ARTIGO: DESENVOLVIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO DE PARAIBANO NA GESTÃO DO EX-PREFEITO DR. ZEQUINHA




Prefeitura Muncipal de Paraibano-MA
João Airton Porto, ex-secretário municipal de administração (1997/2000), neste artigo, fala sobre as evoluções e transformações na administração municipal de Paraibano, principalmente durante a gestão do ex-prefeito José Rodrigues (Dr. Zequinha). E faz um breve comentário sobre o lançamento do livro "O Tempo não Apagou", lançado no aniversário da cidade, dia 6 de Janeiro/2013.  Confira.


João Airto Porto
Teresina-PI


João Airton
O Brasil, nos últimos doze anos, tem evoluído muito na área da Administração Pública, principalmente no acesso à informação com a disseminação crescente da internet. Hoje, qualquer gestor público tem acesso às informações sobre como apresentar projetos, executá-los e a prestação de contas dos mesmos. Chega a ser simplório: “apresentação de projetos” + ‘recebimento do recurso’ + ‘processo licitatório transparente’ + ‘contratação’ + ‘pagamento’ + ‘prestação de contas’.

Espero que tal fato seja de ordem processual e pontual apenas, apesar dos altos valores e de envolver várias Secretarias Municipais o que mostra que não é um fato isolado e nem fácil de resolver. Isso também serve de alerta para os atuais Secretários Municipais, pois em muitos casos são responsáveis solidariamente pelo mau uso dos recursos públicos.

Esse caso me lembra do quadriênio 1997-2000 quando exerci as funções de Secretário de Administração e de Saúde, em Paraibano-MA.  Naquela época, era necessário enfrentar muita poeira ou muita lama para chegar a Paraibano. Internet nem pensar. Alguns resultados:

•De nenhuma municipalização da saúde à municipalização plena, antes mesmo de São João dos Patos que era o município pólo – 01 ano e 05 meses;

Folha de pagamento escrita a mão à informatização da folha – 04 meses;

•Maior salário da Prefeitura era de R$ 53,74 (47,98%) de apenas 01 Diretora de Escola com o salário mínimo de RS 112,00 na época. O salário de uma zeladora era de R$ 13,37 (11,93%). Após 08 meses, todos os servidores passaram a receber pelo menos 01 salário mínimo como salário base;

•Apenas 64 servidores efetivos de um total recebido de 430 servidores a 100% de servidores efetivos – 08 meses;

Pagamento na boca do caixa da Prefeitura ao pagamento automático em conta-corrente de cada servidor – 01 ano.

Entre outras conquistas, é muito bom lembrar estas realizações, mas na realidade, era nosso dever como gestor público, nada mais que nosso dever. Dr. Zequinha nunca usou tais realizações como discurso político.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE 2013

Drª Eliza Brito autora do 
livro "O Tempo não Apagou"
 Até que enfim, um acontecimento a altura do aniversário do município de Paraibano. O lançamento do livro “O tempo não apagou”, da Sra. Eliza Brito Neves dos Santos, sobre a história do município, é uma enorme contribuição para as gerações atuais e futuras. Paraibano precisa de mais demonstrações dessa magnitude, pois tem poucos registros oficiais, de qualidade, do seu passado. Um povo que não conhece seu passado não tem como orgulhar-se do seu presente por que este é o resultado daquele. Conheço várias pessoas em Paraibano que deveriam fazer o mesmo. São pessoas que gostam de sua terra, com uma memória muito rica e que deveriam ser incentivadas a registrá-la. Essa é uma boa sugestão para a Secretaria de Cultura. Quer saber de outra? Que tal realizar um painel permanente de fotos de pessoas do município que já se foram. Dar uma oportunidade aos seus familiares de homenageá-las. Um painel permanente para visitação pública, com fotos catalogadas, com o sobrenome. 

LEIA TAMBÉM COMO SERIA BOM, POR JOÃO AIRTON

QUE FAZER UM ARTIGO E PUBLICAR SUA IDÉIA OU PENSAMENTO SOBRE QUALQUER ASSUNTO AQUI NESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO. ENTRE EM CONTATO COM O TITULAR DESTE BLOG PESSOALMENTE OU  ATRAVÉS DO EMAIL paraibanonoticias@gmail.com .

NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”





5 comentários:

  1. Caro Amaury, obrigado pela síntese dos comentários que fiz. Sobre a Administração 1997-2000 (Dr. Zequinha), seria necessário escrever um jornal para contrastar a realidade recebida por nós e como entregamos o município em 2000. Me indigna muito ver a situação que vive Paraibano hoje, sem rumo, sem projeto, sem perspectiva e, o que é pior, sendo ultrapassado pelos municípios vizinhos.

    João Airton santos Porto

    ResponderExcluir
  2. EU CONCORDO PLENAMENTE COM O SR JOAO AIRTON E VERDADE NA GESTAO DO DR ZEQUINHA PARAIBANO MUDOU COMPLETAMENTE EM TODOS OS ASPECTOS, ME LEMBRO QUE OS PROFESSORES RECEBIAM UM SALARIO DE MISERIA ELE VEIO FEZ CONCURSO E PAGAVA BEM A TODOS NAQUELA EPOCA A MAIORIA DOS PROFESSORES COMPRARAM MOTO, CASAS ETC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pensando bem foi quando tivemos valores reconhecidos.

      Excluir
  3. Parabéns João Airton pela materia e principalmente pelo livro isso mostra como era Paraibano antes da administração de Zequinha e na atualidade agora,pior que os ultimos administradores se debatem se chigam enquanto uma roubou durante anos mais de 5 milhoes de reias,olha só população saõ 5 milhoes dava pra tirar a pobreza do residencial,da substção e de paraibano inteiro mas os mentes fracas num coseguem v issso,ela é uma santa ***** o atual devendo professores e atrasando ainda mais nossa cidade. PARABÉNS JOSE RODRIGUES DOS SANTOS(ZEQUINHA)GRANDE PESSOA E GRANDE MÉDICO

    ResponderExcluir
  4. Sr. Joao Airton o povo nao esqueceu que o Dr Zequinha levou dos servidores do municipio mais de TREZENTOS E VINTE MIL REAIS dinheiro que a camara nao autirizou e bolaram uma ata sem os mesmos saberem e ritiraram e quem era a sec da camara era a MANINHA filha do PRESIDENTE da epoca o Getulio, foi que a dona APARECIDA NEGOCIOU ESTA CONTA COM O INSS EM MUITOS MESES voce sabe disso.

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.