Airton Santos Porto
    Amaury. Essa notícia é do aniversário da cidade (06.01). Hoje são 03.02.2013,11:50 horas. Limpeza de quê???? R$ 6.000.000,00 é muito dinheiro para o povo pobre e humilde de Paraibano. A Limpeza deve ser aquela da moralidade e da honestidade públicas. É muito fácil provar.... Onde estão os documentos comprobatórios?????? Me descculpe mas o silêncio maltrata os comerciantes, os professores, os trabalhadores e os as pessoas de bem que elegeram a prefeita.
    joaoairton@gmail.com

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.