OSCAR NIEMEYER , UM DOS MAIORES ARQUITETOS DO MUNDO MORRE VÍTIMA DE INFECÇÃO RESPIRATÓRIA

Oscar Niemeyer, o  arquiteto de Brasília

G1.com
O célebre arquiteto Oscar Niemeyer, que revolucionou a arquitetura moderna e foi um dos criadores de Brasília, morreu no Rio de janeiro, a poucos dias de completar 105 anos, informou esta quarta-feira um porta-voz do Hospital Samaritano.

Niemeyer "morreu ontem às 21h50" após "sofrer um agravamento do quadro de infecção respiratória", informou o hospital. O arquiteto será velado na quinta-feira no Palácio do Planalto, em Brasília, e voltará ao Rio de Janeiro para ser enterrado na sexta-feira, no cemitério São João Baptista.

"O Brasil perdeu um de seus gênios, hoje é um dia para chorar", disse a presidente Dilma Rousseff em comunicado publicado no blog oficial da presidência.

Dilma lembrou a militância comunista de Niemeyer até o final de seus dias: "a partir das injustiças do mundo, sonhou uma sociedade igualitária".

Nascido em 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, de uma família burguesa de origem alemã, portuguesa e árabe, Oscar Niemeyer criou mais de 600 projetos ao redor do mundo em mais de 70 anos de carreira.

Continuou trabalhando até os últimos dias em seu atelier de grandes janelas curvas, em frente à praia de Copacabana e, ao morrer, tinha cerca de 20 obras em curso em vários países.

Em 1960, ao lado do urbanista Lúcio Costa e do paisagista Roberto Burle Marx, idealizou a nova capital do país, Brasília, com formato de avião, e edifícios futuristas de linhas sinuosas como curvas de mulher em cimento armado, que se transformaram em ícones do país.

Pelo inovador uso do cimento em seus edifícios de Brasília, o chamado "arquiteto da sensualidade" ganhou, em 1988, o prêmio Pritzker, o equivalente ao Nobel de Arquitetura.

Em cadeira de rodas há quatro anos por causa de uma fratura de pélvis, Niemeyer foi hospitalizado várias vezes este ano e no ano passado, e costumava dizer que "ter mais que 100 anos é uma merda".


 LEIA MAIS OSCAR NIEMEYER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.